Seguidores

Nota 10



Na Sessão Ordinária do dia, 29/10, a população que esteve presente teve a oportunidade de vê a inauguração do sistema de imagens que são transmitidas em TV’s de LED instaladas no Plenário.

Assassinando a língua portuguesa

Foto: Assassinando a língua portuguesa no Bairro Primavera

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo, aponta Forbes

Dilma ranking forbes

A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do planeta, segundo o ranking 2013 da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira. A presidente subiu uma posição quando levando em conta apenas as mulheres, ficando com a segunda posição, atrás apenas da Chanceler Alemã, Angela Merkel, que foi listada como a quinta pessoa mais poderosa do mundo. Já no levantamento geral, Dilma caiu duas posições em relação a 2012. A lista – divulgada anualmente -, apresenta a petista na 20ª colocação. Ainda conforme a Forbes, o presidente russo, Vladimir Putin, superou o colega americano, Barack Obama, como o homem mais poderoso do mundo, que tem o papa Francisco em quarto lugar.
A revista americana levou em consideração quatro fatores para selecionar 72 pessoas que ocupam a lista: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam de maneira ativa seu poder para mudar o mundo.
Como justificativa para a aparição de Dilma na 20ª posição, a Forbes argumenta que a presidente comanda a 7° maior economia do mundo, com um PIB de US R 2,2 trilhões. A revista americana ainda lembra que o país será a sede da Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No breve perfil da presidente brasileira, o texto ressalta a postura de Dilma durante a Assembleia da ONU, que usou sua fala para criticar os EUA por causa das denúncias de espionagem. A revista destacou que Dilma chegoua cancelar uma visita oficial aos Estados Unidos devido ao episódio de espionagem.
Em 2011, Dilma Rousseff apareceu na mesma lista como a 18ª pessoa mais poderosa do planeta. Em 2010, no mesmo levantamento, ela apareceu na 22ª colocação. Dilma manteve a terceira colocação entre as mulheres, ficando atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o fundador da Microsoft, Bill Gates; o papa Bento XVI e a primeira-ministra da Alemanha lideram a lista dos 71 nomes mais poderosos do mundo.

Alunos da escola Carlos Henrique vistam CMP

 
Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que vai do dia 23 a 29 de outubro, os alunos do 2º Ano A, da escola Carlos Henrique vistaram a Biblioteca Legislativa Sônia Cortez, na ultima sexta-feira, 25.

A visita contou coma presença de 21 alunos e segundo Márcia Paulina, professora dos estudantes, a atividade foi motivada em comemoração a Semana do Livro. “Nosso objetivo é levar os alunos para conhecer outros espaços que tenham livros, além da escola”, declarou.

Na oportunidade os alunos também conheceram a estrutura do novo prédio da Câmara Municipal de Parauapebas. Durante o passeio a turma teve a oportunidade de conhecer os vereadores Josineto Feitosa (SDD), Pavão (SDD), Euzébio (PT) e Eliene Soares(PT). Além disso, ainda ouviram a historia “Até as princesas soltam pum” contada pela coordenadora da biblioteca, Delma Resende no espaço reservado para Literatura Infantil da Biblioteca Sônia Cortez.

Para a aluna Eduarda Sousa, 8 anos, a visita foi muito legal “o que eu mais gostei foi ir na sala do presidente da Câmara”, disse a estudante. Já Francisco Victor Alencar, 7 anos, ficou encantado com o livro Shrek Terceiro.

.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. A semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. 

A comemoração tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e de todos que trabalham nesta área possibilitando a valorização destes profissionais. (fonte:Diário de Araxá)

Renê Silva – Ascom/CMP

Checar smartphone é a primeira coisa que 78% das mulheres fazem pela manhã

Para 87% das mulheres, a vida sem o aparelho é inimaginável
Para 87% das mulheres, a vida sem o aparelho é inimaginável

Mulheres são mais viciadas em seus smartphones do que homens. A afirmação foi feita pelo estudo americano "Mulheres + celular: o vínculo inquebrável", encomendado pela Time Inc e pela Nuance Marketing Digital. Segundo o estudo, o smartphone é o aparelho mais importante na vida de 60% das mulheres, enquanto apenas 43% dos homens responderam o mesmo.
A pesquisa também revela que, para 87% das 1.200 mulheres entrevistadas, a vida sem o aparelho é inimaginável, e 98% delas dizem que levam seus aparelhos a todo lugar. Checar o smartphone também é a primeira coisa que 78% das mulheres fazem pela manhã e a última coisa que 73% delas fazem à noite.
De acordo com as entrevistadas, o aparelho é a ferramenta responsável por animá-las nos momentos parados de um dia e por distrai-las enquanto estão em pé em alguma fila ou sentadas à espera de um compromisso.
O estudo mostra que 72% das mulheres usam o aparelho para se atualizarem nas mídias sociais (em comparação com 64% dos homens), 88% usam mensagens de texto (versus 80% dos homens), e 55% delas fazem compras.
Embora os 500 homens entrevistados também tenham se mostrado interessados na capacidade do aparelho de simplificar as compras, são as mulheres que mais usam seus aparelhos para aumentar e melhorar cada etapa dessa experiência. Entre elas, 32% salvam produtos em listas de desejos, 23% usam seus dispositivos para coletar cupons virtuais e 46% para organizar listas.

Após golaço, Kaká celebra volta da "alegria de jogar" e mira vaga na Copa

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
A cada partida que realiza, Kaká demonstra ser capaz de recuperar o bom futebol que o consagrou como um dos melhores do mundo. Autor de um golaço no empate por 1 a 1 entre Milan e Lazio na quarta-feira, pelo Campeonato Italiano, o brasileiro credita as boas atuações ao retorno da "alegria de jogar".
Em entrevista após a partida, o meia lembrou os maus momentos que passou enquanto vestiu a camisa do Real Madrid e celebrou a volta por cima desde que retornou à Itália.
"Estou contente por ter marcado novamente no San Siro. É uma emoção especial. Sinto muito pelo resultado. Eu tive alguns momentos difíceis no Real Madrid, agora é um belo momento em que eu redescobri a alegria de jogar. Tenho que agradecer ao Milan e aos torcedores por esta segunda chance", destacou o brasileiro.
Com as boas atuações, o meia já começa a ser cogitado para a seleção brasileira. Mesmo sem esconder o desejo de retornar ao time de Luiz Felipe Scolari e disputar a Copa do Mundo de 2014, o camisa 22 rossonero tenta frear a empolgação e afirma que primeiro deve jogar bem pelo clube italiano.
"Eu não sei em qual nível eu posso chegar. Eu quero jogar outra Copa do Mundo e eu tenho que atuar bem em Milão. Eu estou tentando fazer o meu melhor. Vejo que as coisas estão melhorando", disse.
Kaká aproveitou para falar sobre o seu papel no reformulado Milan. Hoje um dos mais experientes do grupo, o meia comentou sobre o posicionamento mais defensivo solicitado pelo técnico Massimiliano Allegri.
"Quando cheguei aqui, há dez anos, eu estava ajudando os outros. Agora tenho mais reponsabilidade no elenco. Meu papel em campo é um pouco diferente, mas o treinador me deu liberdade para me movimentar. Temos que ajudar a defesa da conceder menos gols", completou. 

Choro da minoria

minoria
O ranger de dentes de alguns  petistas para a aliança PMDB-PT  vem sendo chamado de choro da minoria.

Depois de Lula, depois de Dilma baterem o martelo pela aliança com Helder ao governo e Paulo Rocha ao Senado, os próprios petistas dizem que o fuzuê que poucos tentam fazer vai ser mesmo só isso; fuzuê de poucos.

Assassinando a língua portuguesa

Foto: Assassinando a língua portuguesa no bairro Residencial Bela Vista

13º salário: como utilizá-lo melhor?

Está aberta a temporada de dinheiro extra nas mãos. Até o dia 30 de novembro as empresas do setor privado devem pagar a primeira parcela do 13º salário e a segunda deve estar disponível ao trabalhador até, no máximo, 20 de dezembro.

No setor público, muitas instituições já pagaram a primeira parte ao longo do ano e quitam o restante em dezembro. Com o 13º no bolso, a pergunta que se faz é sempre a mesma: como aproveitar melhor este suado dinheiro que cai na conta todo fim de ano?

Em primeiro lugar, é fundamental que o consumidor analise a sua situação orçamentária atual antes de tomar qualquer decisão, colocando todas as suas dívidas no papel. Um consumidor cujas contas fugiram do controle do orçamento mensal deve usar o 13º salário para quitar dívidas ou, pelo menos, parte destas.

Nesta situação, encaixam-se, por exemplo, quem não tem conseguido pagar a fatura do cartão de crédito em dia, nem o valor total, quem entra com frequência no limite do cheque especial ou quem tem conta atrasada para pagar.

Ao trabalhador que tem o orçamento doméstico organizado e que tem conseguido honrar suas contas em dia, porém não possui uma reserva financeira, também não é recomendado sair por aí gastando o 13º salário.

Somente em um último caso mesmo, numa situação absolutamente mais confortável, quando o consumidor está com as contas em dia e já fez sua reserva para as despesas no começo do ano, será possível realmente tirar o foco do próprio orçamento familiar com o dinheiro extra do 13º.

Logicamente, esta situação é quase um sonho para a maioria dos brasileiros, mas é importante entender que isto pode, sim, tornar-se uma realidade desde que o consumidor repense seu comportamento e adote algumas mudanças na sua relação com o dinheiro ao longo do ano.

Não é exagero dizer que para poupar o 13º das despesas do dia a dia no final do ano é necessário fazer um planejamento que comece ainda no início do ano, em janeiro, de preferência. É fundamental que o orçamento mensal, por exemplo, tenha uma reserva para as despesas anuais.

Para finalizar, é importante um alerta: há bancos que antecipam o recebimento tanto do 13º salário, quanto da restituição do Imposto de Renda e que cobram uma taxa de juros mensal que varia de 2,5% a 5%, além de outras taxas. Isso mostra que somente vale fazer essa antecipação se for para pagar dívidas que possuam taxa de juros mensais superiores aos custos para esta transição.

Com base em informações da Anefac (associação de executivos de finanças) para o mês de setembro, pode-se dizer que este seria o caso do rotativo do cartão de crédito (9,37% ao mês), do cheque especial (7,83% ao mês) e de financeiras (7,07% ao mês).
caro dinheiro
Samy Dana possui Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. Atualmente é professor de carreira na Escola de Economia de São Paulo da FGV, criador e coordenador de do Núcleo de Cultura, Criatividade e Comportamento - GVcult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais. Dana é autor dos livros "10x Sem Juros" (Saraiva), em coautoria com Marcos Cordeiro Pires, "Como Passar de Devedor Para Investidor" (Cengage), em coautoria com Fabio Sousa e "Estatística Aplicada" (Saraiva), em coautoria com Abraham Laredo Sicsú. 

Idoso que assiste muito a TV perde força muscular, diz pesquisa

Getty Images
Estudo feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em associação com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), na Grande São Paulo, mostra que idosos que levam muito tempo vendo TV sofrem perda de força muscular. Efetuado em estabelecimentos de longa permanência em São Caetano por um ano e seis meses, a pesquisa teve a cooperação de 159 idosos (60 homens e 99 mulheres), com idade média de 74,2 anos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

Para realizar a pesquisa, por sete dias, os idosos utilizaram um pedômetro (instrumento com que se contam os passos), tirado só no momento do banho e durante o sono, e responderam a uma série de questões para apurar quanto tempo ficavam em frente à televisão. Em uma semana de análise, a média de passos dados por eles foi de 9.957, enquanto o tempo médio em que assistiam à TV foi de 432,9 minutos, aproximadamente sete horas por dia. A confrontação entre o período em frente ao aparelho e a força nos membros inferiores causou queda da capacidade muscular em 26%.

Nutricionista lista 10 benefícios em beber água na quantidade certa

Nutricionista lista 10 benefícios em beber água na quantidade certa Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza. A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cáculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios.
— Beber diariamente a quantidade ideal é vital para a saúde — afirma o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, que listou 10 vantagens em beber água.
:::: Poderosa arma contra a celuliteAjuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.
:::: Disfarça as rugasQuando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e a pele fica mais firme.
:::: Fonte rica de belezaControla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.
:::: Unhas e cabelos hidratados É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas.
— A pele é a primeira a sofrer, pois a desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade — ressalta o nutricionista.
:::: Livre-se dos inchaços Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.
:::: Equilíbrio corporal O consumo adequado contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, a água estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.
:::: Rejuvenesce É uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.
:::: Contra o envelhecimento As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.
:::: Ajuda a emagrecerBeber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.
:::: Essencial para manter a boa aparênciaInterfere na manutenção celular e dos órgãos, no bom funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal.

Parábola do cachorrinho

O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos à venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
 - Qual é o preço dos cachorrinhos? O dono respondeu: - Entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas: - Só tenho R$2,37... posso vê-los?. O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cachorra correndo seguida pôr cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
- O que aconteceu com esse cachorrinho??? perguntou. O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou: - Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! E o homem respondeu: - Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente. O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse: - Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo.
O homem respondeu: - Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos. O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal.
Olhou de novo o homem e lhe disse: - Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda. O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
- Filho, só espero e rezo para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você.
Moral: Na vida não importa como és, mas que alguém te aprecie pelo que és, e te aceite e te ame incondicionalmente. Um verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já se foi...

Artigo: Secretário de Cultura desrespeita artistas e proíbe apresentação cultural no CDC

Artigo: Secretário de Cultura desrespeita artistas e proíbe apresentação cultural no CDC
Era para ser uma data de muita alegria em alusão ao Dia das Crianças, porém, segundo membros da “Companhia Gente de Teatro”, que é composta por 20 atores e técnicos de teatro, eles tiveram a triste notícia de que não poderiam fazer uma apresentação para a comunidade no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC). A negativa partiu do atual titular da Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (SECULT), Chico Brito.
De acordo com informações cedidas à reportagem, a companhia de teatro teria realizado ensaios durante uma semana no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) para apresentação da peça “O Gato de Botas”, acreditando que o espaço destinado para apresentações culturais seria utilizado. No entanto, no sábado (19), data reservada para a apresentação da encenação teatral, os atores e técnicos foram impedidos de se apresentarem no CDC e tiveram que se apresentar na chuva, afinal, teriam sidos proibidos de entrarem na parte interna do CDC, por ordem do Secretário Chico Brito.
Ainda segundo informações dos denunciantes, Chico Brito teria emitido uma circular, datada de 16 de outubro, comunicando a proibição de vendas de ingressos no local. O Conselho de Cultura não obteve a informação desta proibição, em virtude do pouco diálogo apresentado desde que assumiu a pasta da prefeitura.
Diante do ocorrido, isto parece ser uma prática rotineira do Secretário que, ao que tudo faz, atualmente, dentro da atual secretaria, tem sido exercido sempre de cima para baixo, já que não se consulta as bases populares como “os artistas”, por exemplo, que foram duramente desrespeitados pelo secretário – em seu direito mais nobre que é viver do seu trabalho e de sua arte.
É importante destacar que atitude desastrosa do “Sr. Chico Brito” poderia se constituir como um abuso de autoridade já que proibiu a apresentação da peça “O Gato de Bota”. Na apresentação, esteve presente o contribuinte: o povo que buscava a cultura, constituído por idosos, adolescentes e jovens.
Com esta medida arbitrária, o secretário rasga a constituição e se apropria indevidamente de um espaço público (que sob seu controle o CDC passou a ser chamado do “espaço privado do Chico Brito”).
Mesmo com o intermédio, do atual presidente do conselho, Ivan que tentou dialogar com o gestor e os artistas que abriram mão da venda de ingressos no CDC, o secretário foi irredutível: não e não!
A situação atual da infraestrutura do prédio do CDC não está muito boa, o que fortalece o argumento do descaso do secretário em relação à cultura. É um espaço sucateado, sem cadeiras, iluminação precária e com banheiros imundos.
Atual gestão do secretário prioriza conchavos
O Secretário Chico Brito tem priorizado, demasiadamente, os conchavos de amigos com oferta ampla de cargos comissionados. Não cumpre com o essencial: as metas e planejamentos que foram discutidos, exaustivamente, na III Conferência de Cultura realizada em Parauapebas.
Editais de auxílio de montagens para grupos e companhias de teatro parecem ter sido esquecidos, o atual secretário evita dialogar com a comunidade e, quando simula, envia assessores despreparados e incompetentes para dialogar com a comunidade.
Outro ponto a ser destacado é a falta de ética, por parte do atual secretário que, sempre é visto totalmente embriagado circulando pelos bares em carros do governo, sem a mínima postura de um homem público que preza pela discrição.
Além disto, é perceptível que 100% da comunidade artística de Parauapebas está insatisfeita com a atual gestão do “Sr. Chico Brito”. Se não houver uma mudança radical na pasta, a cultura de Parauapebas tende a sofrer com a marginalização dos espaços culturais.
Agora, nos perguntamos quem realmente está defendendo a cultura do município? Já percebemos esta pauta não tem sido prioridade do secretário de cultura que vai à mão contrária, talvez, cambaleando, em algum bar da cidade.
Por: Josean Brito (Chocolate)
* Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do BlogdoAlderi.

A Secretária de Educação Juliana Souza elogia prefeito Valmir Mariano pelo convênio com a UFPA


Em entrevista ao Pebinha de Açúcar, a Secretária Municipal de Educação, Juliana  Souza, celebra mais essa conquista do convênio com a UFPA dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica para a educação de Parauapebas, que, no entendimento dela, demonstra a preocupação do governo municipal, também, com o ensino superior e com a qualificação dos jovens parauapebenses. “O prefeito Valmir não mede esforços em se tratando de educação. Ele tem lutado para garantir um ensino de base de qualidade e, agora, estende sua preocupação na realização do sonho de ingresso ao ensino superior por parte de nossos jovens e adultos”, comenta.

Há apenas quatro meses à frente da pasta da Educação, Juliana é uma das mais elogiadas secretárias do governo Valmir e tem atuado firmemente na construção e entrega de escolas, bem como na formação de professores, visando à excelência na prestação de tão importante e fundamental serviço.

O presidente Josineto Feitosa fala da importância de Parauapebas para o país na discussão sobre o novo marco regulatório

Josineto Feitosa - ''Iremos lutar por Parauapebas''
De acordo com o presidente Josineto Feitosa(SDD), a reunião foi de suma importância, “afinal, não podemos aceitar de maneira alguma que o município de Parauapebas seja desprivilegiado neste novo Marco Mineral.

O Brasil todo sabe da importância do município de Parauapebas para o país e nós não podemos ficar de braços cruzados e deixar com que a nossa cidade seja prejudicada, pelo contrário, iremos à luta pelo nosso povo”, destacou o vereador que achou produtiva a Sessão Especial que foi realizada em Parauapebas.

Parauapebas ganha três cursos superiores da UFPA e edital de vestibular sai em breve

Parauapebas ganha três cursos superiores da UFPA e edital de vestibular sai em breve
Direito, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Atenção, candidatos: o edital sai em breve, exclusivo para processo seletivo em Parauapebas, e as aulas devem começar a partir de janeiro!
Essa boa notícia para os vestibulandos de plantão no município só pôde ser possível porque na tarde da segunda-feira (28) o prefeito Valmir Mariano e o reitor Carlos Maneschy, da Universidade Federal do Pará (UFPA), assinaram convênio por meio do qual a instituição vai implantar essas graduações no município. Autoridades, representantes de movimentos estudantis e sociedade em geral prestigiaram a cerimônia de assinatura do convênio no auditório do Centro Administrativo.
Segundo o prefeito, a instalação dos cursos é uma conquista que deve potencializar a formação de mão de obra qualificada em setores estratégicos da economia, promover a elevação do nível cultural do município e acelerar o desenvolvimento local e regional. “A princípio, estava prevista a vinda de apenas dois cursos, Direito e Engenharia Civil. Na verdade, seria a renovação de turmas. Porém, vimos ser necessária a inclusão de mais um curso, que é Engenharia Mecânica. É um custo que, embora seja elevado, trará retorno e benefícios a nossa região”, explicou.

O prefeito Valmir Mariano sente que a oferta desse pacote de graduações é a realização de um sonho na vida de muitos jovens, como o estudante Paulo Henrique Medeiros Castro, de 17 anos, que se inscreveu em vários vestibulares para Engenharia Mecânica Brasil afora, mas quer mesmo continuar morando em Parauapebas.


“Nasci aqui, minha família está aqui e é muito difícil sair para estudar fora, mesmo que eu passe. Minha mãe fez as contas e disse que a despesa comigo será de, no mínimo, R$ 600 por mês para estudar em Marabá, com alimentação, transporte e aluguel”, comentou o vestibulando, que se preocupa com a condição financeira da família. “Mas eu sei que, por mais que minha mãe se esforce, vai ser difícil me manter em Marabá, onde o curso vai ter aulas manhã e tarde e será difícil para eu arranjar emprego.”


Agora, o jovem voltou a sonhar e não abre mão de que uma vaga seja sua. “Vou botar quente para passar em [Engenharia] Mecânica e ficar por aqui mesmo. O curso não poderia ter vindo em melhor hora. Parabéns ao prefeito por pensar em nós, estudantes”, elogiou o adolescente.
Reportagem e foto: Frank James

Câmara realiza Sessão Especial para debater Novo Marco Regulatório da Mineração

Câmara realiza Sessão Especial para debater Novo Marco Regulatório da Mineração
A Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, que tem como presidente o vereador Josineto Feitosa (SDD), realizou na tarde da segunda-feira (28 de outubro de 2013), uma Sessão Especial que tinha como objetivo discutir sobre o novo Marco Regulatório da Mineração.
No evento, 13 dos 15 vereadores marcaram presença, além do Prefeito de Parauapebas Valmir Mariano (PSD), autoridades representativas, secretários de governo, Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e populares em geral.
Sobre o Novo Marco Mineral
O novo marco prevê mudanças na cobrança da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) que é paga pelas empresas que atuam no setor a título de royalties pela exploração dos recursos. Segundo a proposta, a alíquota máxima passará dos atuais 2% para 4%, incidindo sobre a renda bruta das empresas e não mais sobre o faturamento líquido.
O projeto ainda estabelece novos requisitos para concessão dos direitos de exploração de minérios, além de determinar as normas de uso dos recursos minerais. Também cria o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), para a formulação da política para geologia e recursos minerais, e a Agência Nacional de Mineração (ANM), para fiscalizar as atividades de mineração e execução da política mineral brasileira.
Comissão de Parauapebas irá à Brasília
Na próxima quarta-feira (30), uma comissão formada por vereadores de Parauapebas irá se reunir com a Comissão Especial de Mineração em Brasília, com a intenção de mostrar as pautas de reivindicação da cidade de Parauapebas.
De acordo com Josineto Feitosa, a reunião é importante, “afinal, não podemos aceitar que o município de Parauapebas seja desprivilegiado neste novo Marco Mineral.O Brasil todo sabe da importância do município de Parauapebas para o país e nós não podemos ficar de braços cruzados e deixar com que a nossa cidade seja prejudicada, pelo contrário, iremos à luta pelo nosso povo”, destacou o vereador que achou produtiva a Sessão Especial que foi realizada em Parauapebas.
Reportagem e fotos: Bariloche Silva – Da redação do Pebinha de Açúcar

JIPs 2013 encerram e campeões são premiados

Parauapebas: JIPs 2013 encerram e campeões são premiados
Emoção e muita adrenalina marcaram os jogos finais e a premiação das categorias pré-mirim e mirim dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs) 2013, ocorrida na última segunda-feira (28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura. Centenas de expectadores, entre amigos, familiares e comunidade escolar, compareceram para prestigiar os pequenos atletas, com idade entre 8 e 11 anos. E os mirins não decepcionaram: deram o melhor de si e conquistaram aplausos e gritos de incentivo, além de muitas medalhas e troféus. Ouro, prata e bronze reluziram em seus pescoços, só não brilharam mais que os sorrisos de quem os carregava.
Uma das escolas destaque no evento foi a municipal Jean Piaget. Ela conquistou as medalhas de ouro e, é claro, os troféus de 1º lugar nas modalidades mini-handebol e handebol feminino, das categorias pré-mirim e mirim, respectivamente.
A aluna Rayssa Cunha, 9 anos, é uma das campeãs do mini-handebol, categoria pré-mirim, da Jean Piaget. Para ela, os JIPs trouxeram muitas novidades, entre as quais o trabalho em equipe e as novas amizades. “Conheci muita gente de outras escolas e aprendi sobre a importância de respeitar ainda mais os colegas. Senti uma sensação nova: a de ser campeã. Estou muito feliz por ter ajudado meu time a conquistar essa vitória”, ressalta a aluna-atleta, orgulhosa.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso também levou troféu de 1º lugar no handebol, só que masculino. O aluno Nadson Vinícius, do 5º ano, diz que o time teve de se dedicar bastante para alcançar essa conquista. “Treinamos muito, mas o incentivo e o trabalho da professora de educação física foram decisivos e o nosso maior trunfo”, comemora.
A professora dele, Sara Oliveira Martins, assegura que a responsabilidade e a dedicação dos pequenos fizeram toda a diferença nos treinos e no resultado. “Assíduos, pontuais e sempre prontos para encarar os desafios. Eles realmente fizeram por merecer o 1º lugar”, enfatiza Sara.
BALANÇO
No geral, as escolas da rede municipal ficaram com todos os primeiros lugares disputados nas seis modalidades e com quatro segundos lugares, o que evidencia os investimentos da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na formação de professores e nos resultados a serem alcançados pelos estudantes.
REGRAS DO JOGO
Competição escolar ensina valores e instiga exercício da cidadania
A coordenadora de Educação Física dos 1º e 2º ciclos da Semed e uma das organizadoras dos Jogos Interescolares de Parauapebas, professora Simone Moraes, lembra que o principal objetivo da competição é promover a integração dos alunos do município e desenvolver neles espírito crítico para o esporte e hábitos de vida saudáveis. Os jogos são, em suma, um dispositivo lúdico-esportivo por meio do qual os estudantes são levados a praticar cidadania.
“Além de atividade recreativa, os jogos interescolares são, para os alunos, uma atividade educativa. Eles aprendem sobre regras, disciplina, trabalho em equipe e, acima de tudo, desenvolvem hábitos de vida saudável”, relata a educadora.
O secretário-adjunto de Educação, Rui Santos Amorim, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira, também fizeram questão de participar do evento. Durante a cerimônia de premiação, os dois parabenizaram os atletas mirins pelo desempenho e enalteceram tais atividades para crianças e adolescentes.
“Democratização do respeito mútuo, honestidade e dignidade são premissas importantes para a formação da cidadania, e os JIPs contribuem para essa formação”, explicou Rui Santos, ao denotar a importância dos jogos na vida dos educandos.
Para que os jogos ocorram com segurança, de forma saudável e com qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Saúde (Semsa), além do apoio da Polícia Militar. Ao todo, são mais de 200 pessoas envolvidas na organização do evento estudantil.
PRÓXIMOS JOGOS
Os confrontos das categorias A e B, modalidades de handebol e futsal, masculino e feminino, terão continuidade nas próximas quinta e sexta-feira, das 7 às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo. Já a semifinal e a final ocorrem nos dias 9 e 10 de novembro, nas escolas Chico Mendes e Terezinha de Jesus, além do ginásio.
Lista dos premiados por modalidades e categorias
PRÉ-MIRIM
Mini-handebol Feminino
1º Escola Jean Piaget
2º Escola João Prudêncio de Brito
3º Colégio Fênix
Futsal Masculino
1º Escola Benedito Monteiro
2º Escola Carlos Henrique
3º Escola Jean Piaget
MIRIM
Futsal Masculino
1º Escola Chico Mendes
2º Escola Carlos Henrique
3º Escola Cecília Meireles
Futsal Feminino
1º Escola João Prudêncio
2º Escola Eunice Moreira
3º Escola Josias Leão
Handebol Masculino
1º Escola Domingos Cardoso
2º Colégio Conexão
3º Escola Jean Piaget
Handebol Feminino
1º Escola Jean Piaget
2º Colégio Fênix
3º Escola Paulo Fonteles

Você sabia?


Os 32 partidos políticos do Brasil informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que têm um total de 15.270.234 filiados.

Popular Posts