Seguidores

Saúde - Caminhar é um excelente exercício, mas também merece cuidados

Parque do Sabiá, pista de caminhada e corrida (Foto: Daniel Nunes)
Caminhar é atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada. Para isso, basta usar uma roupa e um calçado confortável -de preferência um par de tênis que seja adequado ao seu tipo de pisada- e ir para rua ou esteira.
Além dos benefícios para a saúde que contribuem para a longevidade, pesquisas mostram que essa atividade física combate inclusive a depressão. Apesar de ser uma atividade que parece ser de baixo impacto, é necessário adotar algumas precauções.
Antes fazer qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico e verificar se há alguma restrição em relação à parte clínica. Depois, procure um profissional de Educação Física para que ele prescreva uma carga de exercícios que você esteja apto a realizar. É importante que a pessoa comece a caminhar numa intensidade baixa e, a medida que ela aquece, vá aumentando essa intensidade gradativamente - alerta Enrico Puggina, professor de Educação Física, de Ribeirão Preto (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts