Para ter uma boa qualidade de vida após o fim da carreira profissional é preciso planejamento desde cedo, e em vários aspectos, venho falando em algumas palestras para os professores fascinantes que se aposentaram e estão prestes a se aposentarem.
Um breve historico, os brasileiros alcançaram uma expectativa de vida de 74,6 anos em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cada ano que passa, são acrescentados vários dias ao tempo de vida médio esperado do brasileiro ao nascer. Para se ter uma ideia da evolução, em 1991 a expectativa de vida era de 66 anos. Em pouco mais de duas décadas houve um grande avanço, provocado por melhorias na qualidade de vida da população em geral.
O aumento da expectativa de vida influencia o cálculo da aposentadoria oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se o brasileiro vai viver por mais tempo, ele também pode contribuir por um período maior, o que posterga a idade mínima para que o trabalhador receba o benefício.
Aqui na CAPITAL do DINHEIRO temos em média 150 professores que estão aposentados que continuam a lecionar. E o engraçado que a maioria não se planejou para aposentadoria. Se largarem hoje a sala de aula não sobreviverão com o salário de R$ 3.700,00. Esse valor são devidos aos empréstimos, se aposentaram antes do previsto, entre outros.
Então, aconselho aos professores da geração de 65 e 70 comecem a pensar no futuro e comecem a fazer investimentos enquanto estão recebendo esse salário excelente que pagam na CAPITAL do DINHEIRO.
Aos mais novos, aconselho a começarem a fazer a Previdência privada, ou outros investimentos para ter um futuro melhor.
Vida que segue...
Sia o blog pelo instam _ alderi.goncalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário