Seguidores

Feliz dia do Professor _ Ser e Estar Professor, Sandro Vilhena


Resultado de imagem para blog do alderi ´poeta sandro vilhena
Dentre os ofícios mais emblemáticos e de mais recorrentes reflexões, está a profissão de professor. Entre os desafios dolorosos, estão: carga horária desgastante, baixos salários, precariedade de instalação/espaço escolar, falta de valorização do magistério, material didático insuficiente e em alguns casos, ataques vis à classe e sua honra. 

Ser professor(a), é uma opção altruísta, de crença transcendente, de crença na raça humana e na superação de seus vários abismos, sejam sociais, psíquicos, familiares e outros dramas. Ser professor, é construir no cotidiano das salas de aulas, estradas para a libertação da cidadania. 

Missão, realmente para vocacionados. Ser mestre do conhecimento, é saber dosar, lições contextualizadas, que rompam com antigos estigmas e abordagens padronizadas. 

Os mestres ensinam a ver com sabedoria. Escrevem vidas, que levam anos para ficarem prontas. Estar professor, é transitório, passível de distorções de lições e de condução de assuntos. Estar professor, pode ajudar uma etapa, a do autor, mas nunca alcançar a comunidade. Por quê? Porque jamais impregnará luz, naquilo que ensina. Sem os verdadeiros mestres, seríamos bárbaro e toscos, incivilizados e com a mentalidade doente. 

Aos professores e suas sublimes lições, haverá sempre o encantamento da alma e a vida vibrará, com os acordes da restauração e de sua infinita possibilidade.



*Sandro Vilhena, professor na escola municipal Eunice Moreira e poeta.

Um comentário:

Popular Posts