Seguidores

Só 9% dos presos do país têm atividade educacional, diz governo

São 40 mil detentos em salas de aula; 9,5 mil sendo alfabetizados na prisão.
Lei autoriza preso a reduzir um dia da pena a cada 12 horas de estudo.

Levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça responsável pelo sistema carcerário do país, aponta que apenas 40.014 presos possuem uma atividade educacional no Brasil.

O número representa cerca de 9% do total dos detidos custodiados no sistema penitenciário, que chegava a 445.705 em dezembro de 2010.

Segundo o Depen, 9.583 detentos estão sendo alfabetizados. A maioria cursa o ensino fundamental: 22.028. Já no ensino médio são outros 6.468 (veja tabela abaixo).

Apenas 265 detentos no país possuem autorização judicial para deixarem suas celas e irem à faculdade. Outros 1.670 também deixam as prisões para fazer cursos técnicos.

Nesta quinta-feira (30), o governo federal publicou uma lei que autoriza os presos a terem remissão de pena quando estudarem.

Para cada 12 horas em sala de aula, os detentos terão um dia de pena reduzida. Além dos três ciclos (ensino fundamental, médio ou superior), também poderão ser consideradas as aulas de cursos profissionalizantes ou de requalificação profissional. 

De acordo com a lei, as aulas poderão ser presenciais ou à distância.

A lei prevê ainda um bônus para o caso de o detento concluir, na prisão, um dos três ciclos. "O tempo a remir em função das horas de estudo será acrescido de 1/3 (um terço) no caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior (...) desde que certificada pelo órgão competente do sistema de educação."

Até janeiro de 2011, 63,5% dos presos no Brasil não tinham o ensino fundamental completo. Pelo menos 25.319 eram analfabetos e outros 55.783 dos 445,7 mil sabiam apenas ler e escrever.
Presos em atividade educacional*
Alfabetização 9.583
Ensino Fundamental 22.028
Ensino Médio 6.468
Ensino Superior 265
Cursos técnicos 1.670
Total 40.014
* Fonte: Depen


Valmir da Integral de olho nas eleições 2012

Outro que também está na capital do Estado é o empresário Valmir da Integral. Acertou que imagina que ele foi falar com o governador.

Nos dois últios dias, Valmir conversou com o senador Flexa Ribeiro, amigo de longa data. A ordem é estreitar as relações com o governo e não se espantem se acontecer uma migração de partido.

Será?

Com a baixa aceitação popular de todos os pré-candidatos a prefeito pelo Partidos dos Trabalhadores, já se imagna uma chapa cuja cabeça seria de outro partido. 
Seria alguma coisa híbrida, naquela de perder os anéis e salvar os dedos.

Ganha força o nome do secretário de Urbanismo, Roque Dutra e até mesmo, de Bel Mesquita. Essa possibilidade é negada pelo PMDB oposicionista, que jura que a ex-deputada Bel Mesquita não quer nem ouvir falar em PT. 

Vamos ver. nada como um dia atrás do outro, com uma noite no meio.

Revoadas de pré-candidatos

Nos próximos meses em Parauapebas deve haver uma revoada de pré-candidatos a vereador de partidos pequenos para os grandes partidos. 

O iminente fim das coligações proporcionais, que deve ser aprovada pelo Congresso para as eleiçõese de 2012 deve precipitar o processo.

Não disque emergência

A população estão reclamando que quando acontece algo com as pessoas e quando discam o disque denúnica vai caí na para as bandas de Marabá.
Uma fonte(meu leitor) disse-me que aconteceu um acidente gravissimo com uma mulher e ligou para o 193, sabe onde caiu a ligação: em Marabá.

Fala sério, não tem a nada a ver.
Reclamaram, também do número do telefone do corpo de bombeiro que a ligação também caí em Marabá.

Clientes reclamam do atendimento

Hoje, aproximadamente 19:00h, fui até a Big Bem comprar o remédio tandilax e plastsabiá para a minha dignissima esposa, na qual deu uma dor muito forte no pescoço e ouvi um cidadão dizendo para mim que depois que ampliaram e modernizaram a Big Bem, o atendimento ficou pior.

Noticia confirmada pelo nutricionista Carlos Medeiros que concordou com o dito cliente que quando soube que EU trabalho nos meios de comunicação não parou mais de falar, dando-me mais informações sobre outros assuntos.
Então, vai o recado para o gerente, ou, administrador da Big Bem, os clientes estão reclamando da demora para serem atendidos.
O recado foi dado caro cliente.

Câmara não aprova aumento salarial

Os vereadores não chegaram a um denominador quanto a questão do aumento salarial dos funcionários públicos municipais.

O sindicato dos professores e o governo cidadão discutiram, discutiram e não chegaram a nenhuma conclusão sobre o reajuste salarial 6,31% + 25% hora atividade que daria um total de 31,31%.
Com isso, deixou a classe dos professores/servidores municipais tristes, sem a resolução do problema.

Muitos professores já tinham até compromissos com o dinheiro que não ao menos tinham recebidos. 

Alguns já tinham até as concessionárias de veiculos para dar entrada num carrão zero quilômetro.

Segundo um vereador da situação, as negociações voltarão a apartir de agosto, caso seja aprovado o reajuste, será retroativo a maio.

 

Estaria a mina de carajás com os dias contados?

Na audiência pública realizada pela Vale, no dia 28, um funcionário da multinacional deixou bem claro que os dias da mina de ferro de Carajás estão com os dias contados.

A duração da Mina está prevista para durar apenas 50 anos. Segundo um dos funcionários da Vale que esteve a frente das discussões sobre o ramal ferroviário.

Cadê o projeto que dizia que a mina duraria 400 anos?

Será que a mina terá a duração de 50 anos?

Porque justamente agora a Vale diz que o projeto terá apenas 50 anos de vida?

O que a multinacional deixará de alternativa econômica para o município?

Como ficará Parauapebas, quando a multinacional se for?

Qual o interesse de tantas audiências públicas sobre a implantação do ramal ferroviário?

Será que as pessoas estão alegres com as audiências públicas, como está no outdoor pago pela multinacional?

Marina Silva pode sair do PV

Marina Silva tem dito a deputados que quer deixar o PV só depois das eleições de 2012. 


Seu grupo considera impossível reunir em tão pouco tempo as assinaturas necessárias para criar um novo partido.

Parlamentares do PT e do PDT já foram sondados para aderir ao projeto futuro.

Agressivo, impaciente, mal-humorado: como lidar com cada tipo de chefe

A relação entre chefes e subordinados pode ou não ser tensa. A situação se complica quando um dos dois é considerado de temperamento "difícil". 

Se esse alguém for o chefe, os funcionários precisam, como diz o ditado, "aprender a viver", dizem os consultores de RH. Isto é, saber lidar com características como agressividade, autoritarismo, mau humor, impaciência, comunicação não-assertiva ou uso de palavras inadequadas e até palavrões, que provocam ansiedade na equipe. 

Na maioria dos casos, quando o colaborador convive com este tipo de pessoa, acaba perdendo a motivação e o comprometimento para realizar um bom trabalho, resultando em aumento do nível de estresse e queda da produtividade, afirma Stefania Giannoni, psicóloga e especialista em desenvolvimento de pessoas. 

 
Mas, dizem os consultores, há como evitar que isso se transforme num suplício. No geral, para lidar com este tipo de chefe, o funcionário precisa procurar conhecê-lo, analisando seu perfil para facilitar a interação, aconselha Stefania. É preciso ter flexibilidade, procurando se adaptar ao jeito da pessoa, ao seu estilo:
- Um ponto relevante é que os chefes difíceis nos forçam a tentar superar nossos limites e, de certa forma, acabam nos proporcionando um aperfeiçoamento, à medida que os desafios vão sendo superados.
Sócia-diretora do Grupo Friedman, Alexandra Sanglard ressalta que o profissional precisa desenvolver sua habilidade de relacionamento para saber lidar com um chefe difícil sem se deixar desmotivar: 

- O funcionário precisa procurar se adaptar às situações, sem perder os seus objetivos pessoais e profissionais e sem ferir a sua integridade. 

Se o profissional é novo na empresa, todo cuidado é pouco. Para facilitar a interação com o gestor, ele precisa, antes de tudo, conhecer o terreno onde pisa, aconselha Alexandra. Por outro lado, deve ter a cabeça aberta para não se deixar influenciar negativamente por pessoas desmotivadas e mal intencionadas:
- Muitas vezes um chefe com fama de difícil é apenas exigente. 

As consultoras, no entanto, são unânimes ao afirmar que, hoje em dia, ninguém é obrigado a viver uma situação-limite, estressante, muitas vezes sentindo-se pressionado ou vítima de assédio moral e chegando ao ponto de desistir de tudo. Alexandra aconselha que, diante desta situação, o profissional busque uma saída, seja apelando para os canais competentes dentro da empresa - área de RH ou outra chefia - ou mesmo pedindo sua demissão, caso não enxergue outra solução. 

- Ninguém deve se deixar subjugar pelo temperamento difícil do chefe. Mas tem o direito de se posicionar e liberdade para escolher entre aceitar ou não esta situação. Se não nos adaptamos, temos que procurar outro tipo de pessoa para trabalhar - completa Stefania. 

Antes de tomar uma atitude radical, como um pedido de demissão, o conselho das especialistas é que o funcionário aja de forma absolutamente profissional, fazendo seu trabalho da melhor forma possível e não dando margens a críticas e falsas interpretações.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/06/27/agressivo-impaciente-mal-humorado-como-lidar-com-cada-tipo-de-chefe-no-ambiente-do-trabalho-924772266.asp#ixzz1QhrZYlDi
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Economia - Crise de 2008 atingiu taxa de natalidade nos países desenvolvidos, revela estudo

Recessão econômica global fez diminuir o aumento geral da natalidade registrado em muitos países desenvolvidos nos últimos anos, com alguns deles experimentando uma queda significativa nos nascimentos desde a crise de 2008, indica um estudo realizado na Áustria. As mulheres que passaram a repensar a ideia de ter filhos sob a incerteza econômica são, em maioria, jovens que ainda não eram mães. 

Os pesquisadores explicaram que a recessão atingiu o primeiro aumento considerável dos números de natalidade no mundo desenvolvido desde 1960. Isso porque as profissionais jovens, principalmente, passaram a ter medo do seu futuro financeiro se ficassem grávidas. 

O estudo, realizado em colaboração com o Instituto Internacional de Sistemas Aplicados e publicado na revista "Population and Development Review", descobriu que os registros de nascimentos em 26 dos 27 países da União Europeia aumentaram gradualmente até 2008, quando começaram a cair ou permaneceram estáveis em 17 nações.
A reação das pessoas à crise econômica, em termos de vontade de ter filhos, variou de acordo com idade, gênero, nível de formação educacional, número de filhos e situação migratória.
- Os jovens e os que não têm filhos, por exemplo, são menos dispostos a tê-los durante a recessão - disse ao "Independent" Tomas Sobotka, do Instituto de Demografia de Viena, na Áustria, que liderou o estudo. - Mulheres com níveis de formação mais altos reagem à incerteza no emprego adotando uma estratégia de adiamento, especialmente se elas não têm filhos. 

Por outro lado, as menos instruídas geralmente mantêm ou aumentam a natalidade sob a incerteza econômica. 

Os cientistas disseram que recessões anteriores duraram muito pouco tempo para gerar um impacto sério sobre esses números, mas a recessão econômica atual é ruim o suficiente para ter efeitos mais duradouros. 

"Cortes consideráveis nos gastos públicos em muitos países desenvolvidos, incluindo a Espanha e o Reino Unido, destinados a reduzir o déficit orçamentário, afetarão gastos sociais e familiares e potencialmente também a natalidade", escreveram os cientistas. 

"As consequências da recessão podem afetar a natalidade em dois estágios: primeiro, diretamente aumentando o desemprego e a incerteza econômica, e depois pela queda no apoio financeiro de famílias com crianças".

Politica - Senado aprova perda de mandato para quem deixar partido e fundar outro

O Senado aprovou nesta quarta-feira, dentro da reforma política, a perda de mandato para políticos que deixarem o partido com o objetivo de fundarem uma nova sigla. Se a regra for mantida pela Câmara, os detentores de cargos eletivos que se desfiliarem para incorporar ou fundir o partido, assim como criarem uma nova sigla, vão automaticamente perder os mandatos para os quais foram eleitos. 

A decisão pode atingir o prefeito Gilberto Kassab e outros políticos que deixarem o DEM para fundar o PSD, se o Congresso aprovar o projeto até que a nova sigla seja oficialmente criada.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, por isso não precisa passar pela análise do plenário da Casa --segue diretamente para a Câmara se não houver apresentação de recurso que leve a votação ao plenário. 

Religião - Vaticano tremeu crescimento dos evangélicos no Brasil

Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou a entidade sobre a falta de padres na América Latina.

O telegrama enviado a Washington em 6 de maio de 2007 relata conversas entre diversos membros do Vaticano e o ex-embaixador americano Francis Rooney, um empresário republicano do ramo de construção e um dos maiores doadores de campanha do ex-presidente americano George W Bush.

O diplomata americano faz um comparativo entre a primeira viagem de João Paulo 2º ao Brasil em 1980, quando os católicos representavam 89% da população e o Censo de 2000, quando o número de católicos era de 74%.

“A cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar a congregações evangélicas incentivados pelos pastores destes novos rebanhos”, disse Rooney.

Ainda segundo ele, de acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas igrejas evangélicas fazem o possível apenas para matar a sede latino-americana para o misticismo.

Sem revelar fontes, o documento diz que João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras” e que uma das principais tarefas de Bento 16 seria despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que o papa anterior teria chamado de “caçada por seitas”.

Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou a entidade sobre a falta de padres na América Latina.
O telegrama enviado a Washington em 6 de maio de 2007 relata conversas entre diversos membros do Vaticano e o ex-embaixador americano Francis Rooney, um empresário republicano do ramo de construção e um dos maiores doadores de campanha do ex-presidente americano George W Bush.
O diplomata americano faz um comparativo entre a primeira viagem de João Paulo 2º ao Brasil em 1980, quando os católicos representavam 89% da população e o Censo de 2000, quando o número de católicos era de 74%.
“A cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar a congregações evangélicas incentivados pelos pastores destes novos rebanhos”, disse Rooney.
Ainda segundo ele, de acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas igrejas evangélicas fazem o possível apenas para matar a sede latino-americana para o misticismo.
Sem revelar fontes, o documento diz que João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras” e que uma das principais tarefas de Bento 16 seria despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que o papa anterior teria chamado de “caçada por seitas”.

Finanças - Brasileiro planeja pouco a aposentadoria


Embora quase metade dos brasileiros se reconheça despreparado financeiramente para se aposentar, menos de um quinto associa a vida de aposentado à ideia de aperto econômico.

Os dados são do estudo "O Futuro da Aposentadoria" --feito pelo HSBC Atualmente, o trabalhador pode se aposentar com qualquer idade, contanto que tenha um tempo de contribuição de 30 anos, no caso das mulheres, e 35, no caso dos homens.

Contudo, devido ao fator, quanto menor é a idade do segurado, menor é o valor do benefício. Também existe a possibilidade de aposentadoria por idade: 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Essas regras, no entanto, podem mudar: o governo estuda várias alterações tanto nos regimes de aposentadoria para servidores públicos quanto da iniciativa privada.

A nova opção do governo é uma fórmula simples, que somaria o tempo de contribuição e a idade do trabalhador na hora da aposentadoria. Homens poderiam se aposentar sem sofrer redução dos seus benefícios quando a soma fosse 95. Mulheres poderiam fazer o mesmo quando a soma desses 85.

A fórmula substituiria o fator previdenciário, mecanismo criado em 1999 para incentivar os trabalhadores a adiar a aposentadoria. As centrais sindicais pressionam o governo a extingui-lo

Fábulas - A ratoeira

     Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. 

Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.Foi pára o pátio da fazenda advertindo a todos: -Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira, uma ratoeira. A galinha que estava cacarejando e ciscando, levantou, levantou a cabeça e disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda .

O rato foi até o cordeiro e disse a ele: -   Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira, uma ratoeira. E o cordeiro respondeu: - Desculpe-me sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o senhor será  lembrado nas minhas preces. O rato dirigiu-se à vaca. Ela disse: - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando a sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia  pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher.

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja.

O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar no ingrediente principal – a galinha. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los  o fazendeiro matou o cordeiro. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que algum esta diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. . .

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, mostra pesquisa


O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo" em uma pesquisa conduzida em 23 países. 

A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados "definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não tem certeza". 

O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados.                                                                                                                          

A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados. Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% "simplesmente não sabem". 

Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas "não especificamente em um paraíso ou inferno", 19% acreditam "que a pessoa vai para o paraíso ou inferno", outros 7% acreditam que "basicamente na reencarnação" e 2% acreditam "no paraíso, mas não no inferno". 

Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados. Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam "basicamente na reencarnação", com 12% dos entrevistados. 

Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%. Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

Sexta poética


Escola Primavera vem desenvolvendo um trabalho significativo com relação à leitura. A Sexta Poética idealizada pela coordenadora Maria Lago e desenvolvida pela Professora Auricélia Bastos vem acontecendo uma vez por mês com alunos de 1º e 2º ciclo, tendo como objetivo incentivar a leitura e fazer com que os alunos vivenciem o papel de leitor. As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras memorizados e repetidos, possibilitam as crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmos e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.



 

                

Até que enfim, Parauapebas ganhará um local de lazer e descontração

praa da biblia 04.png
Postado no Site da Prefeitura em 21/06/2011
Quem não gostaria de desfrutar de um ambiente que lhe deixasse em total contato com a natureza e uma bela vista da cidade? Reconhecendo que Parauapebas necessita de áreas de lazer e descontração. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Obras, desenvolveu um projeto que se encontra em fase de licitação, mas que já está determinado para sua realização. 
 
Este projeto é a Estação Ambiental do Morro dos Ventos, que comportará quiosques, área de lazer, trilhas ecológicas, passeios para Cooper, lanchonetes e outras novidades. Dentro deste projeto de lazer, que é de primeiro mundo. A Estação Ambiental do Morro dos Ventos será um espaço de visitação para turistas e principalmente para a população em geral.
 
O governo desenvolveu ainda, juntamente a esse espaço de visitação a Praça da Bíblia, que será um local amplo e característico para receber as comunidades ecumênicas da cidade. A Praça da Bíblia terá área de eventos, mirantes e outras, que receberão a grande demanda do município.
 
A secretaria Municipal de Obras junto ao seu departamento de engenharia desenvolveu um projeto moderno e arrojado que agradará a população em geral. O Morro dos Ventos fica localizado próximo as torres de transmissão das TV's locais. O local permite  uma visualização inesquecível de qualquer ângulo da cidade.
praa da biblia 08.png

Rede Celpa será investigada por Comissão Temporária da Câmara Municipal de Parauapebas


Na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (21/06) várias proposições foram colocadas em pauta pelos parlamentares. Uma delas foi o Requerimento N° 080/2011 apresentado pelo Vereador Antônio Massud (PTB) de autoria com os demais vereadores da oposição – Adelson Fernandes (PDT), Faisal Salmen (PSDB) e Francis Resende (PMDB). No documento, os Edis pediram ao Poder Executivo informações sobre as providências adotadas em relação à empresa que efetuou serviços de pavimentação asfáltica na Rua Estrela Dalva, entre a Rua 8 e a Rua D. Pedro II, no Bairro Chácara do Cacau, tendo em vista a baixa qualidade da obra. De acordo com o Vereador Massud, a obra em questão se encontra em estado precário. “Nesse sentido, pedimos ao Poder Público Municipal informações sobre a empresa que fez a obra e quais as providências adotadas para resolver o problema”, explicou Massud.

Logo em seguida o Vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT), apresentou a Indicação Nº 021/2011 de própria autoria, que sugere obras de asfaltamento de todas as ruas do Bairro Maranhão II. Segundo Miquinha, as ruas do bairro Maranhão II estão em péssima conservação. “Estive visitando o Bairro Maranhão II e, além de ouvir as reclamações dos moradores, pude constatar que as poucas ruas que compõem o bairro estão em más condições”, justificou.

Além disso, também foi debatido e aprovado em discussão única o Projeto de Resolução Nº 001/2011 de autoria de Francis Resende (PMDB), Antônio Massud (PTB) e Adelson Fernandes (PDT), que dispõe sobre a constituição de Comissão Temporária de Assuntos Relevantes para investigar a atuação da Rede Celpa no Estado do Pará, principalmente em Parauapebas. O prazo do funcionamento da referida comissão será de 30 dias e será constituída de cinco membros, a serem designados pelo Presidente da Câmara Municipal. Segundo os autores do Projeto de Resolução, a qualidade do serviço prestado pela concessionária de energia elétrica vem sendo alvo de frequentes queixas dos consumidores do município tanto na área urbana quanto na área rural. “O objetivo desta comissão é fazer um levantamento dos problemas relacionados a Rede Celpa, porque nós não temos uma energia de qualidade, nós não temos uma energia suficiente ou seja esta comissão terá de fazer um dossiê em relação a atuação da Celpa no nosso município e na região”, disse Francis Resende, uma das autoras do Projeto.

Ao se pronunciar na Tribuna de Honra, o Vereador Adelson Fernandes falou sobre a CPI que investiga o contrato da empresa Jader Alberto Pazinato Advogados Associados com a Prefeitura Municipal. “Tirar 160 milhões da nossa cidade e nós acharmos que é normal, que é natural e deixar tudo por fazer é uma situação complicada. Nós, como representantes do povo não podemos banalizar um assunto de suma importância como esse, e tirar 160 milhões do nosso bolso, do nosso município é falta de compaixão com o nosso povo”, desabafa Adelson.

Quem também participou da sessão ordinária e teve a oportunidade de sentar no espaço reservado para autoridades no Plenário foi Eduarda Shafira Silva Saraiva de 12 anos, aluna da Escola Antônio Matos Filho e eleita Vereadora Mirim pelo Partido do Turismo, no Programa Câmara Mirim. Eduarda disse nunca ter assistido a uma sessão e achou muito interessante. “Achei muito legal todos debaterem sobre o assunto que está na pauta e tentam achar a melhor solução para o problema”, disse.

Todas as proposições foram aprovadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP


Será?


Comenta-se pelos quatro cantos da cidade sobre uma pesquisa realizada sobre os possíveis candidatos a prefeito de Parauapebas em 2012.


Nas pesquisas realizadas tanto pela oposição como pela situação, Bel Mesquita estaria com 38% das intenções de votos (oposição), 24%(governo). O índice de rejeição ficou na casa de 18%.


Walmir da Integral estaria com 36% nos dois grupos. O índice de rejeição ficou em 2%.



Os cincos pré-candidatos indicados pelo prefeito Darci Lermen estariam com 15% das intenções de votos.



O prefeito Darci Lermen estaria com 87%(oposição) e 67%(situação).

Odilon sansão - líder ou autoritário do governo

O vereador Odilon sansão na sessão do dia 13 de junho pediu aos vereadores situacionistas que votassem a favor de um requerimento mal elaborado pelo vereador Wolner. 

Os oposicionistas não concordaram com a forma que foi elaborado o requerimento. O vereador Odilon Sansão da cadeira em que estava pediu para que os companheiros votassem favorável ao requerimento.

Esperto, o vereador Miquinha pediu a palavra e explicou para o vereador que os vereadores oposicionistas só queriam que o requerimento fosse mais organizado.

Trânsito caótico

O trânsito a cada ano que passa em nossa cidade está caótico.

Todo o santo dia acontece um acidentes, batidas de carros, e mortes gravissimas.

As faixas de pedestres, os "motoristas" não respeitam e, nem demonstram tê-las.

O ano passado parei a minha moto titan 2002, na faixa de pedestres, para alguns pedestres passarem, quando de repente veio um louco(ex-aluno) e bateu na minha moto e caí na hora.


Os motoristas confundem o Amarelo com o Verde. Quando abre o sinal Amarelo, eles passam como se estivessem abrindo o verde.

Esses dias, um carro de uma determinada auto escola ultrapassou o sinal fechado, pensei, se até a auto escola faz isso, imagine os loucos.





 

Senado aprova carga horária maior para ensinos infantil,fundamental e médio

A Comissão de Educação do Senado(CES) aprovou, projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil,fundamental e médio.

Como foi aprovado em caráter terminativo, essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.


Se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Housseff ainda este ano, a nova carga horária só entraria em vigor em 1° de janeiro de 2013.


Foi aprovado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei que aumenta de 75% a 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental.

 
A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".

Educação - 6,31% foi o aumento

Para quem sonhava em curtir as férias com os 31,31% de aumento salarial... Esqueça! O governo e o sindicato dos professores não chegaram a um acordo, com isso, os sonhos dos professores ficaram frustrados.

Na realidade, o que os professores receberão para curtir o mês de julho serão os 6,31% + 1/3 e o retroativo referente ao mês de maio.


Professores 100h

Qualificação
Salário 2010
Aumento de 6,31%
Novo salário
1/3 de férias
Retroativo ao mês de maio
total
Ensino médio
  
716,31

45,20
                      761,51

253,84

   761,51
1.822,06
Nível superior
1.074,46
67,80
1.142,26
380,75
1.142,26
2.753,07


O incrível mês de julho 2011

O Incrível Mês de Julho de 2011

D
S
T
Q
Q
S
S





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31


Amigos e alunos,
 
Olha aí que coisa inusitada: "nós nunca mais veremos um mês de Julho" Como em 2011.

Ou alguém de nós viverá mais 823 anos aqui na terra?


Este ano, Julho terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos.

Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como: “
money bags”.

Popular Posts