Brasil reduz 16,7% das emissões de gases do efeito estufa

O Brasil registrou uma queda histórica nas emissões de gases do efeito estufa em 2024. Segundo dados divulgados na segunda-feira (3) pela rede Observatório do Clima, por meio da 13ª edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o país emitiu 2,145 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente (GtCO2e), 16,7% a menos que em 2023, quando o volume foi de 2,576 GtCO2e. Considerando as emissões líquidas, que descontam a captura de carbono por florestas secundárias e áreas protegidas, a redução chega a 22%.

Segundo o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, o resultado posiciona o Brasil de forma positiva para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que começa em 10 de novembro. “Dificilmente teremos, dentro do G20 ou dos dez maiores emissores, países chegando à COP30 com um número de redução total das suas emissões como o que estamos apresentando agora”, afirmou.

Vida que segue...



Siga o blog pelo insta professor_aldery


Você Sabia?

Dor nas costas, ou lombalgia é um problema que atinge sete em cada dez pessoas ao longo da vida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Recuperação da renda é 1º passo para resolver endividamento das famílias

Após uma melhora em 2023 e 2024, os indicadores de endividamento das famílias brasileiras sinalizam um retorno à trajetória de piora das condições de endividamento. Destaca-se a elevação do comprometimento da renda com o pagamento das dívidas e da inadimplência, afirma Paula Sarno, pós-doutoranda de Economia da UFF, pesquisadora dos grupos de pesquisa Finde–UFF e OSF–IE–UFRJ.

Paula Sarno explica que a solução para esse problema passa primeiramente pela sustentação de uma trajetória de recuperação da renda dessas famílias. Ela fala também sobre o Programa Desenrola e sobre a participação das bets no endividamento das famílias. 

O comprometimento da renda das famílias com o pagamento do serviço das dívidas ultrapassa os 30%, e o comprometimento é maior para as faixas salariais mais baixas. 

Além disso, observou-se uma elevação da inadimplência e um aumento da participação dos créditos de alto custo e menor prazo, que são o que denominamos de créditos rotativos, demonstrando assim que as dívidas contraídas se tornam realmente um peso muito grande no orçamento das famílias, em especial as famílias mais vulneráveis e está associado a uma elevação da fragilidade financeira das famílias.

Vida que segue...


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Você Sabia?

Em 2024, o câncer de próstata matou 48 homens por dia no Brasil, segundo levantamento da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), totalizando 17.587 óbitos naquele ano, mesmo sendo altamente curável se identificado precocemente, segundo especialistas.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Lula inaugura terminal portuário e ampliação de aeroporto em Belém

O presidente Lula (PT) inaugurou hoje o novo terminal do porto de Outeiro, onde ficarão atracados os navios de cruzeiro que servirão de hospedagem aos participantes da Cúpula dos Líderes e da COP30, dois eventos internacionais que acontecem neste mês em Belém. Durante a cúpula climática da ONU, que vai de 10 a 21 de novembro, dois navios de cruzeiro ficarão atracados no novo terminal, reforçando a oferta de hospedagem na cidade. Um serviço de ônibus gratuito ligará a ilha aos locais da COP30 no centro de Belém. SC Seaview e o Costa Diadema, que partiram da Europa e devem chegar a Belém na terça-feira, somam 3.882 cabines e uma capacidade estimada para 9 mil pessoas.

Durante a visita a Belém, Lula, acompanhado de ministros, também inaugurou as obras de ampliação e modernização do aeroporto da capital paraense, que passou por uma reforma de R$ 450 milhões para receber um volume adicional de visitantes durante os eventos.

Vida que segue...


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Popular Posts