Infestação de muriçocas incomoda população de Cabrobó

E a muriçoca çoca çoca çoca çoca çoca
E a muriçoca pica pica pica pica pica
Hoje a muriçoca çoca çoca çoca çoca çoca
Eu disse pica pica pica pica pica (Fragmentos da música Muriçoca do Rei da Cacibimha) 
Zumbido irritante no ouvido à noite, picadas que não param de coçar e até pequenos arranhões com sangue. É difícil encontrar quem não tenha sido vítima dos pernilongos na "Terra da agente de saúde Maza".

“Faz dias que a gente está nesse ataque dessas muriçocas, quando chega a noite a gente não consegue dormir”, relata o auxiliar de vendas Alberto Albuquerque, 45. “Já está com mais de duas semanas. Eu liguei para vários órgãos da Prefeitura. Eles ficaram empurrando de um órgão para o outro” acrescentou Albuquerque.

"Até no quarto com ar condicionado elas entram. As pessoas não sabem mais o que fazer. Onde elas picam, fica inchado, coça e vira ferida", destaca Neucimar.

Segundo o médico especialista em saúde comunitária e da família, Raimundo Lustosa de Cabral, é preciso ficar alerta para os perigos dos ataques de pernilongos. As reações alérgicas causadas pelas picadas podem se transformar em urticárias, erupções cutâneas caracterizados por forte prurido. A forte coceira origina feridas que podem acarretar infecções bacterianas.

O grande problema é que os ex-prefeitos e o atual Galego Petrobras (Avante) tem em mente apenas fazer limpeza, isso resolve momentaneamente. Um olhar para além da saúde pública se faz necessário para entender o que faz a população conviver com esse mosquito há décadas.

O prefeito midiático e vendedor de ilusões, Galego Petrobras sabe que para combater o pernilongo são necessárias ações de saneamento básico no esgoto e no canal a céu aberto, repositórios perfeitos de ovos e larvas. Durante todo o ano de 2020, nada foi feito pelo prefeito para solucionar o problema que assola a população há décadas. O prefeito pegou o vírus do ex-prefeito Marcílio Cavalcanti que só fazia limpeza no canal que corta a cidade.  

Vida que segue..



Nenhum comentário:

Postar um comentário