Cabrobó fica fora do pódio no ranking do Previne Brasil

De acordo com os resultados do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede os indicadores relativos aos serviços da Atenção Básica dos municípios a cada quatro trimestre, infelizmente o desempenho da "Terra da manga" não foi das melhores.

No último quadrimestre Cabrobó ficou fora do pódio com a 4ª colocação perdendo para municípios como, Dormentes (1º), Afrânio (2º), Santa Maria da Boa Vista (3º). Quando comparado a outros municípios brasileiros, o fiasco aumenta, pois prova que o prefeito não prioriza a saúde básica como deveria.

O blogger vem alertando que a saúde na cidade está deixado a desejar, mas o prefeito nada tem feito nada para melhorar o desempenho da saúde que está na UTI com os aparelhos ligados.    

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

São avaliados sete indicadores, são eles: a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças com um ano vacinadas na APS para Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite Inativada; proporção de pessoa com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no quadrimestre e a proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no quadrimestre.

Vida que segue...



Siga o blog no Instam _alderi,goncalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts