Seguidores

Série - Parauapebas 29 anos de sucesso - Chico Brito 1º administrador


Resultado de imagem para chico brito parauapebas
A origem do município de Parauapebas, a história política, os acordos que foram feitos para que se criasse o município, o grande e eterno Chico Brito fez parte como o primeiro administrador do Núcleo Urbano de Parauapebas, criado pela então Companhia Vale do Rio Doce.  


No final de 1982 as obras do Núcleo Urbano de Parauapebas já estavam em andamento e a Vale incumbiu o Administrador da Coordenação de Obras de Marabá, José Francisco de Brito, de supervisionar o andamento das construções do projeto. E no mês de março de 1983, após levado seu nome ao Presidente da República, General João Batista Figueiredo, Francisco Brito foi nomeado, juntamente com o prefeito de Marabá, (que era Área de Segurança Nacional), como “Administrador Regional de Parauapebas”, com a responsabilidade de dar início à implantação da cidade.

O grande e eterno Chico Brito inaugurou o prédio da Prefeitura (onde atualmente funciona a Secretaria de Ação Social de Parauapebas), a Delegacia Pública e a cadeia (que funcionaram ao lado da atual SEMAS, até serem queimadas pelos garimpeiros), inaugurou o Hospital Público, atual Hospital Municipal, após firmar convênio para essa finalidade com o SESP, e iniciou a distribuição dos lotes para quem quisesse se estabelecer na localidade. Em seguida o grande e eterno Chico Brito, como é conhecido, inaugurou a Escola General Euclydes Figueiredo, já com cursos de 1º e 2º graus.

Resultado de imagem para chico brito parauapebas
O grande e eterno Chico Brito foi vereador na primeira legislatura 1988-1991, depois de 22 anos, assumiu a secretaria de Cultura em 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts