Seguidores

Parabéns ao blog do Branco

Reflexões e Provocações - Blog do BRANCO

Este blog tem o objetivo de analisar assuntos relacionados a política, educação, economia, meio ambiente e notícias relevantes. Está aberto a receber posicionamento de todos os lados garantindo a livre expressão e posicionamentos contrários sobre os temas publicados.

QUEM SOU EU

Minha foto
Parauapebas, Pará, Brazil
Paraense, nascido em Belém, sou professor. Formado em Geografia e com especialização em Geografia da Amazônia: sociedade e gestão dos recursos naturais. Iniciei minha militância política no movimento estudantil, fui vice-presidente do DCE da faculdade. Fui coordenador de ensino médio. Hoje sou professor concursado da rede municipal de ensino de Parauapebas. Atuo também na rede particular de ensino da referida cidade. Sou colunista semanal do jornal "Hoje".

Música - Sou Feliz, Aline Barros


Presidente do PT Tadeu Campos está em estado grave


Tadeu Campos, presidente do diretório do PT na capitl do minério está internado no Hospital Municipal de Parauapebas em estado grave.

Ele foi diagnosticado com um tumor na cabeça e será removido para Belém.

Boa sorte no tratamento amigo e companheiro Tadeu.

Morre a professora Carmen Queiroz


Faleceu a professora, pastora e servidora Carmen Queiroz que sofreu repentino enfarte miocárdio na madrugada do sábado 30.

Atualmente era vice-diretora da recém-inaugurada Escola de Educação Infantil Leide Maria Torres. No iniio da gestão Valmir Mariano, Carmen prestou relevantes serviços à frente do SINE.

O corpo foi sepultado em Marabá.

Lula diz que nova candidatura depende de reação de Dilma

BBkpYMm
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que só teria condições de ser candidato do PT e concorrer nas eleições de 2018 caso a avaliação da presidente Dilma Rousseff melhore e, então, ele tenha um legado para defender junto aos seus eleitores.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o político está preocupado com a crise política que atinge sua sucessora. A reportagem do jornal entrou em contato com alguns amigos e aliados de Lula. Eles relataram que o ex-presidente citou as eleições presidenciais de 1994, quando Leonel Brizola perdeu para o nanico Enéas Carneiro, terminando em quinto lugar. Esse fato ilustra o medo de Lula do que pode acontecer em 2018. Ainda de acordo com as fontes da Folha de S. Paulo, o político diz que não adianta pensar que ganharia votos apenas por ter decidido se candidatar, pois o eleitor olha para o futuro e não para o passado.
Para se candidatar, então, Lula considera que o governo precisa ter uma avaliação, no mínimo, de ‘regular’. Caso contrário, o PT deve escolher outro nome como candidato. Lula teria, inclusive, apresentado esses argumentos à Dilma.
No entanto, aliados ponderam que Lula tem se colocado como responsável pelo projeto petista e, como tal, a possibilidade de ver seu legado terminar dessa forma mexe com ele. A esperança do ex-presidente é que, após o lançamento do plano de concessões prometido para 9 de junho, Dilma organize uma agenda positiva e consiga melhorar sua imagem.

Música - Eu Amo Vocês 3


Um novo poder pode que vem abalando a política: As redes sociais! Quem não estiver preparado, vai cair na rede...

Resultado de imagem para as redes sociais
As redes sociais serão um capítulo a parte (e decisivo) na política nacional desde o ano passado e daqui para frente, acredite! Nem é preciso ir longe, você viu a repercussão da fala de um determinado vereador que caiu nas redes sociais e deu no que deu. 

“Debates” e “argumentos” prós e contra colocaram a política da capital do minério no trending topics regional e nacional, o que mostra que as redes sociais serão palco propício para políticos, politizados e indiferentes. Os vídeos, denúncias, dossiês e links brotam aos montes na rede, e usuários compartilham tudo que estiver ao alcance para atacar ou defender suas ideias.

O político estar presente nas redes é de suma importância, mas deve-se usar a inteligência! Me parece que nem todos os políticos acordaram para o poder das redes sociais. 

Pesquisa realizada pelo blogger no ano de 2014, sobre a atividade dos vereadores nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Marabá, Bannach, Floresta do Araguaia e Pau d'Arco na internet e redes sociais, conclui que 60% estão ausentes do universo digital. A desatenção desses políticos com o meio digital vai contra a tendência dos eleitores usarem cada vez mais as redes sociais e sites para acompanhar o trabalho dos mesmos.

Na mesma pesquisa coletamos que hoje cerca de 20% dos usuários de redes sociais seguem pelo menos 1 vereador.

Ainda segundo a pesquisa, nos últimos dois anos ocorreram mudanças na estratégia digital dos políticos: eles passaram a priorizar o Facebook e a desprezar ainda mais a comunicação por e-mail. 


Vou mais longe! Uma pesquisa IBOPE de novembro de 2013 apontou que dentre os participantes das manifestações, 91% tomaram conhecimento delas pela internet, sendo 62% pelo Facebook! Além disso, 75% dos manifestantes convocaram outras pessoas por meio das redes sociais. Ou seja, as redes permitiram que as pessoas saíssem de seu estado passivo, e passassem a ser elementos mobilizadores.

Essa mesma pesquisa IBOPE mostra que 89% dos manifestantes afirmaram ter muito interesse na política, e pasmem: 83% não se sentem representados por qualquer político! O que garante aos políticos um amplo “campo de trabalho” a ser desbravado, mas com inteligência, volto a dizer... E quem não sabe lidar com tudo isso tem problemas, não é à toa que o presidente venezuelano Nicolás Maduro mandou bloquear as redes sociais por lá, para conter a tensão e mobilização de protestos na Venezuela.



Concluindo -  Sempre se discutiu política, e isso é saudável! Mas a diferença, é que agora sua opinião pode ser ouvida, ou melhor, vista por muitos! Cuidado políticos, a rede está de olho em vocês...

Mantida pela Câmara do Deputados as coligações proporcionais

reforma politica
Camara-dos-Deputados comissão
A Câmara dos Deputados decidiu na quinta-feira (28) manter a coligação entre partidos nas eleições proporcionais, quando são escolhidos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Os deputados rejeitaram a proposta de permitir a aliança entre partidos somente nas eleições majoritárias- para presidente da República, governador e prefeito.
A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada a analisar a proposta de emenda à Constituição da reforma política. Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.
Na sessão da quinta, antes de optar pela manutenção das coligações, a Câmara decidiu para segunda semana de junho a análise de três itens da reforma: duração dos mandatos de cargos eletivos, coincidência das eleições municipais e federais e cota para mulheres.

Música - Babilônia em Chamas, Tribo de Jah


29 de maio dia do Geógrafo

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

Quero parabenizar todos os geógrafos pelo nosso dia, sou um eterno apaixonado pela Geografia, também pudera meu pai era um Geógrafo de carteirinha, creio que o melhor da cidade ao menos ouvia os alunos, os pais e os professores da escola falando.

Desde os 10 anos de idade (1980), já sabia os nomes de todas as capitais brasileiras, na época era status,rsrs, um menino saber o nome das capitais, também tinha em casa um pai Geógrafo que me ensinará com o brilho nos olhos as aventuras da Geografia.

Se hoje sou o que sou me inspirei muito no meu pai, o jeito de lidar com os alunos, as conversas no intervalo com a garotada, as estratégias utilizadas para prender a atençâo dos alunos nas suas inesqueciveis aulas na escola estadual senador Paulo Guerra na minha linda e veterna Cabrobó.

Muito bom ser um Geógrafo vivemos, ou, seja temos a obrigação de estarmos atualizados nesse mundo globalizado onde as coisas mudam no toque de mágica.

Amo a Geografia, sou Geógrafo. 

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. 

A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.
“O entendimento da nossa bancada é que [a reeleição] foi um instrumento que não se mostrou produtivo para o nosso país”, disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Operação Filisteu


A Operação Filisteu deflagada no dia 26 pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado na capital do minério entrará para história do município.

A operação, que contou com 01 procurador de justiça, 11 promotores de justiça, 38 policiais, 7 funcionários do Ministério Público e 15 viaturas realizaram uma varredura nunca antes vista deixando a população da capital do minério boquiaberta.

A partir dessa Operação muitas coisas mudarão na vida política de muitos que estão e dos muitos que virão, pois irão pensar duas vezes antes de fazerem coisas ilícitas. 





Filisteu - Natural ou habitante da Filístia. Pessoa inculta e vulgar com interesses apenas materialistas, não intelectual. 

Fulano só pensa em ganhar dinheiro, é um autêntico filisteu. 

Música - A Estrada, Cidade Negra


A vice-prefeita Ângela Pereira participa do maior congresso de gestão pública do Brasil



A vice-prefeita Ângela Pereira está participando do VIII Congresso CONSAD o maior congresso de gestão pública do Brasil o evento está acontecendo desde o dia 26 tendo seu termino hoje 28, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília-DF.
O VIII Congresso CONSAD tem como meta compartilhar padrões de gestão pública baseados na qualidade, na eficiência, no mérito, na transparência e no comprometimento.
O evento conta com palestras, mesas de debate e painéis com a participação de renomados especialistas no tema, além da apresentação de trabalhos científicos, que refletem boas práticas de gestão realizadas em todas as reiões do país e no governo Federal.

Brasil é o quinto país do mundo com mais mortes no trânsito

Resultado de imagem para brasil é o quinto pais em mres no transito
Com 45 mil mortes por ano, o Brasil é o quinto país do mundo com mais óbitos no trânsito. 

A maioria dos casos envolvem motocicistas.

É uma verdadeira guerra.

Professores decidem continuar a greve

banner_a_greve_continua_63_dias
Em assembleia geral professores aprovaram a manutenção da greve, com encaminhamento de mobilizar as escolas amanhã (28) e na sexta-feira (29), às 16 horas.

Com a continuidade da greve a relação entre sindicato e governo a cada dia só piora com isso prejudicando toda uma sociedade (professores, governo alunos e pais) de uma caótica educação a nível brasileiro.

Eleições do Sintepp movimenta professores



Os 144 municípios do Pará estão realizando as eleições para escolher os novos representantes do sindicato dos professores.

São 4 chapas concorrendo as eleições do sindicato de professores do estado do Pará.

Em Parauapebas o dia foi bastante movimentado onde 1 293 filiados irão escolher em qual chapa votarão nos dias 27 e 28 de maio.  

Poema - "Nuvens negras e obscuras pairam sobre o pebinha de açucar"!


 
"Nuvens negras e obscuras pairam sobre o pebinha de açucar"!

Suplicamos aos céus que os ventos alvissareiros as levem para o entulho dos precipícios ....

Pedro Russo - poeta parauapebense

Nota Oficial da PMP

 
Em respeito à população e no cumprimento do nosso dever, tendo em vista ação investigatória realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em curso no Município, que resultou em busca e apreensão de documentos e prisão de vereadores desta municipalidade, a Prefeitura Municipal de Parauapebas vem a público esclarecer o que segue:
- Por expressa determinação do Prefeito Municipal toda a administração está colaborando com o levantamento de informações de modo a garantir que as investigações corram da melhor forma possível;
- Em relação ao objeto das investigações que envolvem o processo administrativo de desapropriação de área para implantação do projeto social de habitação popular, o mesmo foi realizado em estrita observância da legislação regente, como se constata da documentação que instrui os procedimentos e que foi prontamente fornecida aos responsáveis pela operação;
- A Prefeitura Municipal de Parauapebas comunica a toda população que todos os serviços municipais encontram-se funcionando normalmente sob a responsabilidade de cada secretário;
- Em relação aos procedimentos referentes à Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, as providências legais são de responsabilidade da Mesa Diretora do Poder Legislativo e acreditamos que todas as medidas cabíveis estão sendo efetivamente adotadas;
A Prefeitura Municipal de Parauapebas reitera sua disposição em colaborar de forma transparente e objetiva com todo o processo investigatório em curso, de modo a que todos os fatos possam ser devidamente apurados, dentro dos ditames da lei.

Parauapebas, 26 de maio de 2015.

Popular Posts