Cabrobó _ O Valor de Uma Causa

Nós, cabroboenses, precisamos nos espelhar nos exemplos de desenvolvimento de municípios, estados e países que deram certo. Não podemos mais nos dar o direito de aceitar a realidade imposta pela falta de inovação na administração pública.

Há um caso muito interessante que está nas manchetes dos jornais: Rússia!

A Rússia, assim como o Brasil, na década de 90, era um país subdesenvolvido. A primeira, após a dissolução da União Soviética em 1991, desenvolveu um ideal nacionalista, acumulou reservas de mais de 3 Trilhões de Reais, investiu em equipamento militar e possuía uma economia em franco desenvolvimento alicerçada em sua riqueza natural.

O segundo, passou por um processo dramático de bloqueio das reservas em poupanças individuais, instaurou a nova moeda, estabilizou a inflação galopante, acumulou quase 2 Trilhões de Reais em reservas, porém foi incapaz de unir a população em torno de um ideal nacionalista e de desenvolvimento.

Pois bem, o caso brasileiro é o mesmo de Cabrobó a "Terra da agente de saúde Maza" !

Vivemos anos de subdesenvolvimento e dependência da agricultura de monocultura, até que foram diversificadas as culturas e adveio a obra da Transposição do Rio São Francisco, fazendo-nos conhecer e exigir o que de bom há país afora.

É nesse momento que deixamos de aproveitar o “chute na bunda” que levamos pra “ir pra frente” e não fizemos o dever de casa. A classe política, já misturada ao capital econômico, deixou de se unir e de unir o povo em torno de uma causa comum.

O enraizamento do sentimento de vantagem pessoal, em detrimento da coletividade e do bem comum, foi implantado dentro do Poder Executivo Municipal.

Nenhuma, absolutamente nenhuma administração foi hábil a traçar planos e metas, com a participação da sociedade, para que Cabrobó pudesse ser exemplo numa região de dificuldades. Ao contrário, aos que se alimentam na mesa do rei, tudo, à coletividade, nada! Mas eu estou falando da coletividade enxergada como uma coisa una e indivisível.

Estamos indo, apenas indo!

E aí fica a questão: qual é o líder que vai incutir na mente do nosso povo cabroboense o valor desta causa, da necessidade de construirmos uma Cabrobó melhor, de oportunidades?

Analisem os nomes à disposição, porque o que o Novo que hoje comanda não cumpriu essa promessa! Continua a alimentar aqueles que comem na sua mesa e a praticar a mesma política pequena!

E, um povo que pensa pequeno ou individualmente, pequeno e individualista será!

Vida que segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário