Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.
Trabalhar com jovens e adultos é um desafio que exige muita dedicação por parte do educador, pois, trata-se de um universo em que o aluno não está habituado ao ambiente escolar, e desta forma, o professor tem como missão buscar meios de integrá-los tanto à vida educacional como inseri-lo na sociedade.
Na Formação Continuada oferecida pelo Departamento do CEPEJA, EJA e Educação Prisional que tem como líder a professora Célia Brandão e sua equipe formada pela Rosângela Costa, Lili Santos e Joseilton Correia focaram na questão que o educador da EJA, CEPEJA e Educação Prisional devem propor um ensino que almeje resgatar a cidadania do indivíduo, bem como sua autoestima e também o interesse de participar da sociedade, a partir da promoção de situações que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, sem deixar de considerar os conhecimentos e habilidades de que esses sujeitos dispõem adquiridos de modo informal, em suas experiências acumuladas, cotidianamente, na comunidade onde vivem e nos espaços de trabalho.
A Formação foi bastante produtiva onde todos os professores participaram dando soluções de como melhorar o ensino em prol dos alunos, assim como colocaram alguns obstáculos que precisam ser superados.
Vida que segue...
Nenhum comentário:
Postar um comentário