Fim de uma era

Luz. Câmara. Ação. 

No dia 25 de junho de 1988, foi oficializada a criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), formado por um grupo de dissidentes do PMDB, liderado pelo senador Mário Covas, pelo ex-governador de São Paulo Franco Montoro e pelo então senador Fernando Henrique Cardoso que mais tarde viria a ser presidente do Brasil.

O PSDB e Fernando Henrique Cardoso chegaram ao auge do poder no período de 1995 até 2003, em dois mandatos consecutivos. O seu projeto piloto foi o Plano Real.

Passados 23 anos, o PSDB agoniza e caminha para um enterro de indigente. Não se pode dizer que fará falta porque, insepulto, perdeu qualquer relevância.

Quem hoje reclama da polarização política na verdade expressa essa certa saudade do PSDB. Elitistas e moderador, os tucanos foram a oportunidade perdida de uma social-democracia brasileira;

Hoje, o partido tem dois governadores, Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul e Raquel Lyra, em Pernambuco. Elegeu 13 deputados federais e um senador, mas nesse ano de 2025, conseguiu mais dois senadores Styvenson Valentim (RN) e Oriovisto Guimarães (PR) .

Vida que segue...



Siga o blog pelo insta professor Aldery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts