Calor afeta o coração e aumenta o risco de ataques cardíacos

Estamos vivendo uma grande onda de calor em pelo inverno, e isso faz imaginar como será o verão. O corpo todo é afetado pelo calor intenso, e abaixo vamos entender melhor qual é o impacto no coração. Ou seja, vamos tentar entender os efeitos cardiovasculares, riscos e cuidados com esse calor. Um artigo do ano passado da Universidade de Harvard nos apresenta esses efeitos, que vamos discutir a seguir.

A exposição ao calor elevado não só aumenta o risco de exaustão pelo calor e insolação, mas também pode representar um fardo especial para a saúde do coração. As altas temperaturas estressam o sistema cardiovascular e fazem o coração trabalhar mais. Isso pode aumentar a chance de ataques cardíacos, arritmias cardíacas (batimentos cardíacos irregulares) e insuficiência cardíaca.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, a interação entre calor elevado e doenças cardiovasculares contribui para cerca de um quarto das mortes relacionadas ao calor. E quanto mais alta a temperatura, maior a ameaça. Um estudo publicado na revista Circulation em 2020 analisou as taxas de mortalidade cardiovascular ao longo de sete anos no Kuwait, onde as temperaturas diurnas podem atingir mais de 40ºC nos meses mais quentes. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre o aumento das temperaturas e o risco de mortes cardiovasculares, com a maioria ocorrendo entre temperaturas de 35 graus a 42 graus celsius.





Nenhum comentário:

Postar um comentário