Seguidores

Saúde - Mandioca: tesouro brasileiro reconhecido pela Organização das Nações Unidas

 
Dá para duvidar da excelência da mandioca? Para ser eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século XXI é porque é realmente muito especial!

Mandioca, uma raiz muito preciosa

Não terá sido por acaso que os indígenas adotaram a mandioca como parte integrante da sua alimentação. A mandioca tem uma composição incrível, que fazem dela uma obrigação para quem gosta de cuidar da saúde. Combina dois carboidratos, a amilopectina e a amilose, que atenuam a liberação de glicose no organismo. Assim há menos chances dos níveis de açúcar elevarem demasiado, o que vai reduzir o risco de diabete tipo 2.
A riqueza da mandioca não se fica pelos carboidratos. Fibras, vitamina C e minerais preciosos como o potássio, o magnésio e o cálcio são parte do grande tesouro que é esse alimento. Se cozinhar a mandioca na frigideira com fio de óleo vai ajudar a conservar esses nutrientes.
Hoje em dia, devido à experimentação e cruzamentos entre espécies, a polpa da mandioca é mais amarelada. Esses tons provenientes dos carotenoides conferem propriedades antioxidantes que atuam sobre o envelhecimento.
O efeito de saciedade é prolongado pela conjugação entre amido e fibras que vai colocar travões em seu apetite. Mas seus benefícios não ficam por aqui. Também contribui para o aumento do fôlego, o que faz com o corpo demore mais a cansar.
A mandioca impera na culinária brasileira devido à grande versatilidade. A farinha é rainha da cozinha sertaneja. E o tacacá é um caldo de mandioca famoso e obrigatório nos restaurantes do sul do país. A tapioca, possível de rechear ao gosto de cada um, virou um prato tendência à venda por todo o Brasil.

Como escolher mandioca?

  • Preste atenção na raiz da mandioca quando estiver fazendo a sua compra. A raiz deverá ter uma tonalidade uniforme e embora a sua cor possa variar, não deve ser cinzenta.
  • Não escolha mandiocas que apresentem manchas ou estrias obscurecidas.
  • Para amaciar a mandioca deixe-a demolhada na água do cozimento até ser hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts