Escolas públicas: um terço dos professores dá aula para mais de 300 alunos ao ano

Um terço dos professores brasileiros que atuam em escolas públicas dá aula para pouco mais de 300 alunos por ano. Outro dado relevante sobre o ensino público é que a média é de 525 estudantes por professor.

O levantamento foi feito pela Fundação Carlos Chagas (FCC), em parceria com o Itaú Social e a Associação D³E.com.br, a partir de dados do Censo Escolar e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para trazer esses números, o estudo fez um recorte entre os profissionais que atuam nas categorias ensino fundamental, do 6º ao 9º, de outros países.

O excesso de alunos e a exposição a uma carga horária extensa enfrentada pelos profissionais da educação são a causa de indicadores educacionais de baixo rendimento. A recomendação nacional estipulada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) é que os profissionais tenham no máximo 300 estudantes por ano, mas não há uma política pública ou de fiscalização que restrinja a atuação dos professores.

"Nesses países, os professores dão aulas para menos alunos porque conseguem se fixar em uma única escola. No Brasil, a política de contratação não dá essa condição, e o docente precisa ter uma jornada ampliada em sala de aula, com muitas turmas para atender", explica Gabriela Moriconi, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Para a pesquisadora em Políticas e Práticas de Educação e Formação de Professores pela FCC, também responsável pelo levantamento, essas questões dificultam o desenvolvimento e aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores. Com isso, ficam prejudicadas a percepção de dificuldade de aprendizagem do aluno e questões comportamentais em sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário