Seguidores

Darci venceu em 2012, por Leônidas Mendes

 
Friedrich Nietzsche costumava afirmar que o filosofo deveria ser como uma águia: voar alto para ver mais amplo! O que não significa ver melhor; mas, apenas mais distante; e, por isso, mais largo, mais racional, mais sensato.

Começo assim porque há muito não escrevo sobre a política de Parauapebas! Foi uma escolha: envolvi-me demais; participei diretamente da disputa; vivi de perto! Estive dos dois lados. Hoje evito escrever sobre aquilo que participei de perto, por dentro!

Mas, dado que agora Darci Lermen está eleito e Valmir Mariano foi derrotado, me atrevo a falar. Darci ganhou em 2012! Pois, lembro, hoje, de um dos domingos em que fui almoçar com Valmir Mariano.


Naquela tarde nos batemos, Valmir Mariano e eu, a avaliar a personalidade de Darci Lermen! Chegamos a conclusão que era avesso ao trabalho disciplinado, o que não quer dizer ao trabalho! Chegamos também a conclusão que era um talento nato! Aquilo que sempre faltou a Valmir Mariano! Pessoa absolutamente disciplinada, mas desprovida de qualquer talento, vez que pra àqueles que não dispõem de qualquer criatividade resta apenas a disciplina, o método: eis Valmir Mariano, convivi o suficiente pra dizê-lo!

Hoje, sabedor dos resultados das eleições de 2012 e 2016, posso lembrar daquele domingo, que, soube depois, Valmir Mariano sempre negou! Mas, percebi ali que Darci Lermen havia vencido, inclusive a mim! Pois, Darci Lermen, antes de todos, percebeu o caráter de Valmir Mariano!

Darci Lermen percebeu que Valmir Mariano era incapaz de cuidar de Parauapebas, de seu povo, de seus problemas, pelo simples motivo que é incapaz de qualquer ato nobre, criativo, inovador!

Pessoas como Valmir Mariano precisam da disciplina dos ineptos, dos obreiros, sem ofendê-los, é claro! Darci Lermen precisa do sucesso, da ousadia, da indisciplina, pois, sabe que a “fortuna favorece aos ousados”!

Provavelmente, Darci Lermen não dará conta dos problemas de Parauapebas, mas trará esperança, transmitirá o otimismo que só o talento pode trazer e fará com que nossa cidade respire ares melhores que os dias atuais!

Darci Lermen cuidará melhor de nossa cidade e de sua gente! 


Sol do Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts