Alunos da rede municipal, particular e estadual da CAPITAL do DINHEIRO participarão do concurso canguru de matemática

A matemática é a única ciência exata em que nunca se sabe do que se está a falar nem se aquilo que se diz é verdadeiro. _ Bertrand Russell

Aos apaixonados da matemática da CAPITAL do DINHEIRO, as quatro operações são os pilares para a construção de um aprendizado consolidado.

E nas somas e multiplicações dos saberes adquiridos em sala de aula, os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal, Particular e dos terceiros anos do Ensino Médio testarão seus conhecimentos no período que vai de 16 a 27 de março com a realização do concurso canguru de Matemática (tipo Olimpíada Brasileira de Matemática a OBMEP).

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). 
“São habilidades que vão facilitar a aprendizagem em outras áreas do conhecimento, sendo assim, a matemática contribui não só para o desenvolvimento da própria matemática nesse concurso, como também para outros campos de conhecimento”, disseram os professores de matemática do CEPEJA, Raimundo Matias e Ueila Guimarães.

História

No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”; É dessa forma que nasce o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

No Brasil, a competição é realizada desde 2009. Tem como objetivos, entre outros, ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.



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