Seguidores

O sapo e o escorpião

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. 

O escorpião vinha fazer um pedido:

"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"

O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar."

Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." 


Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. 
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. 


Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?"
 

E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."

30 de setembro

1452 - A Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro a ser impresso, é editada.
1980 - Publicado o padrão da Ethernet.
1981 - É abolida a pena de morte na França.

Nasceram neste dia…
1945 - Ehud Olmert, político israelita.
1962 - Frank Rijkaard, ex-futebolista e treinador neerlandês.
1964 - Monica Bellucci, atriz italiana.

Morreram neste dia…
1913 - Rudolf Diesel, engenheiro mecânico alemão (n. 1858).
1955 - James Dean (foto), ator norte-americano (n. 1931).
1968 - Stanislaw Ponte Preta, escritor brasileiro (n. 1923).




Fonte: Wikipédia

Pernambucano é o povo mais carinhoso do Brasil


bandeira de pernambuco
Não existe amor em SP", diz o hit cantado pelo rapper Criolo. Mas parece que em Pernambuco o amor existe aos montes. É o que diz uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Johnson e Johnson. Segundo o levantamento, o pernambucano é o povo mais carinhoso  - e também o mais carente - do Brasil.
Para 55% dos pernambucanos, o carinho impacta positivamente o dia. E 70% deles considera a afetividade algo muito importante em suas vidas. No extremo oposto, estão os paranaenses. No estado do sul do país, apenas 41% dos entrevistados acha que demonstrações de afeito são importantes no dia a dia.
Cerca de 37% dos pernambucanos diz ter recebido muito carinho ao longo da vida. E 49% deles diz ter dado muito afeto em suas relações. Mas eles também são o povo mais carente do Brasil, segundo a pesquisa feita pelo Ibope. Cerca de 31% dos pernambucanos sente falta de carinho em suas vidas.
Outros números da pesquisa mostram a boa vontade do pernambucano. Metade deles ajudaria um desconhecido, quando, no resto do país, o percentual é de apenas 29%. Cerca de 51% deles retribuiria uma ajuda recebida, contra 40% no restante do Brasil. 

Nota - Não é a toa que como pernambuco estou incluído nessa pesquisa, nós temos um diferencial, somos realmente carinhosos, atenciosos e sinceros. 

Você Sabia?


Que no Brasil existem 32 partidos políticos.

Se for dirigir, não coma

Se for dirigir, não coma
Comer em excesso pode ser altamente perigoso para alguém que vá dirigir logo depois. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária do México, uma refeição pesada pode produzir reações físicas que alteram a capacidade de atenção do motorista. 

Abaixo, alguns efeitos específicos provocados pelo consumo de certos tipos de alimento.

- As refeições com refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, ou biscoitos e bolos, podem contribuir para uma sensação de peso. Quando o açucar começa a ser digerido, estimula a produção de insulina. Esse hormônio pode ser transformado em serotonina e melatonina, ambos causam sonolência.

- Caso faça uma refeição rica em gordura, a sensação de sonolência será ainda maior do que uma com níveis baixos de gordura e altos de carboidrato. 

A Universidade de Manchester informou recentemente que a ingestão de glicose, mesmo que em pouca quantidade, já é suficiente para diminuir a atividade neuronal. Portanto, para não ter problemas, é sempre bom evitar comer alimentos ricos em carboidratos e gorduras. 

Com seis meses de profissão, jovem de 18 anos é eleita Miss Prostituta 2013 em BH


Carlos Eduardo Cherem/UOL 
A um quilômetro do Minascentro, em Belo Horizonte (MG), onde acontecia o Miss Brasil 2013, cerca de 300 pessoas aplaudiam, celebravam, gritavam, assoviavam e até vaiavam, na noite deste sábado (28), outra rainha da beleza: a Miss Prostituta 2013, Marcelina Gomes Teixeira -- 18 anos de idade e seis meses de profissão.

Sob a batuta de Elke Maravilha, a "Rainha das Prostitutas", "Camila" --como é mais conhecida a nova miss-- deixou outras nove candidatas para trás e ganhou o prêmio de R$ 1.200 em dinheiro, além de R$ 350 em vale-compras, e presentes de lojas do Uai Shopping Centro, no hipercentro da cidade, onde foi celebrada a cerimônia de coroação.

Nascida em Entre Rios de Minas (MG), Marcelina tem ensino médio completo e mudou-se para a capital mineira há seis meses, quando também se iniciou na profissão. Não tem namorado. E pretende cursar enfermagem.

"Não anuncio em jornal. Tenho os meus contatos", diz a miss, e revela um pouco mais sobre si mesma: mora com a avó, não gosta de música, não vê cinema, nem costuma navegar na internet --"Não ligo muito para essas coisas, não".

Nota - Meu Deus o povo não tem mais o que inventar, como diz os meus irmãos das antigas "É  o fim dos tempos"

O ESTADO DO PARÁ TEM O SEGUNDO MAIOR ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL DO BRASIL



Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada, no ano de 2012, de cada mil crianças que nascem no Estado do Pará, 24,1 morrem antes de completar cinco anos. O Estado do Pará só perde para o Amapá, que é o primeiro lugar no índice de mortalidade infantil do Pais.

Como se não bastassem esses números, o Estado do Pará está na lista dos 10 estados brasileiros que ainda não alcançaram um dos objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU): a redução dessa mortalidade para 20 crianças por mil que nascem, até 2015. 

Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe são Estados que já alcançaram  a meta  da ONU. 

Mulheres com bumbum grande são mais inteligentes e vivem mais, diz pesquisa

Ver imagem em tamanho grande 
Ter o bumbum grande é quase o padrão de beleza nacional. Mas, se antes acreditavam que beleza existe para substituir a inteligência, estudos comprovam o contrário. 

Segundo cientistas da Universidade de Oxford, determinaram que as mulheres que possuem um traseiro grande e cintura fina, são mais inteligentes que o restante

Estudantes da zona rural participam da abertura dos Jogos Escolares da Educação do Campo


 
Sete escolas da zona rural participam da competição, são elas: Monteiro Lobato, Alegria do Saber, Gonçalves Dias, Jorge Amado, Coração de Mãe e União do Povo, além da anfitriã 18 de Outubro.
Em sua oitava edição, o evento que faz parte do calendário escolar, já se tornou tradição e mobiliza diversas comunidades da zona rural. De acordo com a coordenadora pedagógica do setor de Educação do Campo, Luciana Rodrigues, “organizar o evento é um desafio muito prazeroso, os alunos se sentem valorizados, além de proporcionar a interação dos estudantes que ao longo do semestre se prepararam para a competição, fortalece o trabalho em equipe”.
Com o tema “Eu pratico, eu vivo”, mais 200 alunos participam das competições que envolvem as modalidades de: futebol, vôlei, dama, atletismo e queimada. Estudante do 8º ano, na escola 18 de Outubro, Janaina da Silva, participa dos jogos pela segunda vez no time de voleibol e conta que a equipe treinou muito e se sente preparada para vencer a competição. “Treinamos bastante e estamos ansiosas para jogar”, contou a estudante.
O primeiro jogo da competição aconteceu entre os times de voleibol masculino das escolas 18 de outubro e Monteiro Lobato. O time da escola Monteiro Lobato conseguiu se classificar para próxima fase. Vencedora do ano passado, a equipe treinou durante dois meses. Comandado pelo professor de educação física, Valdecir oliveira, o time busca a vitória e com isso o título de bicampeão.
A competição educacional promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) sob a coordenação do Setor de Educação do Campo acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na escola 18 de Outubro, no Assentamento Carajás.
Além dos jogos, os alunos participarão de uma noite cultural, onde serão escolhidos a Miss e o Mister Jeecs 2013.
Liliane Diniz
Núcleo de Imprensa | Ascom

Ping-pong com Aurizelda Ferraz, a professora nota dez


A professora Aurizelda Barros Ferraz é daquelas profissionais que ficam marcadas no coração dos que tiveram a sorte de tê-la como professora. Não é nenhum exagero dizer que ela é um ícone vivo da Educação em Cabrobó. A Folha da Cidade de setembro a entrevistou na seção ping-pong, onde as respostas rápidas revelam o pensamento de que tem o que dizer. E ela tem.
1. Qual a maior virtude de um mestre?
SER SÁBIO.
2. Que tipo de leitura deve ser obrigatória?
A QUE VOCÊ ENTRA NA HISTÓRIA
3. Quem lê, viaja?
REALIZA SONHOS, FICA SABIDO E VIRA INTELECTUAL.
4. Qual o pior tipo de analfabeto?
O QUE ACHA QUE SABE TUDO.
5. O que não dá mais para ser ensinado?
TUDO QUE RETIRE DIREITOS E REPRIMA A LIBERDADE.
O QUE FERE A CIDADANIA.
6. Quem está precisando de uma boa educação?
A HUMANIDADE.
7. Nestes 85 anos, qual cabroboense merece nota 10?
TODOS QUE AJUDARAM A ERGUER ESSA CIDADE.
8. E quem é digno de um zero?
QUEM DESTROI ESSE BELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CHAMADO CABROBÓ.
9. O que não dá mais para aprender?
PROMESSAS VAZIAS E ENGANOSAS.
11. Quem precisa fazer o dever de casa?
TODO GESTOR PÚBLICO E AS FAMÍLIAS.
12. Qual lição nunca deve ser esquecida?
A DE SER ÉTICO E DO BEM.


Fonte - Folhadacidade

Nota - Dona Aurizelda foi minha professora realmente a melhor de Português na minha eterna Cabrobó.

Quase metade das casas no Brasil não tem rede de esgoto

Quase metade das casas no Brasil não tem rede de esgoto

Apesar da ascensão da classe C e do aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, quase metade dos domicílios particulares brasileiros ainda carece de rede coletora de esgoto, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2012, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Brasil tem cerca de 62,8 milhões de domicílios particulares permanentes — entre casas, indústrias, comércios etc. Deste total, segundo o IBGE, apenas 35,8 milhões têm esgoto, número que representa 57,1% do total. Já o restante, cerca de 27 milhões de endereços, não tem esgoto.
Apesar do número alarmante, houve um crescimento na participação das casas que dispunham dos serviços de esgoto entre 2011 e 2012. Houve um aumento de 2,1 pontos percentuais. Regionalmente, o IBGE destaca a região Sul, onde a participação passou de 35,7% para 42,3% nesse período, e a Norte que se manteve estável em relação a 2011 (13%).
Portal R7

Bancários fecham 10,6 mil agências no 9º dia de greve

  
A greve nacional dos bancários paralisou os trabalhos em 10.633 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nesta sexta-feira, nono dia de paralisação, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
De acordo com a Contraf-CUT, o Comando Nacional dos Bancários enviou carta à da Federação Nacional dos Bancários hoje reafirmando que os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste de 6,1%.
"As últimas declarações da Fenaban de que os bancários não precisam de aumento real e precisam apenas manter os seus direitos (que já tem) em um momento em que os bancos estão tendo recorde de lucros provocou ainda mais a indignação dos bancários", afirmou, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.
Os bancários, que têm data-base em setembro, reivindicam 11,93% de reajuste salarial ante uma oferta de 6,1% dos patrões. Eles querem também aumento na participação de lucros e outras melhorias econômicas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas das operações bancárias, como o pagamento de contas, poderão ser feitas pelos clientes por meio de opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular, as operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Atingir o objetivo é recompensa dos que não desistem

A nadadora Diana Nyad conseguiu um feito grandioso no início de setembro. Ela nadou mais de 160 quilômetros entre Cuba e Estados Unidos. A travessia foi em mar aberto, sem a utilização de jaula de proteção contra ataques de tubarões e águas-vivas. Alguns podem pensar que a façanha não foi grande coisa porque nadadores preparados podem realizar a mesma travessia. Ocorre que Diana tem 64 anos de idade e essa foi a sua quinta tentativa. A primeira aconteceu em 1978, quando ela tinha 29 anos.

Diana chegou à praia completamente exausta, depois de nadar mais de 50 horas. Ela passou mal com vômitos e tontura por causa do grande esforço físico e pela água salgada ingerida. Também sofreu com as queimaduras das águas-vivas, apesar de ter usado uma substância protetora contra os ataques. Mesmo com muita dificuldade para falar, ela fez questão de deixar um recado após o seu feito. A todos os presentes e aos que a assistiam pela televisão, Diana declarou o seguinte: nunca desista de seus objetivos, não importa quanto tempo demore a alcançá-los e nem a idade que você tem.

Ouvindo as palavras de Diana, pensei nos candidatos a concursos públicos. De vez em quando recebo alguns e-mails de leitores dizendo que estão desestimulados em continuar na batalha para conseguir um cargo público via concurso, pois já tentaram diversas vezes e não obtiveram sucesso, embora tenham chegado perto da aprovação em algumas ocasiões. Outros reclamam que demoraram muito para tomar a decisão de participar de concursos e não têm mais idade para entrar na briga contra a concorrência acirrada.

Meu caro leitor, o exemplo dessa senhora é uma verdadeira lição de vida. Ela demorou 35 anos para realizar a façanha que se dispôs a fazer. Foram quatro tentativas frustradas por diversos motivos. Ela poderia desistir colocando a culpa na idade, nos perigos proporcionados pelos tubarões e águas-vivas ou até no mar agitado, mas preferiu se concentrar nodesafio que ela colocou para si mesma e não mediu esforços para atingi-lo.

Outra declaração interessante que ouvi na mesma semana foi a do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. Ele está lutando contra um câncer no cérebro, mas não está deixando que a doença o abale. O discurso de Oscar é muito parecido com a da nadadora: não desistir nunca. Ele disse que estava seguindo religiosamente todas as recomendações médicas, como se fosse um treino para um jogo decisivo.

Segundo Oscar, quem quer ser vitorioso em qualquer esporte deve treinar muito. Quando o corpo não suportar mais a carga de treinamento, então o esportista deve treinar um pouco mais. “É esse pouco que vai fazer a diferença no momento da competição”, afirmou o ex-jogador.

Da mesma forma, querido candidato, se você acha que já gastou todas as suas energias na preparação para determinado concurso e não tem mais ânimo para continuar nos estudos, então é o momento de você se esforçar um pouco mais. É esse um pouco mais que pode colocá-lo na lista final dos aprovados. Depende apenas de você! 

De candidato para candidatoPaulo de Freitas é jornalista e funcionário público. Tem mais de 15 anos de experiência na área de concursos públicos. E-mail: paulokassaco@ig.com.br. de Freitas

Charges

Foto: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..............................

ELEIÇÕES 2014: SERÁ DE PARAUAPEBAS O PRÓXIMO VICE-GOVERNADOR DO PARÁ?


Não se fala em outra coisa pelos corredores da prefeitura, parece que a estratégia eleitoral 2014 do governador, Simão Jatene, passará por Parauapebas de uma forma que nem os melhores “analistas políticos de barzinho” imaginariam.

Há fortes possibilidades de termos um vice-governador de Parauapebas. Na verdade um candidato à vice, mas com grandes chances de ser eleito, pois seria candidato na chapa de reeleição do governador.

O nome que todos comentavam era o do Zé Rinaldo, atual secretário de finanças e um dos braços do governador no sudeste paraense. A estratégia do governador seria aproximar a região do Carajás para enfraquecer o movimento separatista.

 Portanto, um vice da região faria uma ponte direta do governo estadual com os municípios daqui. Nessa estratégia Zé Rinaldo, ao lado de Tião Miranda, desponta como um forte nome para o pleito 2014.

Pessoalmente, penso que a possibilidade disso vir a ocorrer é mínima, mesmo assim o Sol do Carajás deseja muita sorte – pois vai precisar! – para o secretário de finanças. 

 
Zé Rinaldo e Simão Jatene: estado de Carajás, nunca mais.

Orçamento de Parauapebas para 2014 será de R$1,52 bi



A elaboração do orçamento é um processo de planejamento que leva em consideração os princípios básicos definidos na Constituição Federal, apresentados na Lei 4.320/64; as demandas da comunidade apresentadas no Plano Plurianual (PPA); as orientações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei de Responsabilidade Fiscal. O PLOA deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores até segunda-feira (30) e poderá sofrer alterações.
A receita projetada para 2014 passa de um bilhão e meio de reais e se destaca à destinação de cinquenta por cento desses valores para investimentos, o que equivale a mais de R$ 770 milhões. “O Governo Valmir Mariano tem uma preocupação com o planejamento desta cidade, de forma que os déficits, principalmente na área social, sejam reduzidos”, destacou o titular da SEPLAN, Célio Costa.
A aplicação dos recursos será distribuída nos seguintes eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento e Produtividade Sustentável, Obras Civis e de Infraestrutura Urbana e Rural e Gestão Administrativa, atendendo, assim, às demandas apontadas pela comunidade durante as sete audiências públicas realizadas para a elaboração do PPA, no primeiro semestre deste ano.

“Se a Dilma piscar, Lula volta’, adverte Eduardo

Eduardo Campos 27

Na conversa de mais de uma hora que teve com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, quando foi lhe comunicar o rompimento do PSB com seu governo, o presidenciável Eduardo Campos ouviu dela um alerta: “Você e o Aécio devem ficar espertos porque o Serra será candidato!” Em sua passagem por Brasília, ao analisar a conjuntura pós rompimento com os aliados, o governador pernambucano fez uma leitura da entrevista em que o ex-presidente Lula diz estar “no jogo”, para alegria de uns e desgraça de outros. E devolveu o alerta: “Se a presidente Dilma piscar, Lula volta”.
— Desgraça de quem? Foi uma entrevista muito significativa, cheia de recados. Pra nós e para Dilma. Lula tem até março para se decidir. Se Dilma piscar, ele pega! — avaliou Eduardo Campos, para quem a luta da presidente, hoje, é para cristalizar um patamar de 35% do eleitorado nacional e segurar uma ala do PT “que perdeu completamente a razão”.
Eduardo Campos concorda com Dilma em um ponto: o ex- ministro José Serra , sem espaço no PSDB, será mesmo candidato pelo PPS, a presidente ou senador. Mas não veste a carapuça de que isso seja necessariamente ruim para a sua candidatura. Continua achando que um candidato competitivo a mais, no campo das oposições, ajuda a levar a disputa com a favorita para o segundo turno.
O Globo

Você sabia?


Aids é a 5ª principal causa de doenças no mundo.

27 de setembro

1540 - O Papa Paulo III confirma a criação da Companhia de Jesus pela bula "Regimini militantis Ecclesiae".
1825 - É inaugurada na Inglaterra a Stockton and Darlington Railway, considerada a primeira linha férrea do mundo.
1940 - É assinado o Pacto Tripartite.
Nasceram neste dia…
1601 - Rei Luís XIII de França (m. 1641).
1696 - Santo Afonso de Ligório, teólogo italiano (m. 1787).
1984 - Avril Lavigne, cantora canadense.
Morreram neste dia…
1986 - Cliff Burton, baixista estadunidense (n. 1962).
1993 - James Harold Doolittle, general estadunidense (n. 1896).
2005 - Ronald Golias 
(foto), comediante e ator brasileiro (n. 1929).



Fonte: Wikipédia

Diferença entre vencedores e perdedores

Mãe paralítica acorda de coma por filho de dois anos que mastiga comida para ela engolir

Foto: Mãe paralítica é acordada do coma pelo filho de 2 anos. Ele até mastigava a comida para ela engolir enquanto ela estava inconsciente http://r7.com/I_NA

(Foto: Reprodução/ TechMestre)
Uma história comovente de amor entre mãe e filho tem repercutido em todo o mundo. O caso ocorreu em 2010, na China. 

Zhang Rongxiang estava grávida de Gao Qinbao, quando sofreu um acidente grave de carro em Shuyang, província de Jiangsu. Momentos depois que os médicos disseram ao marido que a mulher não iria se recuperar, eles perceberam que ela estava grávida. 

O bebê sobreviveu milagrosamente ao trauma, e depois de cinco meses nasceu. A mãe continuava em coma, e era cuidada pelo marido. Desde então, o filho passou todos os dias ao lado da cama da mãe. 

Para a surpresa dos médicos, em maio deste ano a mulher acordou, depois de escutar o garotinho falando com ela. Como ainda não é capaz de mastigar, o menino faz o trabalho e passa cuidadosamente a comida para a boca da paciente. 


A família oi ajudada durante todo o processo pelo governo e alguns parentes e amigos. Gao continua cuidando de sua mãe, e é o principal motivo para fazê-la sorrir.

Vereador Josineto Feitosa se solidariza com cadeirantes


















Na última terça-feira, os vereadores foram convidados a fazer uma experiência diferente durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. O desafio foi feito pelo presidente da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Parauapebas, Jeovar, que solicitou aos vereadores Josineto Feitosa (PSDC), Bruno Soares (PP), Devanir Martins (PP), Dr º Charles Borges (PSD) e Eliene Soares (PT) que andassem de cadeira de rodas da tribuna até a entrada do plenário da Casa.

Para o presidente da Casa de Lei, Josineto Feitosa (PSDC), essa experiência foi uma oportunidade de aprender. “Essa lição foi muito importante, não podemos vê as pessoas diferentes dos que elas são. Realmente os cadeirantes são vencedores ao conseguirem andar pelas ruas dessa cidade”, expressou o vereador.


Casa do Aprender beneficia comunidade de Parauapebas



















A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Fundação Vale e a Comunidade Escolar da Ação Comunitária (CEDAC), já vem colhendo bons frutos através da Casa do Aprender, que antes era chamada de Espaço Pedagógico.

Em evento realizado este mês, na sede do órgão que fica localizada na Rua “C”, bairro União, a Coordenadora da Casa do Aprender, Maria Vania, recebeu educadores e profissionais que trabalham no órgão para debater estratégias que serão usadas para beneficiar a comunidade em geral.

Ainda quando a Casa do Aprender se chamava Espaço Pedagógico, apenas funcionários públicos que atuavam na área da educação eram beneficiados pela entidade, porém, com a mudança, a Casa do Aprender irá beneficiar o público em geral, sendo que a Casa oferecerá briquedoteca, biblioteca e acesso à internet grátis para quem procurar o local.

De acordo com Maria Vania, atual Coordenadora da Casa do Aprender, “estão sendo feitos estudos para oferecer à comunidade um variado acervo na biblioteca e até mesmo usar espaços para outras atividades da educação voltadas para a comunidade. Aos poucos com a colaboração da SEMED e até mesmo da população, o ambiente será tornado em um espaço de acolhimento comunitário”, destaca.

CASA DO APRENDER
A Casa do Aprender é um espaço de aprendizagem, troca de experiências, integração e convívio entre educadores, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade em geral.
Em suas dependências, são realizadas atividades culturais, educativas e sociais, todas gratuitas, para crianças, jovens e adultos, adaptadas às demandas e características locais.
A Casa do Aprender apoia a formação inicial e continuada de professores, oferece tutoria e orientação pedagógica, disponibiliza materiais didáticos e recursos tecnológicos, que possibilitam inclusive acesso ao Portal de Aprendizagem.
Na biblioteca, aberta também ao público, os frequentadores da Casa têm acesso a materiais de formação continuada para professores e gestores escolares, literatura infantil e adulta, bem como títulos relacionados a diferentes áreas do conhecimento.


Popular Posts