Seguidores

Dica de leitura

 
“Política Brasileira: como entender o funcionamento do Brasil”, de Tiago Valenciano e Rafael Egidio Leal e Silva surge com o intuito de preencher uma lacuna no mercado editorial explicar, resumidamente, o funcionamento da política no Brasil.
Situado no campo da ciência política – e porquê não na sociologia política, os autores pretendem (da introdução ao glossário final), demonstrar que a política não é um bicho de sete cabeças e esta pode (e deve) ser compreendida por todos.
O livro é dividido em seis partes. A primeira delas destina-se a explicar o universo da política, do poder, das formas de governo e a democracia, em especial, a brasileira. Na segunda parte, os autores definem qual é e como funciona o sistema político brasileiro e a famosa tripartição do poder. No terceiro momento, as principais ideologias políticas são contempladas. A principal questão desta parte é: afinal, ainda existem ideologias políticas no Brasil? A quarta parte é destinada aos partidos e as eleições no país. Na quinta parte, os autores abordam qual é o sistema eleitoral do Brasil e um dos temas do momento: a reforma política. A última parte está motivada pela seguinte questão: por quê o Brasil não dá certo?
Direcionado ao público em geral, o livro também pode ser utilizado por estudantes de ensino médio (pela facilidade na linguagem adotada), por acadêmicos das Ciências Sociais, do Direito, da Administração, da Filosofia, da História, enfim, dos diversos campos de conhecimento das ciências humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts