Seguidores

Celebração da vida, Sandro Vilhena


O Setembro Amarelo, movimento mundial de conscientização e prevenção do suicídio, tem suscitado enfoques dos mais variados contextos, para entendermos as causas e o que leva a pessoa a tirar a própria vida. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e sapatosO que precisamos dar enfoque, é que a depressão e os aspectos pessoais, como a família e sua estrutura, e os externos, como a influência dos meios digitais e a sociedade consumista, devem fazer parte do diagnóstico inicial, para a tomada de medidas, sejam por leigos ou especialistas no assunto. 
A imagem pode conter: 1 pessoaVivemos, muitas vezes em "ilhas", que evidente separam aquilo que nos distinguem dos outros animais: a inteligência racional e a capacidade de amar, mostrando sensibilidade pelo outro e o ajudando a levantar-se. A Sociedade Brasileira de Psiquiatria (ABP), endossa que vivemos com conturbações emocionais, como jamais em outra era, e que como moléstia da psiquê, devemos tratá-la. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e quadra de basquetebolEm outra palavras, vivemos em uma sociedade doente, refém das sombras do medo, ansiedade e angústia, resultados do desamor, fobias, egoísmo e abandono. Refletir e agir, é apenas o começo da ação coletiva, que cada um de nós deve fazer, sejamos pais, professores, amigos ou meros desconhecidos. O diálogo e a valorização da vida, prevalecem no caos. Assumamos o compromisso pela vida e lutemos para salvarmos vidas. A luz do ser humano, só brilha quando em reflexo com o outro. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e quadra de basquetebolNão deixemos que as trevas da morte precipitada, silencie e entristeça nosso viver. Vamos conversar? 


Sandro Vilhena, poeta e historiador.

6 comentários:

  1. Parabéns meu amigo nunca duvidei de sua capacidade orgulho de ser seu amigo a mais de 30 anos um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu poeta é 100000000000.
    Sandro Vilhena, sucesso sempre que Deus continue lhe abençoando com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! A vida e sua continuidade, depende das ações que empreendemos

    ResponderExcluir
  4. Texto interessante e reflexivo! Parabéns pela mensagem repassada.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante falar sobre esse assunto. Parabéns, pela iniciativa e pela qualidade dos conteúdos apresentados.
    Tony

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meu querido sobrinho Sandro vilhena



    ResponderExcluir

Popular Posts