Cidade mais lulista lutou por título e ganhou bombom dos mais bolsonaristas

Enquanto o Brasil inteiro se concentrava na disputa voto a voto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o município de Guaribas, no interior do Piauí, tinha uma aflição a mais no último domingo: seus habitantes não queriam perder o posto de cidade mais lulista do país. 

Nas ruas e nas redes, eles "disputavam" com municípios da região para ver quem pintava de vermelho mais forte o mapa do Brasil. Com diferença de apenas 0,75 ponto percentual para uma cidade vizinha, Guaribas saiu vitoriosa.

"O título é nosso. Conseguimos de novo", dizia a dona de casa Eldiene Maia, de 37 anos, sobre o primeiro lugar na lista das cidades brasileiras com maior taxa de votação para Lula. Em Guaribas, 93,86% dos 3,1 mil eleitores apertaram o 13 na eleição —o maior percentual do país. 

Nenhuma cidade do Piauí deu vitória a Bolsonaro. Na média nacional, Lula teve 50,9% dos votos.

Disputa com Fartura. No primeiro turno, Guaribas já era a primeira colocada entre as mais lulistas. Na eleição de 2018, também havia conseguido o posto. A meta era só manter o pódio, mas as "ameaças" vinham de perto e de longe. O município de Fartura do Piauí, a 144 km dali, estava na cola pelo troféu. 

"A gente falava: 'Não vamos deixar Fartura tomar nosso título, não'. Estávamos de olho nela e nas cidades de Pernambuco", brinca Eldiene, que saiu para votar no último domingo com um chapéu de cangaceira, uma toalha de Lula pendurada nos ombros e os óculos em formato de estrela vermelha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts