Análise: Pode ser o começo do fim de Putin

É a primeira vez que Putin admite que seu exército perde soldados, jovens filhos dos novos russos pós-soviéticos que, depois do Afeganistão, não querem ver seus meninos morrendo de novo. Na Rússia, as avós criam os netos, o que só endurece o jogo contra o presidente. Deter manifestantes não resulta, não vira apoio. Ajuda a criar músculos para o próximo verão.

A União Europeia, que abandonou a Ucrânia no início, criou coragem, finalmente, e garante que ainda existe e tem força. Vai suprir as necessidades de armamento da Ucrânia. E cresce a lista de "primeiras vezes". A presidente da UE, Ursula von der Leyen, garante que todos os 27 países-membros do bloco e mais alguns achegados fecharão seus espaços aéreos, isolando a Rússia pelos ares. O alemão Olaf Scholz inaugura seu mandato quebrando um paradigma sempre preocupante, aquele do que pode fazer um alemão armado. Avisou que vai fornecer misseis sting e lança-misseis aos ucranianos. Mil de um e quinhentos de outro, para começar. A Alemanha tem quase 70% do gás que consome fornecido pela Rússia. Ainda não houve cortes, mas não se sabe como isso será pago, depois das sanções Swift e a suspensão de sete grandes bancos russos.

Menos um ponto para Putin no front interno. Quem opera o sistema financeiro de lá são jovens empresários pitinistas e com ética especial, muitas vezes duvidosa. A ponto de terem mais de um terço dessa grana estocada em offshores mundo afora. Se começar a faltar dinheiro, a turma vai gritar e, talvez, reclamar das consequências das ações do líder. O exército russo é comandado por oficiais jovens. Com carreiras pela frente e ambições por todos os lados. Aí moram perigos.

Na linha da primeira vez, uma fora da Europa: o velho aliado Cazaquistão, de maioria étnica russa, não declarou apoio nem mandou um cartucho. Sobrou a vizinha Bielorrússia e seu dinossauro presidente Lukashenko. Está tão fechado com Putin que corre o risco de ver anexado o país dele. É tudo o que gostaria, mas muito pouco para Putin, um líder que dormiu sonhando ser Napoleão e está acordando na condição de maior pária russo dos tempos modernos. Essa pode ser outra "primeira vez". Nem os czares opressores, nem Lenin, nem o duro Stálin. Só Putin. Outro ponto a menos.




Você Sabia?

A cada 3 brasileiros, 1 é sedentário. 

O Brasil é o segundo país do mundo em que menos se pratica exercício físico? O dado é de uma pesquisa online da Ipsos, realizada em 29 nações, com 21.503 pessoas de idade entre 16 e 74 anos, entre 25 de junho e 09 de julho de 2021.

Não se normaliza o anormal - Juca Kfouri

Danilo Fernandes, do Bahia
Ah, então é assim? Ataca-se um ônibus, fere-se um atleta e tem jogo? 
Vilassanti, do Grêmio.
Daí, três dias depois, por que não apedrejar também a delegação do Grêmio? 

Mais atletas feridos e, enfim, não haverá Gre-Nal.

Quem sabe não seja o começo da solução. 

Houve agressão? Não tem jogo.

Poesia _ O Amor É uma Companhia, Fernando Pessoa

 

O amor é uma companhia. 

Já não sei andar só pelos caminhos, 
Porque já não posso andar só. 

Um pensamento visível faz-me andar mais depressa 
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. 

Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. 
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar. 

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas. 
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela. 

Todo eu sou qualquer força que me abandona. 
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio. 

Você Sabia?

O Brasil é o terceiro maior consumidor de carne bovina e vitela do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Argentina, a líder do ranking. 

Os brasileiros consomem cerca de 24,4 kg por pessoa em um ano, segundo levantamento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com dados referentes a 2021.

O prefeito. Semana Pedagógica. Reunião da CNH grátis. Vereadores

 
Pois Alice, sendo muito peculiar, adorava fingir que era duas pessoas. - Alice no País das Maravilhas
O prefeito Galego Petrobras (Avante) saiu do seu primeiro ano de mandato com uma média de 4.0, sendo automaticamente reprovado. Entrou 2022, com média 0.0, e para aumentar sua média está atirando com uma LTL Alfa 1.50 para todos os lados para ver se acerta o alvo. 

Explico: Começou atirando Balas de Fetiche dizendo que iria dar cara nova a concha acústica. Enviou para a Casa de Oráculos um projeto de R$ 30,000,000,00 para asfaltar a cidade e, com isso endividar a população cabroboense por uma década. Num jogo de cartas marcadas com o vereador dono de uma Auto Escola na cidade, ressuscitou o CNH grátis do estado de Pernambuco com um nome mais apelativo que é Popular. 

O engraçado que o vereador dono da Auto Escolar teve que retirar seu nome pois não podia e indicou o do seu ex-assessor da Casa de Oráculos (J Araujo da Silva), ou seja, tudo dominado, tudo em casa. Nessa brincadeirinha a Auto Escola Padrão recebeu da PREFEITOSA, a bagatela de R$ 98.571.30.

Essa semana dois fatos passaram despercebidos da população antenada na política. O primeiro fato foi que na Semana Pedagógica, os vereadores não participaram na sua totalidade do evento. Uns sem interesse mesmo e outros por não ter recebido. 

Um outro fato foi ontem, 25, na Casa de Oráculos, onde os vereadores não participaram da entrega das carteiras para os 46 contemplados, pasmem, ninguém sabe como foi feito o sorteio para a escolha dos "sortudos".

Será que os vereadores estão abrindo os olhos de Thundera em relação a Pink e Cérebro, ops ao filhuxo (Prefeito) e papuxo (secretário de Agricultura) que querem comer a deliciosa picanha sozinhos. 

Vida que segue...    

Governo Bolsonaro cria atritos sérios com Silas Malafaia e Edir Macedo

Apesar de serem líderes importantes para os evangélicos, um dos principais segmentos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia e o bispo Edir Macedo têm atualmente motivos de insatisfação com o presidente. Malafaia é um dos mais ferrenhos opositores do projeto que libera jogos de azar, cassinos e jogo do bicho no Brasil, que tem como um dos autores Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil. O motivo de irritação de Macedo é outro: o movimento de distanciamento que Bolsonaro tem feito em relação ao Republicanos, legenda que concentra políticos ligados à Igreja Universal.

O projeto que libera os jogos de azar foi votado há poucos dias na Câmara por iniciativa do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Os evangélicos esperavam que o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), orientasse voto contrário, mas ele acabou por liberar a bancada. O texto seguiu para votação dos senadores.

Coordenador da frente parlamentar evangélica e braço direito do pastor Silas Malafaia, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse à coluna que o grupo "vai se entrincheirar no Senado" para a evitar a aprovação. "Vamos dialogar com o Rodrigo Pacheco, que é equilibrado e não é do Progressistas, o partido mais interessado na legalização dos jogos do Congresso Nacional", disse Sóstenes.

Já o bispo Edir Macedo e seus apoiadores estão descontentes com o acelerado afastamento que Bolsonaro está adotando em relação ao Republicanos, enquanto encaminha para o PL nomes importantes para puxar votos na próxima eleição. O último caso é o do ministro Tarcísio Freitas, que deve lançar candidatura ao governo de São Paulo.

O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, de São Paulo, já manifestou publicamente sua insatisfação e outros integrantes da legenda reclamam que sempre apoiaram o governo em tudo que foi necessário e esperavam ser tratados com respeito. 

Diante disso, a executiva do Republicanos vai se reunir para discutir o assunto depois do Carnaval. Em debate, a possibilidade de o partido deixar de apoiar o governo Bolsonaro.

Raianny Rodrigues assume a vereança na CAPITAL do DINHEIRO e qual será a sua bandeira de luta?

 

Existem muitos caminhos para o topo da montanha, mas apenas uma visão. - Harry Millner 

Raianny Rodrigues de Sousa, 29 anos, uma parauapebense nata e, tem nas suas veias, o movimento social como base ideológica na CAPITAL do DINHEIRO. A prova é tanto que se tornou a poderosa presidente da Ocupação Nova Carajás (Residencial).

Nos dois últimos anos tem sidos maravilhosos na vida da jovem Raianny, com a presidência da Ocupação Nova Carajás e um poderoso grupo chamado PROS dos milhões. Com uma estrutura veio como candidata a vereadora nas eleições de 2021, obtendo 1 164 votos, ficando na 27ª colocação e suplente do seu partido. 

Iniciando o ano de 2022, e na volta aos trabalhos foi contemplada legalmente com uma vaga na Casa de Oráculos no lugar do vereador Luís Castilho que assumiu a Secretaria de Obras. Ou seja, os dois últimos dois anos serão inesquecíveis para a Raianny. 

Muitos cientistas e analistas políticos, lideres comunitários e formadores de opinião andam com uma pulga atrás das orelhas para saber:

Qual a Raianyy Sousa estará na Casa de Oráculos?

O que ela defenderá no seu mandato a partir de agora?

Será aquela guerreira de outrora?

Ou será mais uma no meio da multidão?

Vida que segue...      

'Rapariga, vai tomar no c*': funcionária denuncia secretário de saúde em PE

A técnica em enfermagem Mayara Andrade, 25, denunciou o secretário de saúde de Amaraji, em Pernambuco, por ataques misóginos via aplicativo de mensagens. Em áudio vazado que circula nos grupos de profissionais da área e atribuído ao secretário José Roberto Nascimento, a vítima é ofendida com palavras de baixo calão e se comemora a demissão dela — Mayara foi afastada das funções após um episódio em que vacinas foram perdidas devido a uma queda de energia. O Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco) repudiou os comentários e pediu a exoneração de Nascimento.

A Universa, Mayara contou que foi responsabilizada pelo problema com as vacinas e que isso gerou uma reclamação da prefeita do município, Aline Gouveia (PSB). Segundo a técnica em enfermagem, que foi contratada no início da gestão atual, em 2021, ela foi repreendida por Gouveia em público, na frente de outros funcionários, o que lhe causou constrangimento.

"Foi uma postura desnecessária. Perguntei se havia acabado, dei tchau e fui embora porque não gostei do constrangimento. Poderia ter me chamado em particular. Ela não gostou da forma como falei, se ofendeu. Depois disso, o secretário falou comigo e me aconselhou a me retratar, e isso aconteceu", explicou.

A funcionária conta que foi afastada das funções logo em seguida, e que o secretário ficou responsável por conversar com a prefeita sobre o episódio. "Aparentemente, estava tudo resolvido e ele [secretário] me pediu para que eu ficasse em casa. Disse que assim que tivesse um posicionamento da prefeita, entraria em contato comigo. Ele conversou com ela, mas não me procurou. Eu não fui demitida oficialmente. No último fim de semana, fui surpreendida com esse áudio que começou a circular nos grupos", disse.

De acordo com Mayara, a voz no áudio é do secretário José Roberto Nascimento. A gravação mostra uma voz masculina comentando o desentendimento de Mayara com a prefeita e argumentando que o afastamento foi correto. Ao longo do áudio, no entanto, o homem usa xingamentos e termos misóginos para ofender a funcionária.

"Eu acho que é assim, você tem que ter respeito pelo seu próximo, principalmente pelo superior. [...] Então, assim, se você é inferior àquele cargo, você tem que fechar o c* e bater continência e tratar o seu superior como superior. [...] Se você trata o seu superior como cachorro, você tem mais é que tomar no c*. [...] Eu quero que ela tome no centro do c* porque assim, eu tenho ódio da tal da rapariga. [...] Eu queria que todas as raparigas fossem colocadas num tonel e tocadas fogo em banha de porco", diz o homem na gravação.

Na sequência, as palavras de baixo calão são dirigidas diretamente a Mayara. "Pecou, tratou mal, tem que se fod*r mesmo, é bom que serve como exemplo. Toma no c*, Mayara. [...] Desempregada, vai tomar no c*. Mayara e quem quer que seja, entendeu?", continuou.

A técnica em enfermagem prestou queixa contra o secretário em uma delegacia na quarta-feira (23) . Procurada, a corporação disse que o boletim de ocorrência online foi validado e que a investigação fica sob a responsabilidade da delegacia de Amaraji.

Cabrobó _ O prefeito Dá Marcha a Ré

É melhor ir dormir sem jantar do que se levantar com dívidas. _ Textos Judaicos
Na Terra da Menina do Brigadeiro, que anda mais amarga que doce, o prefeito Galego Petrobras (Avante) sinaliza que dará marcha à ré no seu plano sinistro de endividar o município e, dessa forma, todos os cabroboenses, por anos a fio.

Se a solicitação de devolução dos projetos se deu realmente por vícios de competência, o prefeito reformulará os ditos cujos e os enviará novamente à Câmara.
Mas é mais evidente que, diante da grita geral, manifestada em redes sociais e rodas de conversas políticas, o Petrobrás tenha resolvido dar um tempo até que os ânimos sejam acalmados e o povo esqueça a insanidade!
Não acredito numa retirada definitiva, digo por não enxergar humildade suficiente no gestor e em seu Papuxo, que não devem ter calculado que endividar uma população inteira em nome de autografar seu nome na lista dos bons Prefeitos, é algo surreal, nunca tentado por quaisquer dos que passaram pela PREFEITOSA, mesmo diante da mais alta popularidade, da qual ele, definitivamente, não goza!
Aos cabroboenses, ficou a dúvida: será que devemos sacrificar todo o futuro, toda a capacidade de investimento do nosso município, que não é lá essas coisas, para que tenhamos pavimentação plena? E a saúde? E a educação? E os nossos irmãos da área rural e produtores agrícolas? E os nossos filhos?
Certamente a necessidade de deixar alguma marca, que é cobrada diuturnamente dessa gestão, que não tem obras significativas a apresentar, pesou mais que as consequências da tomada desses empréstimos de 30 milhões de reais!
Por falar em cifras, esse valor representa quase 2/3 do orçamento anual do município, uma aberração se pensarmos em economês!
É nessa pegada que mora a dúvida que levanto todas as vezes que escrevo sobre esse prefeito: qual a novidade que ele traz? Seria novo se ele fizesse pelo menos 1/4 do calçamento com recursos advindos de uma boa gestão, que não empregasse seus cupinchas em troca de apoio, como os velhos faziam e fazem.
O prefeito Galego talvez seja mais do mesmo! Mas estou feliz que, mesmo diante de uma imprensa quase que totalmente cooptada com recursos do seu bolso, meu amigo leitor, a população de Cabrobó parece um tanto mais esclarecida e consciente do seu papel numa vida democrática. Ou será que essa aparente aversão aos devaneios do prefeito não é decorrente de um maior esclarecimento seu e sim decorrente de uma eleição em que houve uma tripartição de votos?
É seguir vendo a guerra de acusações entre EUA e Rússia, sem entender os reais interesses envolvidos, mas conscientes de que não podemos de modo algum deixar a irresponsabilidade e o estrelismo do Galego de Nanai e do seu mentor condenarem o futuro do nosso povo e de Cabrobó, em nome da feitura de obras num tempo de terra arrasada, de falta de recursos para investimentos, decorrentes da economia mundial contaminada pela Covarde.

Vida que segue...

Secretário de Agricultura Familiar, Humberto Arraes, representa Governo do Estado no Prêmio Banco do Nordeste Agronordeste

Na manhã desta quinta-feira (24), o secretário de Agricultura Familiar de Pernambuco, Humberto Arraes, esteve participando e representando o Governo do Estado, no Prêmio Banco do Nordeste Agronordeste 2021.

A solenidade acontece com o objetivo de premiar e reconhecer o trabalho e histórias de transformação de microempreendedores e produtores rurais.
Os premiados na ocasião foram o apicultor Edmilson Alves, da cidade de Araripina e o caprinovinocultor, Antônio Alberto, do município de Sertânia, que se encaixaram nos critérios de premiação do BNB.
Em sua fala, o secretário Humberto Arraes destacou a importância da parceria do Governo do Estado juntamente com o banco, que de acordo ele, é um grande fomentador da Agricultura Familiar.
“O Banco do Nordeste é um importante parceiro dos agricultores familiares, onde participa ativamente da manutenção da qualidade de vida dos pequenos agricultores, que são responsáveis por 70% do que vai para as mesas da população brasileira! Foi um momento de alegria participar desta premiação, por isso parabenizo a todos do BNB, que acreditam na força da agricultura familiar e dizer que o Governo de Pernambuco estará sempre à disposição!”, afirmou Humberto.


Conquistado há 90 anos, voto feminino era visto como 'risco à família'

Foi o Código Eleitoral promulgado em 24 de fevereiro de 1932 que autorizou as mulheres brasileiras a votar. A conquista foi resultado de quatro décadas de uma luta intensa do movimento feminista, rechaçado por grande parte da sociedade do país. Apesar de ser um direito básico de todo cidadão, na época, o voto feminino era encarado como um "absurdo" e "desafiador da família".
"Não é natural, não é equitativo, não é justo [...] O homem até hoje reservou generosamente para si o mais pesado dos deveres cívicos", disse o senador Tomás Rodrigues em 1927, durante os debates sobre o projeto de lei 102, que previa extensão do voto para mulheres. Cinco anos depois, o então presidente Getúlio Vargas dava a canetada sancionando a mudança eleitoral.

Mulheres já protestavam pelo direito ao voto desde a década de 1880, com o movimento sufragista, que se intensificou no final dos anos 1920. Como explica a pesquisadora Luciane Campos, doutoranda em história social pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), a resistência social ao voto feminino se organizou em várias frentes: pela imprensa, pelas instituições religiosas e pelos próprios parlamentares.

"Os contrários eram a maioria. Eles usavam muito como justificativa a ideia de que seria o fim da família se a mulher entrasse na arena política e diziam que a atividade não coincidiria com a natureza supostamente frágil da mulher", aponta a pesquisadora.

Este, por exemplo, foi o argumento do então deputado Aarão Rebelo nas discussões para redigir a nova constituição de 1934, quando a consolidação do voto feminino na carta magna do país voltou ao debate: "Não quero ter a cumplicidade e o remorso de ter contribuído para a falência da bela e sagrada instituição da família, base da sociedade brasileira, alicerce da nossa nacionalidade, onde a mulher exercita seus penhores patrióticos educando e preparando as gerações futuras; não quero contribuir para a destruição do lar", afirmou o parlamentar.

Mas a conquista do direito ao voto foi apenas um primeiro passo para a inserção das mulheres em um meio dominado por homens até hoje. "Se em 2022 as mulheres ainda têm dificuldade de se candidatar ou estar na política, imagine o que as sufragistas enfrentaram. Elas ouviam que eram mulheres de vida fácil, que não tinham nada o que fazer em casa, que não tinham marido ou filhos para se preocupar."

Um dos exemplos mais emblemáticos da dificuldade que existe até hoje, segundo Prestes, é o fato de o Senado ter instalado um banheiro feminino só em 2016. "Nas eleições de 2020, de todos os vereadores eleitos, só 16% eram mulheres. De todos os prefeitos, 12% eram mulheres. Se pensarmos bem, 90 anos depois, a gente ainda está fora da política", diz a pesquisadora.

Com variações e bom repertório, Flamengo faz valer superioridade e sufoca o Botafogo

Flamengo não deixou o Botafogo respirar, jogou dentro do campo do adversário e construiu com facilidade a vitória por 3 a 1, quarta-feira, no Nilton Santos. Mais do que isso. O time voltou a mostrar que está em evolução, com variações táticas e organização, que facilitam o aparecimento dos destaques individuais.

Como o jogo se desenvolveu, o trio ofensivo foi quem mais apareceu e decidiu. Arrascaeta, o melhor em campo, deu assistência e fez gol de fora da área. Gabigol e Pedro se procuraram mais e ambos marcaram.

Flamengo fez valer sua superioridade técnica e passou a maior parte do tempo no campo do Botafogo. A produção ofensiva pode ser vista em números - 19 finalizações, contra oito do rival - e no mapa de calor rubro-negro.
Com Paulo Sousa, o Flamengo já se mostrou mais objetivo e com passes verticais na tentativa de construção das jogadas, algo que ficou muito claro na Supercopa. Contra o Botafogo, o time alternou.

Lázaro merece um capítulo à parte. Ele foi escalado pela terceira fez por Paulo Sousa na ala-esquerda, e novamente teve uma participação de destaque. Usou o fôlego dos seus 19 anos para contribuir na recomposição defensiva e na construção de jogadas no ataque, com destaque para a assistência dada a Gabigol no segundo do Flamengo.

A joia da base, que até então era criticado pela pouca intensidade e não havia encontrado uma posição para tentar lutar por mais minutos no time, parece ter se achado.

Em segundo lugar e com a classificação bem encaminhada para semifinal, o Flamengo volta a campo no próximo domingo, novamente no Nilton Santos, para enfrentar o Resende.








A equipe do CEPEJA realizam encontro pedagógico de olho no ano letivo 2022

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. -Cora Coralina

Antecipar e planejar cuidadosamente cada ação com vistas a assegurar a qualidade do trabalho pedagógico deve ser o foco do coordenador logo nos primeiros dias do ano letivo. Como, em geral, temos pouquíssimos dias reservados para isso antes do início das aulas, é preciso colocar as mãos na massa agora mesmo!

Esse quarteto das fotos acima formado pela formadora Célia Brandão (verde), Hild Paula, Antônio José (azul) e Gleidinho Lima são responsáveis por um dos projetos mais inovadores do Sul e Sudeste paraense que é o Centro de Ensino Personalizado. Na CAPITAL do DINHEIRO existem três Centro de Ensino Personalizado - Rio Verde, Castro Alves e Raquel Botelho. 

O CEPEJA é uma Instituição de ensino fundamental (6º ao 9º Ano), que desenvolve o ensino à distância com momentos presenciais e avaliação no processo, atendendo a demanda de jovens e adultos. Ele tem a capacidade para atender até 1.086 alunos, anualmente.

O quarteto de pedagogos se reuniram no dia 22, para falar sobre os projetos que serão desenvolvidos nesse primeiro semestre, e o assunto conversado foi " A ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico mediante as metodologias ativas".

Para Gleidinho Lima do CEPEJA Raquel Botelho na VS10 "o CEPEJA é uma esperança de dias melhores, de uma nova oportunidade de vida para os alunos.

Segundo a formadora Célia Brandão “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”, como bem disse o pesquisador Augusto Cury. "Mas essas características devem ser aliadas a outros pontos para a educação eficiente, que traz resultados duradouros que podem ser percebidos na vida prática do aluno, acrescentou Brandão.

Vida que segue...

Cantora Paulinha Abelha está no grau mais profundo de coma, dizem médicos

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, está em coma profundo e apresenta o mais baixo grau da escala que monitora essa condição clínica. A informação foi passada pelos médicos que vêm tratando a artista, em entrevista coletiva realizada nesta tarde. Os profissionais de saúde também negaram que o quadro seja irreversível e admitiram que investigam a possibilidade da cantora ter sofrido alguma intoxicação medicamentosa.

— Ela chegou em coma, continua em coma, coma profundo. A pergunta que nos fazemos dia a dia é quais as etiologias que justificam ela estar na Escala de Glasgow 3, que é a mais baixa que se pode ter. Algumas hipóteses conseguimos excluir, como uma bactéria na cabeça. Isso é falso, não conseguimos isolar qualquer microorganismo que tenha causado esse dano renal, dano hepático e por último lesão cerebral. Essa foi a sucessão de eventos — afirmou o neurologista Marcos Aurélio Alves.

A escala de Glasgow varia de 3 a 15. Normalmente o paciente é intubado quando atinge o grau 8.




Rejeição de Bolsonaro racha evangélicos


A disputa pelo eleitorado evangélico vem se acirrando. A pesquisa de opinião mais recente, da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o Instituto MDA, mostra que Bolsonaro tem 40% das intenções de voto no segmento evangélico e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 30%.

Há dois movimentos atuais que indicam que essa diferença pode diminuir. O pastor evangélico Paulo Marcelo Shallenberg declarou apoio a Lula e mexeu nas estruturas, provocando reações de setores influentes da igreja evangélica. O ministério do Belém da Assembleia de Deus compartilhou uma nota pública afirmando que o pastor não pertence a seu ministério, e teve apoio de Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. "O mesmo não nos representa", afirmava o texto desta sexta (18).

A Assembleia de Deus teve pressa em desvincular o pastor Paulo Marcelo de suas igrejas. "A Assembleia de Deus é a principal denominação evangélica do país, mas não é uma igreja única, e sim um conjunto de igrejas aglomeradas em dezenas de ministérios e convenções. Apesar de heterogênea, estava politicamente alinhada de forma praticamente unânime com Bolsonaro. Não está mais", explicou Vinicius do Valle, doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de Entre a Religião e o Lulismo (editora Recriar), em artigo publicado no "Observatório evangélico".

"Paulo Marcelo é o primeiro pastor de relevância nacional da instituição a sinalizar o apoio ao PT. Mas como ele há outros, de outros ministérios e convenções que já sinalizam, no mínimo, abertura ao diálogo com o líder petista", afirmou. O pastor terá justamente a missão de articular uma aproximação entre evangélicos e o pré-candidato petista.

Há terreno a ser conquistado pelo PT entre os evangélicos. A realidade gerada nestes anos de governo Bolsonaro se impôs, sobretudo entre os mais vulneráveis. O discurso de defesa da família e as "pautas de costumes" que ajudaram Jair Bolsonaro (PL) a chegar ao Palácio do Planalto já não são suficientes para manter essa parcela de eleitores. O presidente do Brasil conseguiu, com sua péssima gestão do país, com a absurda negação da gravidade da pandemia, afastar também esse público.

A pesquisa CNT/MDA mostra que para 93,2% dos eleitores os preços no supermercado "aumentaram muito". Não há brasileiro que não tenha notado, no bolso e na mesa, a inflação sobre os alimentos. Esse quadro aumenta a vulnerabilidade social, a fome e a miséria. O eleitorado sabe que Bolsonaro e seus ministros não têm aptidão para mitigar esse problema ou gerar empregos. Nem o Auxílio Brasil foi capaz de diminuir a alta rejeição do presidente, apesar de amenizar a crise.

Até entre os evangélicos a avaliação "ruim/péssimo" do trabalho do presidente vem aumentando. Na pesquisa PoderData do início de fevereiro, a percepção negativa sobre Jair entre os evangélicos subiu de 39 pontos percentuais para 41. Essa tendência pode diminuir o discurso pró-Bolsonaro nas igrejas evangélicas menores, mesmo que Bolsonaro tenha ainda cerca de 44% do eleitorado, segundo a PoderData da semana passada. Ninguém quer perder fiéis.

Professores da Escola Municipal 18 de outubro paralisaram as aulas por falta de manutenção das centrais de ar

A única coisa que importa é colocar em prática, com sinceridade e seriedade, aquilo em que se acredita. _Dalai Lama

Os professores da Escola Municipal 18 de outubro com seus 284 alunos e 38 funcionários e que ficam distante 20 km do da CAPITAL do DINHEIRO sentindo Rio Branco não ministraram aulas, hoje, 22, a tarde.

O motivo que os professores se reuniram e resolveram parar por falta de manutenção nas centrais de ar. Os professores até ontem, 21, estavam ministrando e ao mesmo tempo todos suados devido o calor exorbitante.

Os professores ministraram aulas pela manhã por ser mais frio e garantiram pelo menos 50% das aulas. Segundo um professor que não quis se identificar "Um ano e oito meses sem aulas presenciais e não fizeram a manutenção".

Sem esquecer que na Escola 18 de outubro são apenas quatro salas de aula, e não deram conta de fazer a manutenção nas centrais de ar.

Vida que segue...



Em Pesqueira, deputada Roberta Arraes recebe o apoio de mais um vereador, Diego de Mutuca

Após ser anunciado na semana passada um apoio da cidade de Pesqueira ao grupo da deputada Roberta Arraes, que foi o da vereadora Izabela Lins, o vereador Diego de Mutuca declarou hoje que também apoiará a parlamentar, por reconhecer seu trabalho, dedicação e respeito com todos os pernambucanos.

Diego está no seu primeiro mandato, e de acordo com Roberta, é um jovem atuante na cidade e principalmente no distrito de Mutuca, além de ser mais um grande apoio que chega em seu grupo político.
“Anunciamos a chegada de Izabela Lins e hoje, com muita alegria mais uma grande liderança de Pesqueira que chega para somar, o vereador Diego de Mutuca. Duas pessoas comprometidas que trabalharão junto comigo em busca de ações para o crescimento do município, e claro, fortalecendo a renovação do nosso mandato”, afirmou a deputada.
Roberta vem fazendo um importante trabalho nas regiões do estado. Trabalhando constantemente, vem ganhando força com a chegada de importantes lideranças, que reconhecem o empenho e ações realizadas no seu mandato.
Ela tem um destaque importante na luta na interiorização dos serviços de saúde, entendendo que é necessário dar qualidade de vida para as pessoas no lugar em que eles residem, e com essa defesa já conquistou avanços importantes nesses últimos anos de enfrentamento à pandemia da COVID-19.





A Covarde-19 está em ritmo alucinante na CAPITAL do DINHEIRO

Diariamente, através da Prefeitura Municipal, o Boletim Diário da CAPITAL do DINHEIRO sobre a Covarde-19 é divulgado para a população. Junto a ele, vários números explicando a situação atual, onde é possível avaliar a crescente de casos confirmados em nosso município, mas ontem, 21, algo chamou a atenção onde ocorreram 4 mortes.

Após as festas de final de ano, muitos casos começaram a aparecer e continuam com maior número de transmissão e contaminação dentro dos núcleos familiares. Esse é um ponto que requer muita atenção, fora as festas que nunca pararam nos diversos pontos festivos da cidade que varram a noite a dentro.

Hoje a CAPITAL do DINHEIRO se encontra com 2.228 pessoas isolados, 211 casos só ontem, 21, e 64.998 mil casos desde 2020.  

Praticamente a população esqueceu das medidas sanitárias preventivas que DEVEM ser mantidas. As recomendações de distanciamento, higienização de ambientes, das mãos, o uso de máscaras e outros comportamentos preventivos, continuam fazendo a diferença para evitar a propagação do vírus, mas muitos parauapebense não estão levando mais a sério.

Vida que segue...


O governador Helder Barbalho não se manifestou sobre o Reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores

O Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008. Com o reajuste de 33,24% anunciado no dia 27.01 pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, o piso para 2022 será de R$ 3.845,63. Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação.

O valor passa a valer em maio onde o piso salarial nacional dos professores irá de R$ 2.886 para R$ 3.845. Lembrando que é uma Lei Federal.

Até o momento 13 governadores se manifestaram em conceder os 33,24% para os professores. O governador de Pernambuco Paulo Câmara sem titubear deu logo 35%, já o governador midiático Helder Barbalho não se manifestou ainda sobre o reajuste salarial. Creio que deva esperar até o último prazo de conceder o reajuste do piso salarial.

O sindicato dos professores do Pará estão se articulando e provavelmente não começará o ano letivo 2022 se o governador não sentar na mesa e negociar. Os professores de Santarém não iniciarão o ano letivo se o piso não for atualizado.

Terá um grande ato na capital das mangueiras, o chamado dia D onde os professores irão pra cima do governador e exigir seus direitos garantido por Lei. 

Vida que segue... 


Eleições 2022: as encruzilhadas da candidatura de Keniston (parte 3)

 

Já apontamos aqui que, nas condições ora existentes, o titular da SEGOV de Parauapebas, Keniston Braga, merece o reconhecimento de quaisquer analistas da política de nossa cidade por conseguir unificar a máquina governista em torno de sua pretensão à vaga na Câmara de Deputados. Ponto!

Mas, também mostramos que, apesar da “unanimidade governista”, sua candidatura apresenta impasses e obstáculos a equacionar: ou seja, “encruzilhadas políticas” ainda não de todo dirimidas e, algumas, ao que parece, ainda não devidamente enfrentadas.

Já destacamos, por exemplo, os impactos das disputas nacional e regional (aqueles, inclusive, um tanto mais complicado do que estes) e partidário; e, óbvio, seu entrelaçamento. A encruzilhada partidária, devemos considerar, já encaminhada com Keniston se abrigando no MDB e, junto com o prefeito Darci Lermen, assumindo a campanha da reeleição do governador Hélder Barbalho na região do Carajás.

A questão da disputa nacional talvez lhe seja um tanto mais complexa, pois, indo para o MDB, com Darci e Helder lhe apadrinhando o nome, Keniston se verá compelido a (também) agregar-se à campanha de Lula (PT) para a presidência contra Bolsonaro (PL), que, além de candidatura própria para o governo do Estado contra Hélder, portanto, conta com forte simpatia do eleitorado de Parauapebas e região.

Este, entretanto, pode não ser o dilema mais complicado da candidatura Keniston! Ainda há mais um problema; talvez não tão evidente no curto prazo, mas de difícil destrinchamento no médio (leia-se, para a disputa municipal de 2024).

Qual seja: para ter chances de eleição, ou pelo menos uma boa votação, Keniston precisa do empenho de toda máquina do governo municipal. Para tê-lo, precisa envolver-se e contribuir humana e materialmente com as campanhas para ALEPA dos aliados/as, especialmente os de Parauapebas, fortalecendo-os(as) eleitoralmente. Outro ponto!

Eis aí um perigo para suas pretensões políticas de longo prazo: debutante em disputas eleitorais, Keniston poderá assistir a ascensão eleitoral, em sentido qualitativo, de outro nome (um dos que estarão disputando votos para a ALEPA), que, se apresentar votação expressiva, poderá se tornar “candidato(a) natural” à sucessão de Darci Lermen.

Sem querer ser repetitivo: “política é como nuvem, muda com o vento (e com os votos)!”

 

 

(Leônidas Mendes Filho é historiador, professor e bacharel em Direito)

Deputada Roberta Arraes prestigia lançamento da pré-candidatura de Danilo Cabral a governador

Na tarde de hoje (21), a deputada Roberta Arraes esteve acompanhando o anúncio da pré-candidatura de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco, que aconteceu no auditório do Recife Praia Hotel, no bairro do Pina.

A parlamentar que sempre foi da Frente Popular, fez questão de elogiar a escolha do nome de Danilo Cabral e tecer elogios ao seu trabalho.
“Danilo é preparado, competente, corajoso e acima de tudo generoso e defensor das causas sociais. Está muito entusiasmado com o novo desafio da sua vida”, afirmou.
A deputada que estava no sertão do Araripe não mediu esforços para chegar na capital pernambucana e participar do ato, que de acordo com ela foi um “momento de grande importância para a continuidade do trabalho que se iniciou com Miguel Arraes, trazendo esperança para o povo pernambucano!”.
Por fim, Roberta disse que já se encontra disposta para levar o nome de Danilo para todas suas bases eleitorais, na certeza que ele continuará o trabalho sério que vem sendo realizado.
“Agora é pegar no serviço, como dizia o nosso inesquecível Eduardo Campos: Andar todo o estado e contar o que esse time já fez e que vai fazer muito mais para todos os pernambucanos e pernambucanas!”, finalizou a deputada.
O evento contou com a participação do governador Paulo Câmara, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, e outras lideranças políticas, como o vice-presidente do Partido Progressistas, Lula da Fonte, que esteve representando o deputado federal, Eduardo da Fonte, além do secretário de Agricultura Familiar do Estado, Humberto Arraes.


Foto: Ivaldo Reges


Lula vê Bolsonaro competitivo e entra em modo 'pé no chão'

Em duas conversas recente, lula deixou os números das últimas pesquisas para lembrar a aliados que uma difícil eleição o aproxima. O petista disse que era preciso tratar como certa uma recuperação do Jair Bolsonaro nos próximos meses. O presidente está com o "pé no chão".   

O que pode ser interpretado como sobriedade ou capacidade de leitura política também revela uma certa preocupação no campo petista. Ainda que o retrato atual pareça favorecer Lula, integrantes da campanha do ex-presidente apontam sinais que posicionam Bolsonaro como um adversário competitivo. 

O primeiro é a estabilidade dos índices de aprovação ao governo. Petistas avaliam que os números de Bolsonaro pararam de cair no momento em que ele toma fôlego com o Auxílio Brasil, a ampliação de outras despesas e a desaceleração da curva da inflação. Algum alívio na economia deve amenizar a rejeição ao presidente na campanha.

Lula também disse observar uma característica do eleitorado bolsonarista que beneficiará o capitão ao longo da disputa. Para o petista, o presidente conseguiu manter apoio firme de uma fatia da população mesmo nos piores momentos do mandato –o que sugere a existência de um núcleo que dificilmente fugirá em direção a outros candidatos como o ex-juiz Sergio Moro. 

O quartel-general do PT também faz as contas do impacto que deve ter a operação de Bolsonaro nas redes. Segundo aliados de Lula, a máquina virtual já demonstrou ser uma ferramenta eficiente para reforçar o vínculo do presidente com seus simpatizantes e ampliar o antipetismo. 

Articuladores políticos de Lula reconhecem que o petista se protegeu até a etapa atual da pré-campanha e aproveitou para crescer num ambiente de fragilidade de seus adversários. Mesmo os mais confiantes aliados do ex-presidente afirmam que a disputa será bem mais apertada do que o confortável que o  cenário de hoje. 


Cabrobó _ Professores fazem manifestação pelo reajuste salarial de 33,24% e prefeito resiste

 

Na cidade, a pressão da opinião pública é capaz de fazer o que a lei não consegue. _ Sherlock Holmes

Pelo prefeito Galego Petrobras (Avante), os professores não receberão o reajuste salarial de 33,24%, isso é nítido. Ele vem deixando bem claro sem nenhum receio seja na entrevista infindável na Emissora Grande Rio FM, ou em rodas de conversas com professores e alguns vereadores. O prefeito sem argumentos, ou conhecimento da Lei, anda espalhando com seus delirius trêmulus que não pode conceder o reajuste salarial porque existem muitos professores com laudos médicos, acreditam. Com essa fala dele me lembrei do Pink e o Cérebro, lembram desse desenho? Sempre tentavam dominar o mundo, mas nunca conseguiram ! Qual será a próxima do prefeito?

O prefeito vive no mundo Encantado da Alice com um slogan Fake News "o trabalho não para, o trabalho não para", e até agora nada de relevante realizou para mudar a realidade na "Terra da agente de saúde Maza" e por enquanto está patinando nos Alpes suíços, sendo reprovado no primeiro ano de mandato com nota 4.0. Agora o que não dá é o prefeito ficar enrolando uma categoria com o papo sem graça de que não concederá o reajuste devido não saber quem são os professores que estão afastados. Cabe ao prefeito fazer uma nova reavaliação, por que realmente tem casos que precisam ser reavaliados.

Se tem irregularidades cabe ao prefeito que tem o poder e o comando do município resolver. Ele não pode usar "irregularidades" como desculpa para não pagar o piso. Esse prefeito esquece que foi eleito para resolver e solucionar os problemas.

Se o prefeito quisesse conceder o reajuste salarial já tinha concedido - só que ele esquece que é uma Lei Federal.

Parabéns aos professores pela manifestação em prol do que é seu por Lei Federal.

Vida que segue...





Cabrobó - Ele chegou!

 

Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais...

Edjean do véi João é a mais nova promessa de mudança pra Cabrobó. Empresário de sucesso, resolveu enveredar pela carreira política para ser, segundo ele, “o implementador de projetos” de Cabrobó.
Rapaz simples, educado, de papo tranquilo, Edjean tem em Petrolina a sede de seus empreendimentos imobiliários, como sócio proprietário da Ferraço Construtora, que vem soerguendo espigões de muitos andares residenciais na Terra dos Impossíveis.
Agora Edjean apresenta seus mais novos empreendimentos: a construção de casas populares na localidade rural Mãe Rosa e a sua intenção de ser Prefeito, ambos em Cabrobó.
Para os cabroboenses não é surpresa, assim como o Ex-prefeito Marcílio Cavalcanti alimentou por anos a intenção e realizou seu sonho, Edjean também o alimenta. Nada a comparar, figuras distintas.
Edjean tem um histórico de povo, neto de João de Né Grande, tem tudo pra cuidar do social. Veja o empreendimento que destinará casas populares ao povo da Mãe Rosa.
Em breve contato, percebemos que o pretenso candidato vive um clima de cabroboense, povo festivo que é, tem no centro de seu retorno à festa que fará no povoado Mãe Rosa, junto aos amigos, parentes e admiradores de seu avô, o “véi” João.
A confirmar as intenções, registramos a visita de Edjean a Cabrobó, ladeado pelo Superintendente da Codevasf, o cabroboense Auriválter Cordeiro e seu primo, fazedor de política, Avelar. Já posa pra fotos com os munícipes!
Aurivalter é dos mais altos representantes do clã dos Coelho, ao qual Edjean é íntimo em Petrolina. E talvez seja essa força política que alavancará sua corrida até a PREFEITOSA.
Galego Petrobrás e seu Papuxo que se cuidem. Quanto ao Cacique Mor, Edjean não abre mão da participação em sua administração, como um vice, ou um secretário, segundo suas palavras.
Então é isso: segura Minha Linda e Eterna Cabrobó, que a rural está de volta pra dar destino a quem não quer cuidar de sua beleza e de seu povo.

Vida que segue...