Metodologias Ativas são discutidas na reunião pedagógica no CEPEJA

Não podemos ensinar a outra pessoa diretamente; só podemos facilitar sua aprendizagem. _ Carl Rogers
Uma equipe bem alinhada não existe por milagre. Ela é resultado de boas reuniões pedagógicas sobre o andamento do processo de ensino na escola realizadas durante o ano letivo entre a equipe gestora (direção, vice-direção e coordenação pedagógica) e o corpo docente. E os benefícios desses encontros são muitos.

A reunião ministrada pela coordenadora pedagógica Hild Paula com os professores foi dedicada à apresentação e reflexões sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, um método cada vez mais reconhecido em instituições do mundo todo como alternativa para tirar o aluno da passividade e torná-lo protagonista no processo de aprendizagem.

Partindo da certeza de que no mundo atual não há lugar para a manutenção do modelo tradicional das aulas expositivas como único recurso em sala de aula, promover a mudança em direção a uma nova dinâmica exige convicção, preparo e engajamento.

Como diz aquela famosa frase atribuída a Buda, “toda grande caminhada começa com um simples passo”.

Um dos grandes precursores em defesa das metodologias ativas de ensino foi William Glasser, que desenvolveu a pirâmide de aprendizagem. 

Vida que segue...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts