Seguidores

Minuto Finanças - Por que é tão importante ter uma reserva financeira (e como fazer)?

Resultado de imagem para ferro para guardar dinheiro
Muitas pessoas acabam enfrentando problemas financeiros por não seguirem uma ideia simples: fazer uma reserva financeira (ou fundo de emergência). Algumas acham desnecessário, outros sequer pensaram nisso por desconhecimento, mas uma coisa é fato: fazer uma pode tornar sua vida bem menos estressante e mais tranquila — e até mesmo mais prazerosa. Entenda por que é tao importante ter uma reserva financeira e saiba como criar uma. 

Uma reserva serve para todo e qualquer motivo emergencial que possa surgir, evitando dívidas, necessidade de recorrer a empréstimos e/ou cheque especial, e aliviando dores de cabeça futuras. Um outro ponto importante para o fundo de emergência é que ele pode ser extremamente útil em caso de perda de emprego, podendo ajudá-lo a manter as contas em dia até que se consiga uma nova vaga. 

Como fazer uma reserva financeira?
Há diversas formas de criá-la. Não é possível esperar que venha uma grande quantidade de dinheiro a curto prazo (como venda de férias, dinheiro advindo de herança, venda de carro, 13º salário, abono salarial ou participação nos lucros da empresa). O ideal é que ele seja construído aos poucos, com pequenos depósitos todo mês de parte do seu salário ou do que sobrar no final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts