Seguidores

Minuto Finanças - Como juntar dinheiro se você ganha pouco

como juntar dinheiro
Não são poucos os que dizem não ser possível juntar dinheiro porque com o que ganham mal dá para quitar suas dívidas do dia a dia.
Ledo engano! Mesmo quem não tem um alto salário pode, sim, juntar dinheiro, formar uma reserva para imprevistos, quitar as dívidas e ter uma vida financeira saudável.
Basta ter autocontrole, mudar um pouco os hábitos de consumo e saber se planejar. Ainda acha impossível? Pois então veja agora algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa: 

Saiba exatamente o quanto ganha e o quanto gasta

Para conseguir juntar dinheiro é essencial, antes de mais nada, saber exatamente seu total de receitas e de despesas. 

Mude seus hábitos de consumo

Juntar dinheiro ganhando pouco é possível sim, mas alguns hábitos precisam ser mudados para que você alcance esse objetivo com sucesso. Suas dívidas são majoritariamente relacionadas a lazer, idas ao cinema e jantares? Por que não restringir essas atividades a, por exemplo, uma vez por mês e economizar o dinheiro que seria direcionado a elas? Até mesmo as contas de consumo básico podem, com um pouquinho de esforço, ser reduzidas.
Separe o dinheiro a ser poupado logo que receber o salário
Uma das formas mais eficazes de se juntar dinheiro mesmo ganhando pouco é separando a quantia a ser guardada logo que o salário entrar. Dessa forma você não corre o risco de esperar sobrar uma quantiazinha no final do mês e acabar se decepcionando, já que isso raramente acontece. 

Guarde uma quantia para imprevistos

Juntar dinheiro é um hábito especialmente importante para quem não quer correr o risco de ser pego desprevenido por algum imprevisto — como uma conta inesperada ou um gasto alto com remédios, por exemplo. Se você não tiver de onde tirar a quantia vai acabar precisando recorrer a empréstimos ou ao cheque especial, com seu encargo de juros altíssimos. Separe uma quantia — como, por exemplo, 10% do que você gasta em uma roupa ou um sapato — para ser usada em despesas inesperadas. Sua carteira agradece.
Pronto para começar a revolução nas suas finanças então? Coloque nossas dicas em prática e nos conte aqui os resultados obtidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts