Seguidores

Minuto Finanças - Como fazer um bom Planejamento Financeiro Pessoal?

Fazendo um Planejamento Financeiro
Fazer um bom Planejamento Financeiro definitivamente não está na lista das atividades mais prazerosas de nossa vida! E tampouco se encontra na lista de prioridades da grande maioria das pessoas. Da mesma forma que é difícil fazer regime (afinal, bom mesmo seria poder comer tudo aquilo que se gosta e na quantidade que bem entender), é preciso muita disciplina e força de vontade para se ter um bom planejamento financeiro. Apesar disso, esta atividade se torna cada vez mais importante nos dias de hoje, ainda mais em tempos de crise!
O planejamento e o controle financeiro exigem das pessoas algo simples, mas ‘dolorido': trocar uma satisfação imediata (a compra de uma roupa nova ou uma TV de última geração) por uma promessa de equilíbrio financeiro no futuro. Isto pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com o tempo, e um pouco mais de esforço e de disciplina, poderá se encaixar em nossa rotina.
Para “ajudar”, vivemos em uma sociedade consumista onde tudo à nossa volta (propaganda, busca de reconhecimento e status, etc.) nos leva a querer mais e mais, mesmo quando não é necessário.
O Planejamento Financeiro nos ajuda não somente a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais do que isso. Ele nos permite buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Assim, fica mais fácil ter dinheiro para pagar as contas, estudar, sair com os amigos, casar, viajar, comprar um  carro, comprar uma casa, educar os filhos, para os imprevistos da vida, para uma aposentadoria tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts