O deputado federal bolsonarista Éder Mauro (PL-PA) direcionou uma considerável fatia de emendas parlamentares à pequena cidade paraense de Bujaru, local onde adquiriu em 2020 uma fazenda com área declarada equivalente a 335 campos de futebol.
Apesar de a votação na cidade ser irrisória na comparação com o total que obteve no estado do Pará —1,2% em 2014, 0,3% em 2018 e 0,4% em 2022—, Mauro comandou o empenho de ao menos R$ 5 milhões de verbas federais à cidade desde 2016.
Em junho de 2020 o parlamentar adquiriu na zona rural da pequena cidade a fazenda “Benção Divinal”, cuja negociação anterior está envolta em suspeitas —investigação da Polícia Civil apontou possível falsificação de documentos na negociação anterior à de Mauro, o que incluiu assinatura de uma idosa que havia morrido 15 anos antes.
De acordo com o Portal da Transparência do governo federal, Éder Mauro direcionou ainda o empenho —fase orçamentária que significa o compromisso de gasto— de outros R$ 3,9 milhões em emendas individuais a Bujaru, para ações em saúde, infraestrutura urbana e turismo.
Isso a colocou como a 13ª cidade paraense mais beneficiada por suas emendas —apesar de ser a 90ª em habitantes, no estado.
Em Belém, ele tem como principais adversários na corrida eleitoral, por ora, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), e Igor Normando (MDB), ex-secretário estadual, candidato do governador Helder Barbalho (MDB).
Vida que segue...
Nenhum comentário:
Postar um comentário