Seguidores

Saúde - Dicas de prevenção ao Câncer do colo do útero

Resultado de imagem para postasta e cancer de utero
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
 
O câncer de colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
 
O programa de screening desenvolvido pela Oncomed se aplica a mulheres que têm colo do útero, independentemente do histórico sexual.
 
Este programa não se aplica às mulheres com diagnóstico de carcinoma invasor de colo uterino no passado e já tratadas, às portadoras de lesões de alto grau pré malignas, ou mulheres com deficiência imunológica (tais como HIV positivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts