Seguidores

Minuto Finanças - Como andam as suas finanças?

DSOP Educação Financeira Você sabe como andam as suas finanças?
Grande parte das pessoas não tem uma visão clara de como andam suas finanças. Mesmo as mais cuidadosas, que mantêm planilhas de gastos, as fazem muitas vezes de forma automática, sem dar atenção às pequenas despesas, que por passarem despercebidas acabam sendo como vazamentos no orçamento.
Portanto, assim como um médico faz antes de receitar um medicamento para um problema de saúde, é preciso fazer um diagnóstico detalhado da vida financeira para identificar a causa dos problemas.
O acompanhamento contínuo não deixa de ser importante, mas esta primeira ação servirá de guia, bem como um exame feito há pouco tempo, para saber onde estão os erros e porque há dificuldade em manter as finanças em ordem.
Assim, aos poucos, passará a estar mais atento(a) aos gastos pequenos que muitas vezes passam despercebidos, como por exemplo ir ao cinema e considerar apenas o valor dos ingressos, deixando de lado o custo com o estacionamento e a pipoca, ou comprar itens em promoções do tipo “leve 3, pague 2” sem analisar o preço unitário.
O diagnóstico financeiro deve ser feito uma vez por ano ou sempre que aconteça uma mudança no padrão de vida. Basta anotar durante 30 dias todos os gastos, separando por categoria, como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.
Com este controle em mãos, é possível diminuir ou eliminar despesas supérfluas e conseguir poupar para realizar os sonhos, tanto individuais quanto familiares, e readequar o padrão de vida para restante do valor, passando a consumir sem peso na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts