Seguidores

Minuto Finanças - Como economizar 10% do seu salário todo mês

 
Existem algumas regrinhas ou premissas que a maioria das pessoas recomenda e, quando se trata de finanças, uma delas é unanimidade: guarde sempre 10% do seu salário (ou dos seus rendimentos, se for autônomo) na poupança, para emergências. Só que ninguém diz muito bem como e por que fazer isso, não é verdade? Neste post, vou dar uma dica e um objetivo que funcionaram comigo.

Dica: guarde dinheiro gradualmente

Guardar 10% do seu salário todo mês é um hábito difícil e, como todos os hábitos difíceis, existe uma fórmulazinha mágica para fazê-los acontecer: começar aos poucos. Então, em vez de guardar 10% do seu salário logo no primeiro mês, guarde 1%. No mês seguinte, guarde 2%, e assim por diante.
Portanto, se você ganha R$3.000,00 por mês, ficará assim:
Mês 1 – Guardar 1% = R$30,00
Mês 2 – Guardar 2% = R$60,00
Mês 3 – Guardar 3% = R$90,00
Mês 4 – Guardar 4% = R$120,00
Mês 5 – Guardar 5% = R$150,00
Mês 6 – Guardar 6% = R$180,00
Mês 7 – Guardar 7% = R$210,00
Mês 8 – Guardar 8% = R$240,00
Mês 9 – Guardar 9% = R$270,00
Mês 10 – Guardar 10% = R$300,00
E então basta seguir guardando os 10%, ou mais, se achar que consegue.
Sempre que eu tentava guardar 10% do meu salário pela primeira vez, inevitavelmente precisava resgatar o valor antes do final do mês. Por quê? Porque eu não estava acostumada a viver sem aquele dinheiro. Era uma quantia muito grande tirada do meu orçamento para deixar de existir de uma hora para a outra. Assim, começar aos poucos me ajudou e, quando eu cheguei aos 10%, não foi tão difícil porque eu já tinha me habituado a guardar uma certa quantia todos os meses. Naquela altura, eu já sabia viver sem aquele dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts