Seguidores

Pardos

Resultado de imagem para PARDOS
Pela primeira vez, os brasileiros que assim se declararam igualaram-se em número aos que se dizem brancos, cada grupo com 45%, segundo IBGE.

Pardo é um termo usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para configurar um dos cinco grupos de "cor ou raça" que compõem a população brasileira, junto com brancos, pretos, amarelos e indígenas.


Nas pesquisas do Censo feitas pelo IBGE, é apresentada uma relação com as cinco nomenclaturas utilizadas e as pessoas precisam indicar a qual cor pertencem. Segundo Petruccelli, cada pessoa tem liberdade para dizer a sua classificação. Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. "Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região", afirma.

Um comentário:

  1. Essa "categoria" de classificar os
    brasileiros de "PARDOS" é uma aberração étnica.É uma inverdade chamar o povo brasileiro de "sem cor"pq está expressão significa isso.É necessário que se tenha uma nova categoria neste contexto "mestiço"..

    ResponderExcluir

Popular Posts