Rever o passado pode nos ajudar a aprender com ele, tanto com os erros que cometemos quanto com as coisas que outros fizeram bem ao longo da história. E é exatamente isso que faremos com os espartanos hoje. Você deve conhecer o filme '300', que conta a história da Batalha das Termópilas entre espartanos e persas.
Não é sobre essa adaptação cinematográfica de Zack Snyder, da história em quadrinhos de mesmo nome, de Frank Miller, que vamos falar hoje, mas sim sobre a força mental que os espartanos sempre demonstraram.
Podemos adaptar algumas das regras da Antiga Esparta à vida moderna e, assim, aumentar nossa força e resiliência, vamos lá:
1 - Mantenha o foco no presente
Os espartanos valorizavam o "aqui e agora" e aceitavam as dificuldades como parte da vida. Eles eram conhecidos por seu pragmatismo e seu foco vital na resolução de problemas imediatos.
2 - Procure desconforto
A superioridade dos espartanos no campo de batalha se baseava em duas coisas: engano e disciplina. O agoge espartano, um treinamento extremo durante a criação dos filhos, era pura disciplina.
3 - Cultive uma mentalidade de crescimento
Os espartanos viam desafios e adversidades como oportunidades para crescer e melhorar. É por isso que eles treinavam constantemente, para melhorar.
Eles sabiam que os erros faziam parte do processo de aprendizagem, o que agora é conhecido na psicologia como mentalidade de crescimento.
Siga o blog pelo insta professor Aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário