Seguidores

RSP pode ter reeleição em 88% dos municípios

   

Na CAPITAL do DINHEIRO o atual prefeito Valmir Mariano vem para a reeleição.



Mais de 2 milhões de eleitores da Região Sudeste do Pará (RSP) vão às urnas em outubro deste ano para eleger o nome que comandará sua cidade pelos próximos quatro anos.

Pelo menos 20 prefeitos dos 39 que governam cidades da região têm caminho aberto para buscar a reeleição e contam com máquina pública e apoio político da Câmara de Vereadores para se manter no cargo.
O número de prefeitos aptos a buscar a reeleição é superior ao registrado em 2012. Há quatro anos muitos prefeitos da RSP disputaram o segundo mandato e alguns não tiveram a aprovação popular para seguir com o trabalho.
Para os cientistas políticos da RSP, os candidatos à reeleição podem tirar vantagem da máquina pública e dos cabos eleitorais dos vereadores — 90% dos prefeitos possuem maioria na Câmara. Porém, os cientistas políticos alertam para a possibilidade do efeito contrário se o prefeito não for bem avaliado pela população.
“A máquina pode funcionar muito, mas depende da performance do prefeito. Se ele tem base na Câmara, os assessores dos vereadores podem trabalhar como cabo eleitoral e trazer algumas vantagens. Mas eleição é sempre uma surpresa e pode acontecer algo durante a campanha”, avaliam os cientistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts