Ao final da oitava rodada do Carioca, o Flamengo sofreu um gol no Carioca, sendo que o tento ocorreu com os times reservas. Não houve tento concedido nas seis partidas treinadas por Tite. Uma consequência de apenas sete conclusões sofridas na direção da meta rubro-negra. Isso se repetiu diante do Bangu.
Os números mostram que o time de Tite tem evoluído no aspecto defensivo enquanto ainda tenta se encontrar ofensivamente. É verdade que foram seis gols nos últimos dois jogos. Mas é na forma de evitar ataques rivais que há um destaque.
Uma declaração de Tite, após a partida contra o Botafogo, mostra sua preocupação:…
O Flamengo perdeu muito ano passado. Talvez desde 2015 não tinha perdido tanto. Coloquei para os atletas que legal nós, de 12 do ano passado, ganhar sete. Mas perder quatro é muito para Flamengo. Estou falando do meu trabalho. Não dá para perder quatro de 12. Tem que vencer, sim, mas perder menos. Isso é uma equipe equilibrada.
É uma característica do treinador começar a montagem de seus times pelo aspecto defensivo. Talvez a principal melhora seja a pressão pós-perda de bola, isto é, retomar com a marcação na frente.
Na Copa-2022, a seleção de Tite, que teve suas falhas, foi apontada como a mais eficiente na retomada de bola, em estatística da Fifa.
Além disso, é possível perceber alguns comportamentos como Gerson mais preso, Ayrton Lucas como armador. Varela tem tido prioridade sobre Wesley, e só ultrapassa para cruzamentos na boa.
Diante do Bangu, o Flamengo só sofreu uma finalização em gol. No clássico, o Botafogo, que era o melhor contra-ataque do Brasileiro-2023, foi apenas uma conclusão na direção na meta, sendo quatro no total. O Vasco foi o time que mais ameaçou com dois arremates na direção do gol rubro-negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário