Flamengo foi campeão em uma grande final, cheia de alternativas

Adorei o jogo final da Copa do Brasil, não porque tenha sido espetacular, mas porque foi cheio de alternativas. 

O Corinthians interpretou bem o jogo, marcando pressão na tentativa de tirar o espaço do Flamengo. O problema é que o time do Dorival Jr tem muita criatividade: é o ponto mais forte dessa equipe desde a formação de 2019.

O adversário chega até a dificultar o jogo leve que o Flamengo tem, mas quando surge um pequeno espaço para os jogadores do meio para frente raciocinarem, eles conseguem com muita inteligência clarear a jogada.

Por exemplo: o Corinthians começou melhor a partida, mas bastaram seis minutos para Arrascaeta e Éverton Ribeiro fazerem uma jogada precisa no toque, mas muita rápida no raciocínio, para o Éverton, de primeira, deixar o Pedro na cara do Cássio para fazer o gol.

O time do Vítor Pereira não se abateu e continuou o esquema definido para esse jogo: marcar forte e tentar ser agressivo. Mas tudo tem um efeito colateral e o desse esquema é que, quando o time perde a bola, fica com buracos atrás. E, nesse ponto, o Flamengo é mortal. 

Pênaltis não são uma loteria como muitos falam, mas muito treinamento. E, na hora de bater, entra mais o lado psicológico do que o físico. Todos vão cansados, mas aqueles que estiverem mais convictos do que vão fazer e com o emocional melhor, levam vantagem. 

Em uma disputa de título, esse emocional pode alternar durante as batidas, e os jogadores precisam estar super focados.

Os jogadores estavam concentrados, assim como os goleiros, que foram muito bem nas batidas alternadas. 

O Cássio fez a sua parte muito bem, pegando um pênalti, e os únicos que tentaram bater com força perderam, que foram o Fagner e Matheus Vital. Mas nessa hora não dá para responsabilizar ninguém, porque tem esse fator emocional muito forte.

O Flamengo, por sua vez, foi tranquilo. Mesmo quando perdeu o primeiro pênalti, nenhum jogador ficou ansioso e fugiu do seu jeito de bater a cobrança. E foi campeão da Copa do Brasil com muito mérito, assim como seria com méritos também se fosse o Corinthians. 

Por fim, Flamengo e Corinthians fizeram dois jogos muito equilibrados. Achei o Flamengo muito melhor na Neo Química Arena, e o Corinthians muito melhor no Maracanã. 

Parabéns ao Flamengo, que tem uma grande equipe!


Casa Grande


Nenhum comentário:

Postar um comentário