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Saúde - Novas provas indicam que sucos de fruta e refrigerantes aumentam o risco de gota

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Por Dr. Mercola
A gota é um tipo de artrite caracterizada por dor, rigidez e inflamação das articulações. Ela pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas geralmente acontece no dedão do pé.
A rigidez e o inchaço são consequência do excesso de cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações, e a dor associada a essa doença é causada pela resposta inflamatória do corpo aos cristais de ácido úrico.  
A gota afeta entre 2 e 5 milhões de americanos, e o número está aumentando, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países em desenvolvimento.
Isso não é surpresa, pois o principal motivo de aumento na incidência deste tipo doloroso de artrite é devido à nossa alimentação moderna, que é repleta de frutose, principalmente na forma de xarope de milho rico em frutose (HFCS).

Novas provas confirmam a conexão entre frutose, ácido úrico e gota

O mais recente estudo da JAMA, citado acima, utilizou dados coletados por 22 anos do Nurses' Health Study, estudo que incluiu quase 79.000 mulheres.
A análise mostrou que as mulheres que beberam mais de duas latas de refrigerante por dia apresentaram probabilidade duas vezes maior de desenvolver gota, em comparação com as mulheres que raramente bebiam refrigerante.
O consumo de 350 ml ou mais de suco de laranja todos os dias teve praticamente o mesmo efeito.
Além disso, conforme divulgado pela CNN:
"As mulheres que beberam somente um refrigerante ou um copo de 180 ml de suco de laranja por dia tiveram risco 74% e 41% maior, respectivamente, em comparação às mulheres que beberam raramente.
A culpa parece ser da frutose, diz o principal autor do estudo, o médico Dr. Hyon Choi, professor na faculdade de medicina da Universidade de Boston".
Um estudo semelhante com homens foi publicado dois anos atrás.
Nesse estudo, os homens que ingeriram duas ou mais bebidas gasosas açucaradas por dia tiveram um aumento de 85% no risco de gota do que aqueles que consumiram menos de uma bebida por mês.
O risco aumentou significativamente entre os homens que tomaram cinco a seis doses de bebidas gasosas açucaradas por semana. O suco de fruta e as frutas ricas em frutose, como laranja e maçã, também aumentaram o risco.
É por isso que eu sempre recomendo prestar igual atenção à frutose consumida na forma de sucos de fruta e até mesmo frutas inteiras, e não só à frutose de refrigerantes e alimentos processados.
Como regra geral, recomendo limitar o consumo total de frutose em 25 gramas por dia, seja ela oriunda de QUALQUER fonte.
Como praticamente todos os alimentos processados contêm HFCS, é interessante que a maioria das pessoas também limite a frutose total da fruta em 15 gramas por dia. Você pode facilmente ultrapassar o limite máximo de 25 gramas devido a essa frutose "oculta" na alimentação, mesmo que não tenha consumido nenhum refrigerante ou fruta... 

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