Enfraquecida, esquerda tem chances de eleger prefeito em só quatro capitais

Nas eleições deste ano para prefeito, a esquerda disputa a liderança em apenas quatro capitais, segundo pesquisas de intenção de voto. É franca favorita em apenas uma delas: Recife. Na capital pernambucana, o atual prefeito João Campos (PSB) pode se reeleger no primeiro turno.

O único candidato da esquerda favorito a vencer já no primeiro turno é João Campos. Pesquisa Datafolha mostra o candidato com 74% das intenções de voto, o que lhe daria vitória no primeiro turno. Outros três candidatos aparecem empatados no segundo lugar: Gilson Machado (PL), com 9%; Daniel Coelho (PSD), 5%; e Dani Portela (PSOL), 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) aparece tecnicamente empatado no primeiro lugar em algumas das pesquisas. Junto dele estão o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).

Em Goiânia, a candidata do PT aparece empatada na liderança com um candidato do PSD. A delegada Adriana Accorsi tem 22,8% e Vanderlan Cardoso (PSD) 21,1%, segundo o Instituto Serpes.

O PT também divide a liderança das pesquisas em Porto Alegre. Maria do Rosário tem 31%, empatada no limite da margem de erro — três pontos percentuais para mais ou menos — com Sebastião Melo (MDB), com 36%, diz a Quaest.

Já o centrão e PL lideram as pesquisas em 21 das 26 capitais. Somados, os candidatos do centrão — MDB, PSD, União Brasil, Republicanos e Progressistas — são líderes em 16 capitais, enquanto o PL está na frente em cinco. O Avante — que não faz parte do centrão, da direita e da esquerda, mas se apresenta como centro clássico — lidera em uma das capitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário