Cultura, o Folego de UM POVO!

No decorrer da minha Militância aprendi que cultura é tudo aquilo que fazemos para nossa sobrevivência.
Partindo desse princípio, eu me questiono quais tem sido nossas práticas Culturais?
Até que ponto temos construído uma cultura de sobrevivência, não só do ponto de vista imediatista ou oportunista, mas embasada em pilares Culturais que de fato tenha nos edificado?
Eu falo de uma cultura que gere alegria, que aponte para o Horizonte da família ou mesmo do indivíduo. Que alimente positivamente um POVO.
Estou querendo provocar a pensarmos, na cultura da leitura, por exemplo, a nossa geração ler muito pouco. Problematiza timidamente.
Meditamos muito pouco, é preciso que façamos a autocrítica do que somos, até mesmo onde podemos melhorar no sentido de avançar. De propor.
Para além do exercício físico que tem se tornado uma prática cultural na vida de muita gente.
A cultura de cuidar da mente, de fato deve se tornar um eixo da saúde pública. A ansiedade, a depressão e tantas outras doenças do corpo e da mente humana precisam ser conhecidas principalmente nas suas raízes.
Até parece utopia o que estou problematizando. Mas, na verdade, a ideia é também nos conduzir para um ambiente que nos ajude a viver com um modelo cultural que contribua para o bem-estar de toda uma coletividade.
A cultura da amizade, a cultura do perdão, a cultura da compaixão. É isso que precisamos cultivar como boas práticas Culturais.
Concluímos que Cultura é também cuidarmos do corpo, mente e coração.
Fazendo assim, logo vamos ter Mais facilidade para perdoar, Amar e viver MAIS!

Pr. Guedison Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts