Seguidores

Minuto Finanças - Por que o brasileiro está cada vez mais endividado?



As contas a pagar tornaram-se hábitos ousados e, um dos mais frequentes deles para muitos, que idolatram a verdadeira "fábrica de consumo". A cada instante, as pessoas inventam algo para comprar, a fim de satisfazer desejos, muitas vezes, desnecessários, por ter o prazer de ir às compras.

Tal desejo vai do simples, até o mais sofisticado produto, restando, no transcorrer dos próximos dez, doze meses ou mais, inúmeras parcelas, que somadas, extrapolam a capacidade da renda mensal. Tudo acontece muito rapidamente. Comprar é fácil, simples, basta ter crédito. O duro mesmo é como pagar todos os compromissos, tais como: contas fixas, variáveis e emergenciais, esta última, nos pega sempre de surpresa, sem avisos antecipados.


 Em pouco tempo, chegam as faturas do cartão de crédito, extrato bancário, com a indicação de que o limite foi utilizado - juros médios, ao mês (de 9,0%), boletos, carnês, etc.. Tudo devido ao resultado de realizar compras, sem necessidade; apenas para alimentar o velho hábito de realizar os desejos de estar comprando. 


Na prática, pode ser o início de um capítulo sem fim, porque as dores de cabeça foram criadas. Se este filme está ocorrendo, com você, pare, respire e reflita; pegue o lápis, papel e reúna a família. Com isso, saberemos um pouco de como planejar, administrativamente e, buscar as soluções para os problemas financeiros. 


O primeiro passo é o de se perguntar, por inúmeras vezes, se o que foi feito de forma não planejada, está correto?! As respostas são diversas, mas, o importante é conscientizar-se, porque está prejudicando-o hoje e, refletirá no amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts