A Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu, em sessão especial na tarde deste domingo (15), o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como novo governador para um mandato tampão até 31 de dezembro. Ele terá como vice o médico José Wanderley Neto (MDB), que já foi vice-governador do estado entre 2005 e 2008.
Dantas foi eleito com 21 votos dos deputados. O deputado Antônio Albuquerque (PTB) votou em branco e outros dois deputados faltaram à sessão.
Com um atraso de 13 dias, a eleição indireta confirmou o favoritismo de Dantas e mantém o grupo emedebista, comandado pelo senador Renan Calheiros (MDB) e pelo ex-governador Renan Filho (MDB), no poder no estado.
Desde 2015, Alagoas é comandada pelo MDB, que teve Renan Filho eleito em 2014 e reeleito em 2018. O ex-governador renunciou no dia 2 de abril para poder disputar a cadeira alagoana ao Senado.
Para a cientista política Luciana Santana, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), a eleição de Dantas dá início ao processo pré-eleitoral de outubro no estado —que deve ter uma disputa nacionalizada.
"Teremos de um lado o grupo do Arthur Lira, que é declarado um grande aliado do presidente Jair Bolsonaro— e, de outro, Dantas com os Renans e o apoio aí ao ex-presidente Lula. Será uma disputa grande envolvendo mais espaço e poder em Alagoas", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário