Por que nós homens morremos mais cedo do que as mulheres

Essa semana na escola estadual de ensino médio professor Serafim Fernandes trabalhava com meus fascinantes alunos, sobre a expectativa de vida, e dizia para os mesmos que os homens morrem mais cedo do que as mulheres.  

Se observarmos as pessoas em uma casa de repouso ou em um grupo de amigos de idade avançada, é possível notar um desequilíbrio entre os gêneros: os homens são raros na faixa acima de 85 anos. A sabedoria popular — e vídeos de trapalhadas muito famosos na internet — diz que nós morrem mais cedo do que as mulheres.

Comprovando a teoria de que vamos embora mais cedo é que em 2022 na Alemanha, por exemplo, os homens tinham expectativa de vida de 78 anos, enquanto as mulheres, de 82,8 anos. Já nos EUA, a expectativa média para as mulheres era de 79 anos em 2021, enquanto para os homens era de pouco mais de 73 anos —a diferença de 5,8 anos é a maior registrada desde 1996.

O engraçado que as causas das mortes, no nosso meio masculino são trabalhos de risco, como bombeiros, combatentes militares, tráfico, câncer no pulmão, doenças cardíacas, e ainda fugimos dos médicos, ops dos famosos check-ups, e suicidios. 

Noticias boas, estão mostrando que nós podemos mudar esse quadro, entre eles, a dimunição do cãncer de pulmão, pasmem, as mulheres estão fumando mais e com isso morrendo.

Triste realidade.    

Vida que segue...



Siga o blog pelo instam _ alderi. goncalves  

Nenhum comentário:

Postar um comentário