PEC que blinda Congresso de operações "não é razoável", diz Pacheco
Frase do dia
Flamengo já admite vender Gabigol, que passa por fritura no clube
Por que precisamos de anos bissextos?
Para responder o por que a cada quatro anos temos esta anomalia nos nossos calendários devemos voltar à Roma antiga, há mais de dois milênios, quando se descobriu que o calendário não estava totalmente alinhado com o ano solar.
Foi o líder romano Júlio César quem pediu ao astrônomo alexandrino Sosígenes que o ajudasse a criar uma alternativa ao calendário romano mais adaptada à realidade e à rotação da Terra.
Nosso planeta não leva apenas 365 para dar uma volta ao redor do Sol, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos.
Por isso, Sosígenes propôs um calendário extremamente similiar ao dos egípcios, que tinha 365 dias com um dia adicional a cada quatro anos para se alinhar com o ano solar.
Assim nasceu o calendário juliano, batizado em homenagem ao imperador.
Porém, esse sistema também tinha pequenos erros e foi sendo progressivamente substituído pelo calendário gregoriano a partir de 1582. É esse o calendário que nos rege hoje.
Como o calendário juliano exigia um dia adicional a cada quatro anos, os romanos decidiram que esse dia seria em fevereiro, que na época era o último mês do ano.
O nome bissexto vem do latim "ante diem bis sextum Kalendas Martias" ("o sexto dia antes das Calendas de Março"), ou seja, o dia 24 de fevereiro. Como a frase era longa, acabou resumida para "bis sextus", que em português virou bissexto.
Anos depois, o papa Gregório 13 decidiu com, uma bula papal, aperfeiçoar o calendário.
Uma das mudanças foi que o dia adicional dos anos bissextos seria o 29 de fevereiro, e não o 24, definido pelo calendário juliano.
Você Sabia?
A CAPITAL do DINHEIRO em alta com a exportação do minério de ferro
Então, os sensacionalistas tem que parar de dizer que o município está quebrado. Isso não procede. O que aconteceu foi a falta de planejamento feito pela PREFEITOSA, nos anos de 2021 e 2022. E sofreu muito no ano de 2023 mas sempre teve dinheiro em caixa não como outrora.
Para alegria geral a exportação de minério de ferro do Brasil está em um ritmo 20% mais forte na comparação com o mesmo mês do ano passado, com os embarques no acumulado até a quarta semana tendo superado o total embarcado pelo país em fevereiro de 2023, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira, 26.
Pasmem, o total exportado pelo país somou 23,33 milhões de toneladas, versus 23,30 milhões em todo fevereiro do ano passado, faltando quatro dias úteis para o final do mês.
Se seguir no ritmo de 1,55 milhão de toneladas de embarques por dia, a exportação em fevereiro pode se equiparar a janeiro, quando fechou em 29,5 milhões de toneladas, embora o mês atual seja mais curto.
A força dos embarques acontece após a Vale, uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, ter registrado um crescimento de 15% na sua produção entre novembro e janeiro, em relação ao mesmo período dos anos anteriores, segundo informou a empresa em uma apresentação nesta segunda-feira.
A Vale também reportou recentemente que em dezembro a produção mensal de minério de ferro foi a maior desde 2018.
Em dezembro, o Brasil registrou um dos maiores volumes mensais exportados de minério de ferro da história, segundo números revisados para 39,3 milhões de toneladas, que agora estão atrás das 39,5 milhões de toneladas de dezembro de 2015.
Os dados da Secex também mostram que os preços do minério de ferro embarcado em fevereiro estão 16,6% maiores em relação ao ano passado, para 98,3 dólares/tonelada.
Isso já resulta em receita com exportações de minério de 2,3 bilhões de dólares para o país, também acima dos 1,96 bilhão de fevereiro completo de 2023.
Dia D no Palácio dos Despachos para a CAPITAL do DINHEIRO
Ilustrei acima sobre a fumaça branca e preta que simboliza uma escolha papal, nesse caso transportarei para a CAPITAL do DINHEIRO, que hoje, 26 no Palácio dos Despachos onde logo mais, o prefeito Darci Lermen, Presidente Rafael Ribeiro, deputado federal KKK, ambos do MDB, deputado Braz (PDT) e o Rei do Norte estarão conversando sobre a candidatura do Rafael Ribeiro e Braz.
Na escolha de logo mais no salão oval do Palácio dos Despachos, alguns acreditam que o Rei do Norte já escolheu o seu candidato, que será o deputado estadual Braz. Outros acreditam que o Rei do Norte deixará a cargo do Rei da CAPITAL do DINHEIRO, e a Executiva Municipal que no caso seria o presidente da Casa de Oráculos, Rafael Ribeiro.
De uma coisa podem acreditar de quem for o escolhido terá que se organizar e partir para cima do vereador e pré-candidato ao Trono Sagrado Aurélio Goiano que chegou a marca dos 40% dos votos. E outra será juntar as forças políticas para caminharem juntos, rumo ao Trono Sagrado.
Caso contrário por mais que digam não, será dificil hoje tomar o Trono Sagrado do Aurélio Goiano.
E vamos que vamos ver a cor da fumaça preta e branca no salão oval do Palácio dos Despachos.
Vida que segue...
Siga o blog pelo instam - professor_alderi
Você Sabia?
É aviltante que o Brasil, nona economia do mundo, tenha 37,5% de sua população sem esgotamento sanitário adequado. São 49 milhões de brasileiros condenados ao subdesenvolvimento e suas consequências na saúde e expectativa de vida.
Vereadores da CAPITAL do DINHEIRO poderão ter uma reeleição garantida para 2025-2028
Você Sabia?
Presidente Lula libera mimos de quaresma
O quinteto da CAPITAL do DINHEIRO tem cerca de 50% dos votos dos eleitores
A CAPITAL do DINHEIRO tem a maior província mineral de céu aberto do mundo, sendo o 3º município em número de eleitores, o 2º em arrecadação no Estado, e o fiel da balança na disputa para o Governo do Estado nas eleições. Como é importante nosso município não é, rsrs.
Pois bem, as eleições está batendo as portas na CAPITAL do DINHEIRO, e para disputar o Trono Sagrado com a oposição em outubro, o grupo político liderado pelo prefeito Darci Lermen em fim de um ciclo está mais forte do nunca.
O grupo político que tem como "Rei" o Darci Lermen tem quatro nomes que juntos e misturados se tornam fortissímos para vencer as eleições de olho no Trono Sagrado. Lembrando que hoje do jeito que está o grupo, o vereador e pré-candidato à prefeito Aurélio Goiano provavelmente seria o novo prefeito da CAPITAL do DINHEIRO.
O quinteto (Darci-Rafael-Braz-KKK e Branco) junto e misturado teria algo em torno de 50% dos votos dos parauapebenses. Essa votação é muito significativa para as pretensões do grupo de continuar no poder.
Essa disputa entre o quarteto faz parte da democracia mas acredito que na hora que o prefeito Darci Lermen e o governador Helder Barbalho bater o martelo no nome escolhido as forças se unirão e partirão com tudo em busca dos indecisos.
Vida que segue...
Estratégia ou erro ?
Frase do dia
Casa de Oráculos dividida na CAPITAL do DINHEIRO
As eleições desse ano na CAPITAL do DINHEIRO promete muitas emoções, e começou cedo com as pré-candidaturas dentro do grupo político do "Rei" Darci Lermen (MDB) em fim de um ciclo.
O grupo político do "Rei" Darci tem o presidente da Casa de Oráculos, Rafael Ribeiro, o deputado federal KKK ambos do MDB, o deputado estadual Braz (PDT) e o Imperador das Máquinas, Branco da White (UB) que sonham dia e noite em comandar o Trono Sagrado no quadriênio 2025 a 2028.
Nesta disputa pelo Trono Sagrado está claro a divisão na Casa de Oráculos, entre os próprios vereadores da base de apoio do grupo político do "Rei" Darci Lermen em fim de mandato.
Hoje, a Casa de Oráculos está assim fatiado como na hora de distribuir o bolo para os ansiosos convidados. Do lado do "Rei" estão 8 vereadores fechados. Já com os deputados Braz e KKK estão 4 fechados. Quem for o escolhido terá que correr atrás dos nobres vereadores, afinal são eles que estão com o povão.
Não consegui identificar um determinado vereador que está na dele aguardando os bons ventos. 2 vereadores são pré-candidatos à prefeito (Rafael Ribeiro e Aurélio Goiano).
Enquanto isso os pré-candidatos, estão aguardando a pesquisa oficial do governador Helder Barbalho, o Rei do Norte, e o apoio do Rei da CAPITAL do DINHEIRO para começar a campanha rumo ao Trono Sagrado.
Vida que segue...
Siga o blog pelo ionstam- professor_alderi
Coalizão em rota de colisão na CAPITAL do DINHEIRO
Você Sabia?
Flamengo de Tite só sofre 7 conclusões no gol em 6 jogos, e nenhum tento
Força Aérea Brasileira está entre as 20 mais poderosas do mundo, aponta novo levantamento
Dsigualdades econômicas e a discriminação NO CARNAVAL 2024
Helder Barbalho de olho em ser o 1 º presidente da República Amazônida
Ó Pará, quanto orgulha ser filho, De um colosso, tão belo, e tão forte; Juncaremos de flores teu trilho, Do Brasil, sentinela do Norte.
O governador Helder Barbalho (MDB) dentro do quadro do partido é o nome mais forte para concorrer, e se tornar o 1 º Presidente da República Amazônida. Está caminhando para isso, pois é notório.
Nas eleições de 2022 foi reeleito com 70.41% dos votos dos paraenses, votos dos bolsonaristas, ou lulistas. Proporcionalmente o governador mais votado do país. Isso consolida como o nome mais forte do MDB para tornar-se Presidente da República num futuro não tão distante.
Antes do Helder Barbalho a população de Tapajós e Carajás queriam a independência mas agora quase não se fala maios nisso. O motivo é que ele vem colocando o Estado maciçamente nessas regiões.
Um Projeto que vem sendo a sensação do momento é a Usinas da Paz, um projeto voltado para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário. ´
As cidades como Belém, Ananindeua e Marituba tem seus indices de criminalidade caindo a cada ano com uma forte atuação das polícias Militar e Civil. Lembrando que o governador aumentou o número de políciais, e os salários dos mesmos para que possam cuidar melhor da população desses municípios. Assim como nos outros municípios paraense.
O governador está tão focando numa gestão perfeita que recentemente vem sendo convidado para ministrar palestras em São Paulo e Brasília para governadores e prefeitos. Hoje é o governador com maior visibilidade no país.
Claro que o Pará precisa melhorar em vários aspectos como educação mas para isso convidou Rosiele para ser o secretário de Educação com a missão de melhorar os indices com qualidade. A saúde precisa ser mais cirurgica, entre outros.
Não é a toa que o chamam de "Rei do Norte".
Vida que segue...
Siga o blog pelo instam - professor_alderi
Frase do dia
Você Sabia?
Prefeito João Campos nevou no carnaval pernambucano
Descanso adiado
Uma vez que a palavra aposentadoria está, digamos, sendo aposentada, a pergunta que atiça minha mente é: qual é a idade certa para fazer a transição de vida? Nos Estados Unidos, o Employee Benefit Research Institute (EBRI), com sede em Washington, roda anualmente uma pesquisa sobre o grau de confiança dos americanos na aposentadoria. Os resultados do ano passado mostram que um em cada três trabalhadores deseja se manter no mercado de trabalho até os 70 anos ou mais. E a principal razão para isso é a desconfiança em sua capacidade de viver confortavelmente até o fim da vida. Por outro lado, apenas um em cada dez quer parar antes dos 60. No Brasil, Cleber Nicolav, superintendente da Inovar Previdência, uma instituição de previdência privada com 30 anos de mercado, começou a notar algo diferente no comportamento dos seus clientes nos últimos anos: pessoas que já poderiam estar se beneficiando da poupança feita ao longo da vida corporativa estão adiando o início da retirada. Na Inovar, os saques mensais podem começar aos 55 anos, mas 10% da sua base de clientes estão quietos, adiando o resgate. "Temos casos de pessoas com mais de 65 que ainda não requisitaram o benefício", diz Nicolav. "Pode ser que estejam acumulando enquanto ainda têm disposição para o trabalho ou pode ser que não estejam precisando desse dinheiro, mas uma coisa é certa: sabem que vão viver mais e que a poupança de agora fará diferença lá na frente."
Trabalhar mais tempo é a chave para garantir o conforto nas últimas décadas de vida, mas o fato é que não existe uma regra única sobre até quando é preciso acumular. Nicolav indica duas perguntas cujas respostas são de foro íntimo de cada pessoa: você se sente financeiramente seguro? A mudança vai ter impacto positivo na sua qualidade de vida? Tomada a decisão de usufruir, há outra questão importante: você quer gastar toda a poupança acumulada enquanto está vivo ou pretende deixar um pé de meia para os descendentes? A resposta vai indicar o percentual mensal do patrimônio que pode ser transformado em renda. No caso da previdência privada, para quem deseja proteger sucessores, Nicolav diz que o percentual mágico de 0,7% garante o sustento pelo resto da vida e ainda deixa o principal para os herdeiros (estimativa sujeita, claro, à situação geral da economia). Por outro lado, se retirar 2,5% do patrimônio todo mês, o saldo acaba em poucos anos. Guardar ou gastar, eis a questão!
Frase do dia
“O cidadão [Bolsonaro] não estava preparado para ganhar ou perder e sair. Não teve nem coragem de me dar posse. Ficou em casa chorando e foi embora para os Estados Unidos. Ele deve, sim, ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Esperemos as investigações”. (Lula)
As profissões com maiores e menores rendimentos do Brasil em 2023
Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego a partir dos dados coletados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou um ranking das profissões com maiores e menores salários do Brasil em 2023. No topo da lista ficou o cargo de diretor de crédito, com o salário médio de R$ 47,7 mil e, no lado oposto, estão os apresentadores de festas populares, com rendimentos de R$ 936,07.
De acordo com o levantamento disponibilizado os diretores de diversas áreas, gerentes de tecnologia, engenheiros e médicos tiveram os maiores salários de contratação no Brasil. Os dados do Caged são coletados das empresas do setor privado com carteira assinada, e não incluem trabalhadores informais.
Prefeita Mariana Chamon com reeleição certa
A prefeita Mariana Chamon (MDB) na última eleição em 2020 obteve 47,8% dos votos que a escolheram como prefeita para o exercício de 2021-2024. Com o apóio incondicional do marido, o deputado estadual Chamonzinho concorreu com três candidatos, deixando todos para trás, entre eles, o então prefeito na época Adonei Aguiar (2016-2020), pasmem, com a máquina nas mãos perdeu as eleições.
Mariana Chamon com a vitória nas eleições de 2020, tornou-se a primeira mulher eleita como prefeita de Curionópolis com 6.277 votos na época a cidade tinha 30 anos de emancipada.
Hoje, a prefeita Mariana Chamon goza de uma popularidade Nunca Antes Visto na "Princesa do Sul do Pará" chegando ao ponto de não ter no momento um concorrente à altura para disputar o Castelo de Grayskull nas eleições de outubro 2024.
A prefeita Mariana Chamon terá como desafios, no seu segundo mandato a geração de empregos e rendas, ao lado de melhorias na saúde e educação para população curionopolense.
Vida que segue...
Siga o blog pelo instam- professor_alderi
Lula sendo Lula
Você Sabia?
Alepe de olho nos passos da governadora Raquel Lyra
Flamengo chega a acordo com Bragantino pela contratação de Léo Ortiz, diz jornalista
A novela entre Flamengo e Léo Ortiz está próxima de um final feliz. O clube rubro-negro, enfim, chegou a um acordo com o Bragantino e encaminhou a contratação do defensor de 28 anos. Agora pequenos detalhes separam o zagueiro de ser o terceiro reforço do time carioca para a temporada. As informações são do jornalista André Hernan.
Léo Ortiz era o principal alvo para o setor defensivo da diretoria rubro-negra. A negociação, que chegou a ficar estagnada em nos primeiros dias de fevereiro, se arrastou por meses e os clubes tiveram dificuldade em chegar a um consenso por um valor de venda. Porém, ao final das principais janelas do futebol europeu, as conversas voltaram e rumaram para um final feliz.
Era um desejo de Léo Ortiz se transferir para o Flamengo. O defensor, inclusive, recusou uma proposta de renovação de contrato em Bragança, abriu mão de sua parte, e fez com que o seu empresário fizesse força nos bastidores para que o Bragantino aceitasse a proposta do Flamengo.
O nome de Léo Ortiz foi um dos primeiros indicados por Tite no Flamengo, e a diretoria rubro-negra desde o primeiro momento se posicionou de que não mediria esforços para atendê-lo. A última proposta do clube carioca girou em torno de 8,5 milhões de euros, mas não se sabe ao certo qual foi o valor do negócio.