A valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto, dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país. Para isso, o professor deve ser remunerado de forma adequada, receber os recursos necessários para realizar sua função e ter voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação.
Diante da ausência do diálogo do Gestor Municipal de Orocó-PE, com a categoria dos professores. Na reunião do dia 23/03/2022, o gestor havia marcado uma reunião com a categoria para o dia de hoje, sexta feira 25, para conversar em relação ao reajuste, porém o prefeito desmarcou sem nenhuma consideração a comissão sindical que vem discutindo junto com gestão o reajuste salarial dos professores.
O Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Orocó-SINTEO evidenciou a necessidade de reunir a categoria para tratar dos descasos e dificuldades que estar tendo em dialogar com o prefeito e sua equipe. Entretanto, viemos repudiar essas atitudes desrespeitosas com os que fazem educação. Não aceitamos 10.93% como reajuste, existe margem financeira para valorização do piso salarial municipal. A Constituição Federal dentre um dos seus princípios garante a valorização do professor em educação.
É Lei n° 11.738, de 16 de julho de 2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional. A lei garante um vencimento inicial mínimo para todos aqueles que desempenham as atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência (direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais), exercidas nas unidades escolares de Educação Básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima pela Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário