Brasileiro compra menos frango e mais hambúrguer congelado para economizar

A dona de casa Luany Porto Maranhão, 41, está sentindo na pele o aumento dos preços e está trocando itens no mercado para conseguir comprar a alimentação para sua família. Deixou de comprar carne para fazer hambúrguer caseiro e agora só compra hambúrgueres congelados, e também diminuiu muito o consumo de frango. Quando compra a proteína, é o frango inteiro, porque é mais barato e rende mais.

No almoço, tenta comer de forma mais saudável e, no jantar, tem de comer lanches. Luany faz parte da estatística. Uma pesquisa da Kantar diz que o número de vezes que os brasileiros consomem frango no almoço e no jantar caiu 11% nos últimos 12 meses acumulados até junho deste ano em comparação com o mesmo período um ano antes. Segundo o levantamento, a comprar de frango deu lugar a ultraprocessados, como os hambúrgueres e salsichas.

Enquanto houve queda no consumo de frango, subiu o consumo de linguiça (21%), hambúrguer (23%) e salsicha (27%). 

"Eu costumava fazer hambúrguer caseiro, mas o quilo do patinho está muito caro, então não faço mais. Passei a comprar o pacote congelado", afirma Luany.

"Antes eu comprava filé de frango. Agora, quando compro, é só o frango inteiro, porque sai mais barato e invento outras receitas para usar todas as partes", afirma Luany.

Nos últimos 12 meses, o frango inteiro ficou 12,65% mais caro. O frango em pedaços aumentou 17,91%, de acordo com os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário