Até dormir é melhor para o coração do que ficar sentado, diz estudo

Qualquer atividade — até mesmo dormir — é melhor para o coração do que ficar sentado. É o que mostra um estudo que contou com apoio da Fundação Britânica para o Coração e foi publicado este mês no periódico European Heart Journal.

A pesquisa, que busca avaliar como diferentes padrões de movimento ao longo das 24 horas do dia estão relacionados à saúde do coração, faz parte de um consórcio internacional chamado Prospective Physical Activity, Sitting and Sleep (ProPASS).

As doenças cardiovasculares, que envolvem o coração e a circulação sanguínea, são a principal causa de morte em todo o mundo.

No estudo, cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, analisaram dados de seis estudos, envolvendo 15.246 pessoas de cinco países, para ver como o movimento ao longo do dia está associado à saúde do coração. Cada participante usou um dispositivo na coxa para medir sua atividade ao longo das 24 horas do dia e teve sua saúde cardíaca mensurada.

O estudo identificou comportamentos que compõem um dia típico de 24 horas. O tempo gasto em atividades moderadas a vigorosas, como se esperava, trouxe o maior benefício para a saúde do coração, seguido por atividades leves, ficar em pé e dormir. Todos foram comparados ao impacto do comportamento sedentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts