O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou o cacique Raoni Metuktire com a Ordem Nacional do Mérito em cerimônia no Xingu, neste sextouuu, 4.
Durante o evento, o líder indígena manifestou ao presidente que é contrário à exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas, como deseja a Petrobras.
O cacique é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente e cobrou uma postura de maior preservação ambiental de Lula, durante a visita.
A entrega da honraria, que reconhece o trabalho do líder indígena, ocorreu na Aldeia Piaraçu — na Terra Indígena Capoto-Jarina —, que fica dentro do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.
Raoni foi condecorado no grau Grã-Cruz, o mais alto dos cinco da Ordem Nacional do Mérito. O decreto que determinou a homenagem, assinado por Lula, foi publicado nesta sexta no "Diário Oficial da União".
Em seu pronunciamento, Lula destacou que Raoni é merecedor da mais alta condecoração do país, pois se trata de um dos "grandes nomes da história".
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário