Seguidores

Astrônoma cega e estuda as estrelas pelo som.

Wanda Diaz-Merced astrônoma cega que aprendeu a escutar as estrelas...

Quando pequena, ela sonhava em dirigir um ônibus espacial. As aulas de matemática e ciência eram suas preferidas na escola que frequentava em Guarabo, cidade de 45 mil pessoas em Porto Rico conhecida por suas escadas.Talvez por viver em um local em que os caminhos apontam para o céu, Wanda Diaz-Merced sempre foi fascinada pelas estrelas, sendo naturalmente levada a estudá-las. Mesmo quando perdeu a habilidade de apreciar o céu com os olhos, não abandonou esta paixão. 

Wanda tinha 19 anos e ainda era estava na faculdade de física, na Universidade de Porto Rico, quando começou a perder a visão por complicações da diabetes. Dez anos depois, ficou totalmente cega. Com a vontade de estudar os astros ela passou, então, a escutá-los. Utilizando um método de "sonificação", que transforma dados captados a partir de telescópios e satélites, como a luz, em música, ela estuda rajadas de raios gama, geradas a partir da explosão de estrelas.

A astrônoma terminou seu doutorado e hoje lidera o projeto AstroSense, que tem por intuito promover a inclusão de deficientes visuais na astronomia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts