Seguidores

Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro Dia Mundial do Diabetes


A Sociedade Brasileira de Diabetes iniciará a partir do dia 07 de novembro a 11 de novembro a semana de alerta e combate ao diabetes.

O objetivo desta ação é para que as atividades possam se estender e repercutir durante toda a semana e, assim seja possível aproveitar todo o esforço que os associados e a população realizam para o dia mundial.

Dr. Wilde Cavalcante


Hoje, me consultei na Clinface com o endocrinologista Dr. Wilde Cavalcante, formado em endocrinologia pela UFPA-PA, com especialização em endocrinologia pela UERJ-RJ e delegado da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), onde conversamos sobre a minha diabete, as minhas taxas de glicose, minha alimentação, atividade física e a minha dieta.

Foi uma consulta clara e objetiva, amanhã estarei fazendo novos exames: Hemograma, glicerine, hemoglobina, glicide,TGP,TGO, insulina e lipidogama.

A partir desses exames teremos inicio a uma longa caminhada de acompanhamento médico na qual espero ser bem-sucedido nesta nova empreitada.

O que é a Endocrinologia?
é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo. 

O nome (Endocrinologia) é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, "secreção interna", referindo-se aos hormônios.

Mundo chega a 7 bilhões de pessoas;

A população mundial alcançou a marca dos 7 bilhões de habitantes nesta segunda-feira (31) por volta das 4h, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e uma pequena filipina de nome Danica, nascida em Manila, foi a escolhida inicialmente para simbolizar os desafios planetários de crescimento demográfico. 

Rússia e Índia também reivindicam o nascimento do bebê-símbolo.

Poemas - Desejo

Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.  

Canaã dos Carajás tem 14 pré-candidatos a prefeito


















Até agora Anuar, Jeová Andrade, Valdemar da Pavinorte, Penteado, Maia do Loteamento, Xefinho, Dr.ª Marilda, Dr. Vidal, Dr. Itamar, Osni da Visatec, Válter da Pecuarista, Júnior Carajás e Anísio da Prefeitura mostraram pretensões. Ribita é uma incógnita. 

Talvez em nenhuma cidade do Brasil se respira tanto política como em Canaã dos Carajás. Nem bem terminou a eleição em 2008, com a vitória do prefeito Anuar Alves (PDT), e os principais atores políticos já comentavam sobre quem seria o próximo prefeito nas eleições de 2012. Tanto é verdade que agora em 2011 começam a se destacar os nomes que vão entrar para a disputa ao cargo majoritário.

Antes de partir para os novos concorrentes, é preciso saber quem estava na disputa no pleito anterior, dando uma idéia de quem pode liderar a disputa do próximo ano, apesar de a política ser como uma nuvem no céu, mudando a cada instante.

Como em qualquer disputa, quem conta com a máquina pública tem grandes chances de sair vencedor, apesar de não ser nenhuma garantia e há muitos exemplos que provam exatamente isso, inclusive nas duas últimas eleições em Canaã dos Carajás. No início de 2008 quem contava com a máquina era o atual prefeito Joseílton Oliveira, o Ribita (PMDB), que foi expulso do partido em que foi eleito, o PT. 

Ribita havia derrotado Anuar Alves nas urnas, grande parte em função da “Onda Vermelha” do presidente Lula que dominou o país em 2004. Ele tinha tudo para ser reeleito, mas o seu principal opositor resolveu entrar novamente na disputa. Nas pesquisas eleitorais, Anuar Alves (PDT) vinha novamente incomodando, disputando de igual para igual.

Além de Ribita e Anuar, na época outros nomes entraram na corrida eleitoral, entre os quais Jeová Andrade (PPS), pioneiro na cidade; Toninho da Droganorte (PSC), empresário; Valdemar da Pavinorte, proprietário do único canal de televisão da cidade; Júlio de Oliveira (Psol), ex-secretário de Meio Ambiente de Parauapebas; e José Carlos Mariano de Siqueira, o Zé Carlos (PSL).   

Faz parte do jogo político e na reta final sobram poucos candidatos, até porque esse grande número favorece ao atual governo. A julgar pela eleição passada, no máximo quatro ou cinco candidatos devem realmente encarar as urnas. Muita água deve correr ainda debaixo dessa ponte. É só o começo! 

Fonte - portalopioneiro
 

A criação ou o esquartejamento?


O debate sobre um novo ordenamento político-territorial para o Estado do Pará ruma para o que sempre foi: uma bandeira eleitoral para as eleições municipais. 

Uns falam em criação e outros em esquartejamento do Pará. 

No sul/sudeste do Pará o debate servirá para prefeitos incompetentes esconder suas péssimas administrações. 
 
No norte, em Belém, será bandeira de campanha de vários candidatos e, claro, poderá vir a escamotear os grandes problemas que afligem a região metropolitana. 

Tudo indica que boa parte do debate ao pleito municipal de 2012 será tomado pelo plebiscito de 2011. 
 
Tomara que não, talvez o desfecho dessa disputa faça o povo do sul e sudeste do Pará, caso não tenha êxito com o SIM, diga NÃO há muitos dos seus incompetentes e corruptos prefeitos das cidades da região.


Fonte - blogsoldocarajás

Reforço para seu VALMIR!



Ainda sem confirmação, mas notícias chegam ao BLOG que Valmir da Integral está prestes a assumir a vaga de Deputado Estadual.  Será?

Seria um grande reforço na sua candidatura a prefeito! 

Na verdade, o fato de ser primeiro suplente de deputado foi um dos motivos do seu VALMIR ter optado pelo PSD ao invés do PSDB. 

No PSD ele assume a cadeira de deputado, já se tivesse ido para o PSDB ele perderia esse direito.

Seu VALMIR assumindo a vaga de deputado estadual, na base do governador Jatene, fortalecerá ainda mais sua caminhada rumo à prefeitura de Parauapebas! 

Notícias a confirmar!
__________________________________
Nota: Parauapebas contaria com dois deputados na ALEPA: Miltom (PT) e Valmir (PSD).

Fonte - blogsoldocarajás

Por que escolhi o PSD


Tido e havido como um dos principais pré-candidato a prefeito de Parauapebas, o empresário Valmir Mariano, o “Valmir da Integral” surpreendeu a todos e assumiu a presidência do Partido Social Democrático (PSD), alguns dias antes do encerramento da data para filiação dos que concorrerão a cargos eletivos em 2012.

Em entrevista ao HOJE, Valmir expôs as razões de ter optado pelo PSD. 
 
Primeiramente, o empresário enfatizou que foi muito difícil deixar o PDT, onde, segundo ele, tem amigos e viveu momentos importantes, principalmente na campanha de eleitoral de 2010. 
 
“A questão foi agregar novas correntes políticas, ter o apoio de mais partidos, que seria difícil onde eu estava. 
 
Hoje o PSD, por ser um partido de centro, poderá agregar um arco de alianças muito mais amplo, que pode ir de partidos de esquerda aos de direita”, disse.

Inquerido se a decisão tinha partido de uma decisão do governador Simão Jatene, Valmir disse que o fato de ter o controle do partido falara mais alto, “apesar de está no PSD, é certo que os dois partidos (PSDB e PSD) caminharão juntos nas eleições do ano que vem, assim como uma grande quantidade de outros partidos que quer uma mudança capaz de colocar Parauapebas no caminho do desenvolvimento”.

O empresário negou que exista um pré-acordo no qual PSD e PSDB venham para a mesa de negociação com outros partidos com chapa fechada, “não existe isso, todo mundo sabe que a política é muito dinâmica e as tendências mudam com muita facilidade.
 
Na época de costurar os acordos políticos, vamos analisar todos os nomes, inclusive o meu e definir o que é melhor para Parauapebas”.

Para Valmir, o município passa por um momento delicado, no qual os recursos do município foram mal geridos, ocasionando um déficit de estrutura que vai demandar um esforço conjunto de todas as correntes políticas do município. 
 
“Durante anos, Parauapebas foi deixada em segundo plano e o que se viu foi um município mal administrado. Diante dessa situação, não podemos perder tempo com vaidade pessoal ou coisa assim. Quem tiver mais viabilidade será indicado candidato a prefeito ou a vice-prefeito”, finalizou.


Titulo da matéria - Alderi

Fonte - blogdomarcelnogueira























Jovem a hora é agora

Muito se fala em a juventude ser o futuro do Brasil ou do mundo, necessariamente fica algo distante ou não muito perto de nossa realidade, mais o que podemos avaliar é que muitos jovens no dia de hoje estão se perdendo nesse imenso mundo, com drogas, bebidas e prostituição.
Nossa realidade é esta, a juventude está morrendo mais cedo, e como ela pode ser o futuro do Brasil?


-É jovem, precisamos mudar esse paradigma, mostrar que estamos presente no mundo e que podemos fazer a diferença em todos os lugares e a qualquer momento, não de vandalizar, mais de que reconstruir,  fazer do nosso mundo  algo melhor pra se viver. Temos que apoiar um ao outro para restituir um Brasil melhor, chega de corrupção, violência e injustiça!!!

Vamos revolucionar vamos ser exemplo  nessa nação.É muito bonito quando vemos jovens envolvidos no meio social procurando estabelecer a condição de um mundo melhor, posso citar o exemplo de Rafael Ribeiro, um simples jovem, de família humilde, mais de grande coração e determinação, tudo que é quer é mudar, mudar nossa triste realidade, quer mostrar que o jovem é capaz e tem competência para fazer o diferencial. 
 
Em 2012 ele irá se  Canditará a vereador justamente para trazer algo a mais para os jovens de Parauapebas, o que ele almeja não é fama, riqueza nem tão pouco promoção, ele só quer mostrar que o mundo tem solução, e que a hora é agora.
 
Pensando nisso o blog do Rauge Lima, trará para nossos leitores o quadro Papo Galera, que ser dar por um espaço de debate de temas polêmicos, mais que envolve todo nossa imensa mundo.
Fonte - blogdoraugelima

Nota 10


Hoje, pela manhã em Canaã dos Carajás, sentado na área da csa da minha cunhada a professora/vice-diretora Francilene Bezerra Monteiro comecei a ler este belissimo livro do pastor Silas Malafaia. Em 45 minutos li todo o livro.

Sinopse:

Silas Malafaia é um pastor convicto de sua missão de pregar a Palavra de Deus. 

Líder considerado polêmico para muitos, ele não hesita em defender as verdades do evangelho. 

Por isso, neste livro, o pastor responde de forma franca e direta às principais dúvidas relacionadas à vida cristã, tendo como base a própria Bíblia.

A obra reúne 50 perguntas, inclusive algumas polêmicas, referentes a ciência, sexualidade, política, religião, finanças, vida cristã, entre outros temas que repetidas vezes o pastor foi convidado a discutir e esclarecer em debates e ministrações. Também fazem parte dessa lista perguntas que ele recebeu por cartas ou por e-mails.

Finanças - Atitudes para enriquecer


Queridos leitores, esse livro é tremendo, muito bom. Li dentro de dois dias.

Mesmo tendo renda regular e garantida, a maioria das pessoas e famílias não consegue construir um patrimônio que realmente garanta sua independência financeira e um futuro de tranquilidade econômica.

O motivo disso é que a real chave para se construir uma vida financeiramente confortável é que é preciso mudar o comportamento em relação ao dinheiro. Uma postura adequada no modo de cuidar das finanças resultará em uma situação econômica muito melhor. Sem tabelas complicadas ou gráficos obscuros, Barry Bridger mostra como projetar uma vida próspera assumindo atitudes simples e poderosas. Com Atitudes para enriquecer você vai saber:

. Como o comportamento afeta tudo em nossa vida, incluindo o modo como ganhamos, gastamos e poupamos nosso dinheiro.
. Sobre a necessidade de ter uma base sólida de informações sobre as questões financeiras.
· Como o ato de concentrar-se em objetivos norteados por valores podem ajudar a ser bem-sucedido no curto e no longo prazo.
· Sobre as crenças e ideias verdadeiras e falsas em relação às finanças.
. Como a paciência e a disciplina podem ajudar na construção de sua fortuna.
. A desenvolver um plano financeiro básico para alcançar seus objetivos. 


Você encontra esse livro na Nobel livrarias - Unique Shopping.

Leitura - Esse livro é 10


Comecei a ler este livro no dia 28 e terminei no dia 29, fantástico.

Sinopse:

O que é um indivíduo rico? Como avaliar a verdadeira riqueza? Será que uma pessoa rica é apenas aquela que tem muito dinheiro?

Há muitos homens vivendo miseravelmente cercados de ouro e outros vivendo de forma muito feliz, mesmo desprovido de bens materiais.

Jesus disse que a vida de um homem não constitui na abundância de bens que ele possui. A felicidade não está no ter, mas no ser. 


Este livro você encontra na Nativa presente.

Comentário em Dia dos Professores.‏

Essa galera e D ++++, a postagem ficou o bicho... Escola Municipal Domingos Cardoso.

Comentário em Sandro Vilhena poeta da terra.‏

É tão gratificante ver poetas assim de Parauapebas se destacando com produções maravilhosas. Rauge Lima

Ex-presidente Lula está com câncer


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o diagnóstico de câncer na laringe, amanhã segunda-feira começara o tratamento no Hospital Sirio Libânes.

Com determinação e fé em Deus o ex-presidente Lula irá se recuperar de mais uma luta nessa sua vida cheia de conquistas.

Entrevista com Dr. John Buse



 
Apenas a mudança da alimentação ou do estilo de vida de pacientes com diabetes não será suficiente para conter a doença. Essa é a opinião do presidente da Associação Americana de Diabete, John Buse, que esteve no Brasil no último sábado para uma palestra exclusiva para médicos. 

Segundo estimativa da associação, 360 milhões de pessoas serão diabéticas até 2030.

Para Buse, mais importante do que o número de pacientes será a forma de tratá-los.

Em entrevista, o médico fala da importância de negociar com os pacientes um tratamento que eles realmente possam seguir.


Qual a importância da mudança de hábitos para o paciente diabético?

Leva muitos anos para uma pessoa desenvolver seu estilo de vida e mudar isso é muito difícil.
Os médicos precisam oferecer alternativas para que as pessoas mudem os hábitos.
Esse é o principal problema nos EUA. Os médicos dizem para seus pacientes deixarem de tomar refrigerante ou passarem a consumir produtos diet, mas as pessoas não querem as mudanças pois elas têm limites.

Como convencê-los?

Essa negociação é um problema. É muito difícil, pois as mudanças levam tempo para aparecer e eles querem continuar comendo a mesma coisa que comem hoje. A saída é negociar com o paciente um tratamento que ele possa seguir.

Parece uma visão pessimista. Isso não subestima a capacidade de mudança dos pacientes?

As pessoas pensam no agora e com a diabetes pode levar até 20 anos para a doença se tornar mais grave.
Como fazer para que elas deixem de comer as coisas que estão acostumadas se tomar um comprimido pode ser mais fácil?

Então, quais são os reais benefícios das mudanças?

Talvez apenas mudar o estilo de vida não seja suficiente. Um estudo conduzido na Inglaterra mostrou que, para 90% dos pacientes que passaram a praticar exercícios e a se alimentar bem, os benefícios duraram apenas dois anos. Se a pessoa tem um estilo de vida com hábitos saudáveis, mas é pré-diabético, fatalmente terá a doença.

Qual é a saída?

Parar de fumar, tomar os remédios corretos e fazer o controle da pressão arterial será benéfico não só para o nível de açúcar no sangue. O que percebo, no entanto, é que as pessoas não querem fazer mudanças tão grandes. A saída é fazer o controle da glicemia com a metformina (medicamento usado por diabéticos). Se isso não controlar a doença, têm sim que aderir à insulina.

Qual a tendência de evolução da doença no mundo?

Para China, México, Índia e principalmente Brasil, o problema será maior. A dieta do brasileiro está mudando, se aproximando da dieta do americano, e expondo cada vez mais a população aos riscos decorrentes dessa alteração. Para os descendentes de europeus, o problema é menor. Para os afrodescendentes, por uma questão genética, os impactos serão maiores.
 

Como viver com a diabetes



Viver com diabetes pode representar um desafio: você quer viver sua vida e não estar limitado por uma doença grave, certo? Bom, é importante reconhecer que a diabetes é uma doença grave, mas não significa que você não pode ter uma vida plena e feliz. 
 
Você escalou alguma montanha antes de ter sido diagnosticado? Você gosta de sorvete de chocolate? Você viajou para lugares exóticos pelo mundo? Você ainda pode fazer todas essas coisas. 

Você simplesmente precisa planejar um pouco mais para realizá-las e ainda continuar com saúde. Encaixar a administração da diabetes em sua vida realmente exige um alto nível de comprometimento, mas não significa desistir de todas as coisas que você gosta de fazer.

Obviamente, você pode não conseguir escalar uma montanha durante três horas direto sem fazer uma pausa para monitorar seus níveis de açúcar no sangue. Você pode não conseguir comer duas conchas cheias de sorvete de chocolate todos os dias. E você pode ter de colocar na mala alguns itens a mais para viagens longas. Aprender como se adaptar a diabetes e encaixar um plano de administração de diabetes na sua vida não vai acontecer da noite para o dia. Você pode ter de se esforçar um pouco e isso é normal. Mas você consegue fazer isso. Você pode ter uma vida ativa e divertida. 

SOBRE A AUTORA: Jean Betschart Roemer, MN., MSN., CRNP., CPNP., CDE., é enfermeira pediátrica e orientadora de diabetes no Departamento de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo no Hospital Infantil de Pittsburgh. Foi Presidente da Associação Norte-Americana de Orientadores de Diabetes e recebeu o prêmio de Orientador Profissional de Saúde da Associação Norte-Americana de Diabetes. Ela trabalha com crianças diabéticas e suas famílias desde 1980; Roemer, mãe de três filhos e avó, descobriu que tinha diabetes tipo 1 em 1968. http://www.learningdiabetes.com/

Dia Mundial Do Diabetes - 14 de Novembro

poster     poster
Em 2011, a International Diabetes Federation adotou cinco mensagens para a Campanha do Dia Mundial do Diabetes. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes optou por ouvir o público, para que escolhesse o tema que mais teria a identidade do Brasil. 

Através de uma pesquisa, realizada pelo site da SBD, os internautas escolheram dois assuntos que foram os que mais se identificavam e que foram adotados pela entidade para a campanha nacional. 

São eles:
  • O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos.
  • O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.
Ajude a espalhar essas informações em sua comunidade. 

Aja pelo diabetes. Agora.
Os temas das campanhas anteriores foram:
  • 2004: Diabetes e Obesidade
  • 2005: Diabetes e Cuidados com os Pés
  • 2006: Diabetes entre os Desfavorecidos e os Vulneráveis
  • 2007/2008: Diabetes em Crianças e Adolescentes
  • 2009/2013: Educar para Prevenir - Tema geral, com subdivisões
O Dia Mundial conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou, em 2006, uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. 

A SBD apoia a campanha mundial e colabora divulgando as várias ações e atividades que acontecem pelo Brasil.

FRASE DA SEMANA


‘O homem perde saúde para juntar dinheiro e depois perde dinheiro para recuperá-la. Por agir ansiosamente de tal forma, acaba por não viver no presente e nem no futuro. Vivendo como se nunca fosse morrer e morrendo como se nunca tivesse vivido.  


Confúcio

Fo realizada a III conferência de Educação em Canaã


Foi realizado nos dias 28 e 29 de outubro a III conferência Municipal de Educação- Melhorar nossa educação tarefa de todos.

Profissionais da educação que atuam nos mais diversos setores participaram deste importante evento que teve como tema: “Discutindo educação na linha do horizonte, não da verticalidade.”. O ensino de qualidade é a obra mais importante que um governante pode erguer para a sua população, pois a educação é a base do desenvolvimento. É o futuro de uma nação.

Sandro Vilhena poeta da terra


Fragmento


Que teu olhar perdido e desencontrado,
traduzem o testemunho de sua dor
contemplo sua face e penetro seu mundo
fragmentado por fanatismos desnudados e vãos


A exigência necessária a teologia invertida
Como células sem tratamentos,
Numa turbulência de desespero cerebral
desconstruções no tempo e no espaço


Descaminhos contínuos e dormentes,
pra uma humana insanidade,
só um raio de luz divino e real
que a desperte do mundo maniquestral


Que acorde do abismo psicótico
pairando-a no horizonte natural e colorido
em que os cantos dos pássaros sejam melodias
e a liberdade única bandeira do teu viver.

Popular Posts