Pé-de-Meia: MEC dá meias para parlamentares enaltecendo programa
Minutos Finanças _ Como sair do vermelho mais rápido
Pix por aproximação começa a funcionar esta semana
O Pix por aproximação deve ser disponibilizado a partir de sexta-feira, 28, para os brasileiros, conforme regulação do Banco Central (BC). A nova funcionalidade vai permitir que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Segundo o BC, será possível fazer o Pix por aproximação utilizando o aplicativo do seu banco ou uma carteira digital. Neste último caso, o usuário deve adicionar a conta bancária à carteira digital compatível. No momento do pagamento, basta aproximar o celular da máquina de pagamento que aceita transações por NFC.
A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code. Atualmente, o comerciante gera um código e o cliente precisa entrar no aplicativo do banco, ir até a área de Pix, selecionar a opção de "QR Code", ler o código e aceitar a transação.
Como ativar?
Para ativar o Pix por aproximação é necessário verificar se o banco ou instituição financeira oferece essa modalidade de pagamento. Em seguida, o cliente deve acessar o aplicativo do banco e procurar pela opção de ativação do Pix por aproximação. Após a ativação, o usuário precisa vincular a conta bancária à carteira, assim como é feito com cartões de crédito.
Siga o blog pelo instan professor Aldery
Pedro é liberado pelo departamento médico para iniciar transição física no Flamengo
Comer pesa cada vez mais no bolso: famílias mais pobres já gastam 22% da renda com alimentação
Não é só agora em 2025 que os preços dos alimentos têm assustado os brasileiros. Secas e enchentes mais frequentes, pandemia, guerra na Ucrânia e alta do dólar fizeram com que as compras do supermercado ficassem bem mais caras nos últimos anos.
Com isso, o peso dos gastos com alimentação no orçamento das famílias brasileiras aumentou de forma significativa, fazendo com que qualquer alta no preço desses itens agora seja percebida de forma bem mais intensa pelos consumidores, sobretudo os mais pobres.
Estudo do economista André Braz, coordenador de Índices de Preços da FGV, mostra que os alimentos já consomem 22,61% do orçamento das famílias de renda mais baixa (de 1 a 1,5 salário mínimo).
Em janeiro de 2018, essa proporção era significativamente menor: 18,44%. Esse avanço se deu mesmo com a retomada da política de aumento do salário mínimo (atualmente em R$ 1.518) acima da inflação em 2023.
— Como é um consumo de itens básicos, você pode até substituir itens da alimentação, mas não deixa de comprar. A despesa vai comprometendo parte cada vez maior do orçamento — explica Braz.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Torcida pela morte do papa Francisco nas redes mostra escalada do ódio
Não irei citar o nome dos santos, apenas trazer trechos dos seus milagres, para não acender vela para quem não merece: "Vou festejar muito o dia em que esse papa for para o inferno", "papa comunista tem que morrer", "todo sofrimento do mundo é pouco para essa desgraça", "espero que morra agonizando", "nunca foi papa, foi um vagabundo comunista que adora terrorista", "logo este papa comunista vagabundo sem vergonha que cagou no trono de Pedro vai comer capim pela raiz", "vou rezar para que ele morra logo"
O comportamento desse naco violento conseguiu juntar políticos e influenciadores da esquerda à extrema direita, que alertam que, independentemente de se concordar ou não com as posições de Francisco, não é admissível alguém que se intitula cristão e, especificamente, católico, torça pela morte de alguém, ainda mais um líder religioso conhecido por pregar a solidariedade.
A acusação de "comunista" não é novidade. Ele mesmo tratou do assunto em uma entrevista ao canal C5N, da TV argentina, em 2023: "Padre, você é comunista? Minha carta de identidade é Mateus 25. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu não era comunista. Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estive nu e me vestisse. Essa é a regra de conduta".
Isso me lembra de uma citação atribuída ao já falecido Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, que lutou contra a ditadura e esteve sempre ao lado dos mais pobres: "Se falo dos famintos, todos me chamam de cristão, mas se falo das causas da fome, me chamam de comunista"
Siga o blog pleo insta professor Aldery
Santa Cruz vive sequência de vitórias que não conquistava há quase cinco anos
O Santa Cruz vive um grande momento no Campeonato Pernambucano 2025. Com a vitória sobre o Central por 2 a 1 no Arruda, no último domingo, o Tricolor chegou a uma sequência de quatro triunfos consecutivos na temporada, um feito que não alcançava desde 2020.
A série atual começou no dia 28 de janeiro, com um triunfo por 1 a 0 sobre o Retrô. Depois, veio a vitória no Clássico das Multidões contra o Sport, por 1 a 0, em 1º de fevereiro. O Santa manteve o embalo goleando o Jaguar por 4 a 0, no dia 7, e fechou a sequência vitoriosa diante do Central.
Neste sábado, o Tricolor vai tentar ampliar a sequência, diante do Maguary, às 16h30, em Bonito. Em jogo, está o primeiro lugar ao fim da primeira fase do Pernambucano - o Santa Cruz precisa somente do empate.
Se mantiver o bom desempenho, o Santa Cruz pode sonhar em repetir um feito ainda mais expressivo daquele mesmo ano. Em 2020, o Tricolor chegou a uma série de sete vitórias consecutivas na Série C, vencendo times como Paysandu, Ferroviário, Treze, Botafogo-PB, Imperatriz, Vila Nova e Remo.
Se na sequência de quatro vitórias do início daquela temporada o técnico do Santa Cruz era o mesmo Itamar Schülle que hoje está à frente do time, na série maior o treinador já era outro. Marcelo Martelotte assumiu a equipe para o Brasileiro e fez uma excelente campanha na primeira fase. O Tricolor terminou como líder, mas falhou na hora decisiva, ficando sem o acesso no quadrangular da segunda fase.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Phil Collins diz que doença lhe tirou vontade de fazer música: 'Afundando'
Lula: Se alguém pensa como o aloprado que planejou me matar, se prepare: Lulinha está melhor aos 79
"Ontem, fui fazer um check-up. Foram 5h30 dentro do hospital. Fiz tudo que um ser humano tem que fazer. Exame de tudo: da cabeça, do coração e tudo que possa imaginar", contou o presidente em evento de assinatura da concessão de Terminal do Porto de Itaguaí (RJ) nesta sexta-feira, 21. "Quando eu terminei os exames, às 23h30, os médicos falaram: 'Lulinha, você tem 70 [anos], com saúde de 30 e com vontade política de 20'", completou.
"Se alguém pensava como o aloprado, que fez um plano para me matar, se alguém pensava que eu ia parar de fazer política por causa da cabeça, eu quero dizer: se preparem que o Lulinha está melhor aos 79 [anos] do que quando tinha 50?, disse. Segundo ele, a partir de agora, "quem quiser disputar comigo, tem que ir para a rua, me enfrentar na rua".
A fala de Lula em referência a Bolsonaro ocorre dias depois de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciar o ex-presidente e outras 33 pessoas no inquérito do golpe. Após analisar as provas reunidas pela Polícia Federal (PF), que indiciou Bolsonaro, Gonet concluiu que o ex-mandatário não apenas tinha conhecimento do plano golpista, como liderou as articulações para dar um golpe de Estado. Se for condenado, o ex-presidente pode pegar mais de 43 anos de prisão.
"A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o General Braga Neto. Ambos aceitaram, estimularam, e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e independência dos poderes e do Estado de Direito democrático", diz um trecho da denúncia.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
A um passo da eternidade (governo e sindicato)
Minuto Finanças _ O ano para começar a poupar e investir
2º Separe 10%da sua renda: faça disso um compromisso mensal.
3º Elimine gastos supérfluos: analise suas despesas e corte excessos.
4º Automatize sua poupança: use apps ou bancos para transferências automáticos.
5º Invista o que poupou: faça o dinheiro trabalhar para você nesse ano de 2025.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Saúde mental: cuidadores abrem mão da própria vida em prol do outro
Ser um lugar seguro para aqueles que não têm onde repousar é uma função que requer muitos sacrifícios. Abdicar das noites que poderiam ser aproveitadas para o descanso, renunciar o próprio tempo em prol de uma causa maior. Sentir estresse, medo, angústia e apatia. Cuidar de alguém, tanto profissionalmente quanto informalmente, é saber que há obstáculos a serem superados. Driblar as emoções negativas e buscar equilíbrio psicológico é fundamental para que a vida não se perca entre tantos desafios.
Trabalhar como cuidador exige um talento raríssimo, que muitos não encontram em qualquer canto. Estar presente, dar banho, lavar o cabelo, alimentar e — em alguns casos — amar. Porque é assim mesmo, de repente, ainda que não seja um ente querido, você desenvolve um sentimento especial ao cuidar de outro ser humano. As histórias se conectam e os fios invisíveis da vida aparecem. No entanto, em um movimento quase disruptivo da própria jornada, é fácil se esquecer sobre autocuidado quando se olha mais para o lado do que para dentro.
Os profissionais precisaram se tornar uma espécie de suporte emocional de seus pacientes. Nacionalmente, 91% dos cuidadores brasileiros afirmam que colocaram as necessidades das pessoas que cuidam acima de suas necessidades pessoais.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Você Sabia?
A Pesquisa Estatística do Registro Civil do IBGE mostra esse aumento de dados mostra que em 2022, foram 420 mil divórcios concluídos (entre judiciais e extrajudiciais) — destes, 23% envolviam homens com mais de 50 anos e 31% com mulheres acima dessa idade.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Divórcio cinza
E não está sozinha: Maria é uma entre milhares de brasileiros e brasileiras que se divorciaram já na terceira idade, no que foi apelidado de "divórcio cinza". "São pessoas que esperaram os filhos crescerem para tomar essa decisão; há outras que aposentaram e descobriram, com mais tempo de convivência em casa, que não combinavam mais; pessoas que a vida financeira não permitia que levassem uma vida de qualidade separados antes", aponta a advogada Mérces da Silva Nunes, do escritório Silva & Nunes, que viu o número de casos de divórcio de pessoas com mais de 50 anos crescer em seu trabalho.
A Pesquisa Estatística do Registro Civil do IBGE mostra esse aumento de dados. Somente em 2022, dados mais recentes disponíveis, foram no total 420 mil divórcios concluídos (entre judiciais e extrajudiciais) — destes, 23% envolviam homens com mais de 50 anos e 31% com mulheres acima dessa idade.
Vida que segue...
*O nome foi alterado para preservar a identidade da aposentada.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Xandão público
E o Xandão não deu trela para os argumentos dos novos advogados de Bolsonaro que disseram que não tiveram acesso integral ao inquérito da tentativa de golpe de Estado.
Xandão disse que eles tiveram acesso sim e ainda lembrou que todo mundo tem acesso porque está tudo público.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Você Sabia?
Uma pesquisa de 2023 da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) apontou que 70% das mulheres em tratamento oncológico passam pelo término de uma relação amorosa, ou seja, sete em cada 10 mulheres são impactadas pelo abandono quando descobrem um câncer.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
A CAPITAL do DINHEIRO teve o 10ª aeroporto mais movimentado na Região Norte
O Aeroporto de Carajás cravado na Floresta Amazônica foi construído pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), hoje VALE, em 1981, ou seja, há 44 anos, oferecendo os serviços aeroportuários, também fornece outros, o que chama atenção de outras regiões, atraindo investimentos e, consequentemente, aumento da economia local. Logo, aeroporto de Parauapebas é considerado o décimo mais influente da região Norte, tal fato demonstra a importância do aeroporto para o progresso econômico e social da região.
Em 2024, o aeroporto da CAPITAL do DINHEIRO, esteve entre os 10 mais movimentados da Região Norte com 192.875 mil passageiros, segundo dados da ANAC.
Vida que segue.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
PVC - Flamengo do estadual controla e não aniquila como pode
Wesley segue usando o corredor direito do Maracanã como se fosse a varanda de sua casa, Plata joga bem como meia centralizado ou na ponta, Varela vai à linha de fundo e dá passe para gol
Tudo à perfeição, num clássico contra o Vasco transformado em ataque contra defesa a partir do primeiro minuto.
E, no entanto, 2x0 só.
Não está aqui embutida nenhuma crítica, porque o Flamengo é o único time do Brasil a demonstrar tamanha superioridade. Nem o Bahia, invicto depois de onze partidas mas que empatou o Ba-Vi e com o Juazeirense, impõe tanto controle a seus adversários.
Nem o Corinthians, melhor time do Paulista, que perdeu do São Paulo e empatou com o Palmeiras jogando menos.
Flamengo se impõe de modo tão categórico, não sofre gols em clássicos, mas empata com o Fluminense, vence o Botafogo por 1x0 e faz 2x0 no Vasco, quando parecia poder goleá-lo.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Lula entre a cruz e a espada
Minuto Finanças - Erros que sabotam o seu dinheiro
Então, vamos aos cinco erros que sabotam o seu dinheiro,
1º Pagar o mínimo do cartão de crédito.
2º Investir sem entender o mercado financeiro.
3º Não ter uma reserva de emergência pronta.
4º Fazer compras por impulso.
5º Deixar dinheiro parado na conta corrente.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Léo Ortiz, o grande acerto de Filipe Luís e o gigantesco equívoco de Tite
Beatriz Ramos, com seu sonho que pode torna-se realidade
Lula de olho nas eleições de 2026 dá aval à PEC do parcelamento de dívidas
Lula apelou para o diálogo com todo o espectro político, voltando a dizer que não deixará de atender a demandas da oposição. "Nenhum prefeito e nenhuma prefeita será discriminado por não ser do meu partido, porque falou mal do meu ministro. Todos foram eleitos pelo povo", discursou.
O chefe do Executivo levou ao palanque todos os seus 38 ministros e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além dos presidentes das três grandes entidades municipalistas.
Para agradar aos prefeitos, o governo federal sinalizou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que permite o parcelamento das dívidas dos municípios.
O texto foi defendido pelos presidentes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP), Edvaldo Nogueira; e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi.
Por sua vez, Hugo Motta anunciou que vai criar a comissão especial para tratar da PEC. A matéria, já aprovada pelos senadores, permite o parcelamento especial das dívidas, além de um novo modelo de pagamento de precatórios pelas prefeituras.
Siga o b log pelo insta professor Aldery
Frase do Dia
Siga o blog pelo insta professor Aldery
A eterna dívida pública
Fim de uma era
Luz. Câmara. Ação.
No dia 25 de junho de 1988, foi oficializada a criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), formado por um grupo de dissidentes do PMDB, liderado pelo senador Mário Covas, pelo ex-governador de São Paulo Franco Montoro e pelo então senador Fernando Henrique Cardoso que mais tarde viria a ser presidente do Brasil.
O PSDB e Fernando Henrique Cardoso chegaram ao auge do poder no período de 1995 até 2003, em dois mandatos consecutivos. O seu projeto piloto foi o Plano Real.
Passados 23 anos, o PSDB agoniza e caminha para um enterro de indigente. Não se pode dizer que fará falta porque, insepulto, perdeu qualquer relevância.
Quem hoje reclama da polarização política na verdade expressa essa certa saudade do PSDB. Elitistas e moderador, os tucanos foram a oportunidade perdida de uma social-democracia brasileira;
Hoje, o partido tem dois governadores, Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul e Raquel Lyra, em Pernambuco. Elegeu 13 deputados federais e um senador, mas nesse ano de 2025, conseguiu mais dois senadores Styvenson Valentim (RN) e Oriovisto Guimarães (PR) .
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Brasileiro trabalha mais horas e produz menos que empregados de países ricos, mostra estudo
Filipe Luís, um sopro de esperança no futebol brasileiro
Por falar em Bolsonaro
Pessoas mentalmente fortes seguem estes três hábitos. Os espartanos já faziam isso há 2500 anos
O que se escrever quando se lê cada vez menos?
(Tenório, A menina do olho verde, p. 50)
Se você o lê, não faz parte dos 6,7 milhões de brasileiros e brasileiras que deixaram de ler nos últimos quatro anos, ou dos 53% de pessoas nascidas no país que não leem ao menos um livro ou trecho de livro por mês, segundo alerta o Instituto Pró-Livro na recente pesquisa sobre a leitura no Brasil.
E a leitura, quer seja o livro impresso – o meu preferido –, quer seja o livro digital sempre foi a minha companheira de todas as horas. Alimenta a alma, afasta a depressão, nos acompanha nos momentos solitários, aqueles em que o ser humano precisa se encontrar com sua essência para se conhecer mais e melhor e poder acrescentar na vida de outras pessoas.
Mas não me assombro com essa estatística, pois vejo cada vez mais as pessoas fugindo de si mesmas e de suas profundidades. Os seres sapiens contemporâneos se alimentam somente do que lhes causem prazer imediato, não mexa em feridas antigas, não mergulhe nos traumas que não desejam evocar, e analisar, e até mesmo curar, por ser um processo longo e doloroso. E tanto a leitura, quanto a escrita, quanto as terapias psicanalíticas nos proporcionam esse mergulho em si para poder voltar à tona de maneira maior e melhor.
Recentemente voltei a ler 21 lições para o século 21, do escritor e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Yuval Noah Harari. Ele afirma que precisamos nos reinventar constantemente para sobrevivermos no mercado de trabalho do futuro. E como faremos isso, brasileiras e brasileiros, se não lermos mais e melhor? E vou além: como dar sentido às nossas vidas se não mergulharmos em nós mesmos através da leitura, da escrita, do conhecimento próprio?
Patricia Gonçalves Tenório
Escritora
Minuto Finanças _ Sinais de que você sempre "será um liso"
@ Sua única fonte de renda é o seu salário.
@ Você caiu no conto da felicidade pelo consumo.
@ Você se enche de bens que te obrigam a trabalhar mais.
@ Você gasta tudo que ganha.
@ Você coloca a culpa no governo e nos impostos.
@ Você acredita que quem tem dinheiro teve sorte na vida.
Siga o blog pelo insta professor Aldery